De quem é a obrigação de ter troco?

O troco, assim como a emissão de nota fiscal, é obrigação legal de todo fornecedor de produtos e serviços.
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Quem é obrigado a ter troco?

A legislação brasileira é clara ao determinar que é obrigação do estabelecimento comercial fornecer o troco ao cliente, caso este pague por um produto ou serviço com uma quantia superior ao valor da compra. A não realização dessa prática pode acarretar penalidades para o estabelecimento.
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O que diz a lei do consumidor sobre troco?

“Ofertar qualquer produto no lugar do troco é prática ilegal.
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Pode se recusar a vender por falta de troco?

Pode recusar dinheiro por falta de troco? A lei afirma que a empresa não pode recusar vender o produto pela falta de troco. Fazer isso é considerado como prática abusiva ao consumidor. E, deste modo, acaba sendo passível de processo por danos morais, principalmente em casos de constrangimento.
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O que fazer se o estabelecimento não tem troco?

A precificação de um produto pode ser modificada, desde que seja por um valor inferior. “È obrigação ter troco, se isso não acontecer o consumidor pode fazer uma reclamação no Procon” afirma Diretora do Procon/PA Dra Eliana Uchôa se referindo a essa prática ilegal.
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O que diz o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 39, inciso IX, considera como prática abusiva e proíbe expressamente a conduta do fornecedor que se recusa a vender bens ou prestar serviços ao consumidor que se disponha a adquiri-lo mediante pronto pagamento.
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É obrigado a dar 1 centavo de troco?

Uma prática bem comum, principalmente nas mercearias, padarias e lanchonetes, é a devolução do troco em forma de balas ou chicletes, que nesse caso, o consumidor não é obrigado a aceitar os produtos oferecidos, pois esses produtos não substituem o dinheiro. O consumidor não é obrigado a aceitá-los.
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É crime se negar a vender?

A conduta conhecida como “ChildFree”, viola o artigo 39, IX do Código de Defesa do Consumidor - CDC, que considera como prática abusiva a recusa de venda ou prestação de serviços a quem se dispôs a comprá-los.
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Pode se recusar a atender cliente?

Empresas não podem se negar a prestar serviços solicitados pelo consumidor. Este é o entendimento da 3ª Turma Recursal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, com base no Código de Defesa do Consumidor, artigo 39.
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Quando uma empresa pode se negar a vender para um cliente?

Quando uma empresa pode se negar a vender para um cliente? Nenhuma empresa pode discriminar um consumidor, uma prática abusiva segundo o Código de Defesa do Consumidor, além de ser passível de multa e outras punições.
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Pode exigir troco máximo?

Isso está errado. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, impor a substituição do troco por mercadorias, como a famosa “balinha”, é uma prática abusiva, assim como arredondar o valor do produto para cima ou se negar a devolver a diferença em dinheiro para o consumidor.
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Pode pagar passagem com 100 reais?

Muitas empresas de ônibus têm adotado a prática de limitar o valor do troco em R$20,00 e impedido que passageiros que possuam valores altos como R$50,00 e R$100,00 para pagar pelo serviço permaneçam no transporte público.
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Qual o valor máximo para troco?

- Lei do Troco: o cliente não fica obrigado ao pagamento da passagem quando não lhe for fornecido o troco devido, desde que o valor dado em pagamento não exceda a 20 vezes o preço da tarifa (Lei nº 6.075/88).
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Como pedir troco para o cliente?

A primeira dica é garantir que a sua política seja favorável ao cliente, ou seja, que ele nunca saia no prejuízo. Na prática, o colaborador deve arredondar o valor para cima quando não tiver o troco de dinheiro exato, ou oferecer algum benefício em troca. Um desconto na próxima compra ou um brinde são bons exemplos.
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Como conseguir troco?

Pensando nisso, separamos aqui algumas opções de como conseguir moedas para troco:
  1. Ações com Clientes. ...
  2. Trocar Dinheiro com Vizinhos. ...
  3. Bancos para Conseguir Moedas. ...
  4. Serviço de Custódia para Compra de Moedas. ...
  5. Equipamento Coletor de Moedas. ...
  6. Troco no CPF: você não precisa de moedas.
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O que diz o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos. Art.
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Como vc pode usar o direito de recusa?

O Direito de Recusa ao Trabalho é um direito que o trabalhador tem para interromper ou recusar um trabalho, quando estiver exposto à uma situação de grave e iminente risco que esteja colocando a sua vida e a de outros trabalhadores ou pessoas em perigo.
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O que fazer quando o cliente te humilha?

pode realizar um Boletim de Ocorrência pelo crime de injúria. Nesse caso, será importante ter consigo os dados das pessoas que presenciaram o fato. Nessa hipótese, além de responder um processo criminal, o Sr. poderá promover uma ação de indenização por danos morais em face de tal pessoa.
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O que um vendedor nunca pode fazer?

Dentre eles, destacamos:
  1. Falar mais do que ouvir.
  2. Tentar acelerar uma venda.
  3. Vender apenas pela comissão.
  4. Demonstrar ansiedade para fechar uma venda.
  5. Desistir da venda antes da hora.
  6. Insistir na venda após o “não”
  7. Continuar vendendo mesmo após o cliente já ter dito “sim”
  8. Não conhecer o produto, o mercado e o cliente.
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O que um vendedor não pode ser?

Falar demais

Entre erros comuns de vendedores é falar demais e acabarem sendo taxados como chatos e, muitas vezes, invasivos. Além de saber ouvir, é preciso conseguir identificar o momento certo para falar e dar continuidade à negociação. Saber se relacionar com seus clientes é a chave para obter mais vendas!
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O que diz no artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor?

Art. 42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça. Parágrafo único.
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Como funciona o troco no supermercado?

Assim, por exemplo, se o valor da compra deu R$ 9,98 e o cliente pagou com uma nota de R$ 10,00 mas o supermercado não tem 2 centavos para dar troco, o caixa deve arredondar para 9,95 e, se ainda não tiver como devolver o troco, o valor deve ser arredondado para R$ 9,00 e assim até que o caixa tenha como lhe dar o ...
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Porque 1 99 e não 2 00?

É uma das técnicas amplamente usadas na precificação de produtos porque o famoso 0,99 causa a impressão de que o valor estipulado é mais barato. Embora seja uma diferença ínfima, um cliente pode se sentir mais atraído por um produto a R$49,99, por exemplo, do que pelo preço cheio de R$ 50,00.
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Quais são os 7 direitos básicos do consumidor?

Direitos Fundamentais do Consumidor
  • Direito à segurança. Garantia contra produtos ou serviços que possam ser nocivos à vida ou à saúde.
  • Direito à escolha. ...
  • Direito à informação. ...
  • Direito à ser ouvido. ...
  • Direito à indenização. ...
  • Direito à educação para o consumo. ...
  • Direito a um meio ambiente saudável.
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O que diz o artigo 40 do Código do consumidor?

Art. 40. O fornecedor de serviço será obrigado a entregar ao consumidor orçamento prévio discriminando o valor da mão-de-obra, dos materiais e equipamentos a serem empregados, as condições de pagamento, bem como as datas de início e término dos serviços.
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