De quem é a obrigação do PEI?

As escolas têm a responsabilidade de elaborar e implementar o PEI, assegurando que cada aluno receba a atenção e os recursos necessários para seu pleno desenvolvimento acadêmico e social.
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Quem é responsável pelo PEI na escola?

O Plano Educacional Individualizado, mais conhecido pela sigla PEI, é um documento elaborado pelo professor a partir de uma avaliação de um aluno com necessidade educacional específica.
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Quem deve realizar o PEI?

§7° A elaboração do PEI deverá ser feita por equipe multidisciplinar de atendimento especializado, devidamente habilitada e qualificada, com base em protocolos cientificamente validados, com a participação do educando, sempre que possível, e de seus pais ou responsáveis.
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Quem deve fazer o PEI da criança autista?

No contexto do TEA, o PEI deve ser elaborado de forma colaborativa, envolvendo profissionais da educação, familiares e, quando possível, o próprio aluno autista.
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O que a lei diz sobre o PEI?

§2° O PEI não poderá ser posto em execução sem a anuência dos pais ou responsáveis e do próprio educando, sempre que possível. Art. 7º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Sem dúvida, a constitucionalização do modelo inclusivo abriu caminho para a superação de barreiras semânticas e culturais.
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Como é elaborado um PEI? [PASSO A PASSO]

De quem é a obrigação de fazer o PEI?

A principal base legal que obriga as escolas a elaborar o PEI é o artigo 28 da Lei nº 13.146 de 06 de julho de 2015, também conhecida como Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI).
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Qual Lei garante o PEI?

Resumo. O Plano Educacional Individualizado (PEI) foi previsto como ferramenta de inclusão para pessoas com deficiência na Lei nº 13.146/2015. No entanto, a prática escolar nem sempre demonstra a promoção dessa garantia legal dentro da sala de aula.
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Quem criou o PEI?

O Programa Ensino Integral – PEI foi criado como mais uma estratégia para a melhoria da qualidade do ensino e foi implementado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo pela Lei Complementar nº 1.164, de 04 de janeiro de 2012, alterada pela Lei Complementar nº 1.191, de 28 de dezembro de 2012, para as escolas ...
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O que é o PEI na aba?

PEI é a abreviação de Plano de Ensino Individualizado. Na prática, o PEI é um documento que tem sido utilizado como base para o planejamento e para a implementação de intervenções baseadas em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) junto a crianças com autismo ou outros transtornos do neurodesenvolvimento.
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Como funciona o PEI?

A elaboração do PEI envolve a colaboração de professores, pais, especialistas em educação especial e, sempre que possível, o próprio aluno. Além disso, cada PEI é único e reflete as diferenças individuais, o que permite uma abordagem educacional centrada no aluno.
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Quem tem TDAH tem direito ao PEI?

Sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI), é um direito do seu filho, especialmente pelo diagnóstico formal de TDAH.
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É responsável pela verificação do PEI?

Os relatórios periódicos de acompanhamento do Plano de Emergência Individual são documentos públicos e podem ser solicitados ao Ibama.
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De quem é a obrigação de fazer o PDI do aluno?

Ferramenta importante que contribui para garantia e a acessibilidade na escola. Na legislação do Estado de Minas Gerais é exigência que o professor regente construa ao longo do ano letivo o PDI do aluno da educação inclusiva.
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Quem deve preencher o PEI?

Um PEI para ser efetivo é necessário que seja elaborado de forma colaborativa com professores, coordenadores pedagógicos, pais e profissionais de educação que fazem o acompanhamento da criança na escola. O aluno também pode opinar sobre o processo de aprendizagem.
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O que o professor faz na PEI?

Das atribuições dos professores dessas escolas, destacam-se: i) elaboração programa de ação, com indicadores e metas relacionadas à sua atuação; ii) produção de materiais didáticos; iii) substituição de aulas dos demais professores; iv) elaboração de plano bimestral e guias de aprendizagem de suas respectivas ...
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Quem faz o programa de ação na PEI?

O Plano de Ação é um documento democrático e participativo, elaborado anualmente, revisado sempre que necessário e construído de forma colaborativa pelo(a) Diretor(a), comunidade escolar e Supervisor(a) de Ensino.
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De quem é a responsabilidade do PEI?

Para auxiliar a garantir esse direito, temos o Plano Educacional Individualizado, mais conhecido pela sigla PEI, um documento elaborado pelo professor com base na observação e avaliação de um aluno com deficiência, TEA ou altas habilidades.
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Quem aplica o PEI?

Essa avaliação será feita pelo professor com a colaboração do NAPNE e da CSP, visando direcionar a forma pedagógica do professor, para que ele possa desenvolver as potencialidades desses alunos, usando estratégias adequadas de acordo com o perfil de cada aluno é importante avaliar o que cada estudante precisa aprender.
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Quais são os 4 pilares do PEI?

Essa ampliação possibilita a efetivação de novas atitudes, tanto no que se refere à cognição como a convivência social, privilegiando os quatro pilares da Educação adotados pela UNESCO: o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.
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Qual Lei fala do PEI?

A obrigatoriedade do Plano de Ensino Individualizado (PEI) está prevista no artigo 28 da Lei n° 13.146 de 06 de julho de 2015.
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Quem faz parte do PEI?

Consideram-se integrantes da Equipe Gestora o Diretor de Escola/ Diretor Escolar, o Coordenador de Organização Escolar, o Coordenador de Gestão Pedagógica Geral e Coordenador de Gestão Pedagógica por Área de Conhecimento.
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Como é elaborado o PEI?

O que é o Plano Educacional Individualizado (PEI)?

Ele deve ser elaborado de forma participativa, ou seja, deve ser construído com a participação de todos os profissionais que atuam na escola, bem como com a participação do estudante e de sua família.
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Quando é necessário fazer o PEI?

Em geral, o aluno incluído no PEI convive com alguma deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (seja com alto desenvolvimento ou superdotação) ou dificuldades de aprendizagem, por exemplo. No caso do autismo, o PEI pode ser um importante aliado.
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Como funciona a PEI?

O PEI oportuniza ao(à) professor(a) o trabalho em Regime de Dedicação Plena e Integral (RPDI), garantindo que a jornada de 40 horas do(a) professor(a) seja cumprida na mesma escola, além da Gratificação por Dedicação Plena e Integral (GDPI), associada ao RDPI.
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O que diz o artigo 28 da Lei de Inclusão?

É dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação. Art. 28.
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