De quem é a responsabilidade da manutenção dos EPIs?

O empregador também deve orientar e treinar os trabalhadores sobre o uso correto e a conservação dos EPIs. Por sua vez, o empregado tem o dever de utilizar os EPIs fornecidos pelo empregador, responsabilizando-se pela sua guarda e conservação, conforme estabelece o artigo 158 da CLT.
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Quem é responsável pela manutenção do EPI?

O empregador deverá realizar gestão de riscos e fornecer gratuitamente o equipamento adequado de acordo com cada função exercida. Além disto, é também responsabilidade da empresa, de acordo com a NR 6, exigir e fiscalizar o seu uso, além substituí-lo imediatamente sempre que danificado ou extraviado.
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Quem cuida dos EPIs na empresa?

Compete ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT, ou a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA nas empresas desobrigadas de manter o SESMT, recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade.
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De quem é a responsabilidade de guardar e conservar os EPIs?

Desta forma, o empregador fica responsável pela higienização e manutenção dos equipamentos que estão sob responsabilidade do empregado, sendo que também cabe ao empregado a guarda e conservação dos seus equipamentos, devendo ser treinado pelo empregador quanto a boa prática desses cuidados.
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De quem é a responsabilidade da higienização dos EPIs?

Quem é responsável pela higienização e manutenção dos EPIs? A responsabilidade é compartilhada entre os empregadores e os próprios trabalhadores. Ambas as partes desempenham papéis importantes para garantir que os EPIs estejam sempre em condições adequadas para oferecer proteção eficaz.
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Quais as responsabilidades da empresa quanto ao EPI?

Qual a responsabilidade do empregador sobre os EPIs?

Pela proposta, os empregadores deverão fornecer aos empregados, de forma gratuita, os EPIs adequados ao risco de cada atividade e em perfeito estado de conservação e funcionamento, oferecendo treinamento para o uso.
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Qual é a obrigação da empresa em relação aos EPIs?

Armazenamento correto; Substituir imediatamente o EPI, quando danificado ou extraviado; Responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica; Comunicar o MTE qualquer irregularidade observada no EPI.
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Quem se responsabiliza pela guarda e conservação do EPI?

É uma obrigação do empregador. A quem cabe a guarda e conservação do EPI? É uma obrigação do empregado. Estabelecer uma metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores frente aos riscos dos ambientes de trabalho.
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É dever do empregador a limpeza de certos EPIs?

No caso de o empregador utilizar produtos nocivos e substâncias tóxicas à saúde e ao meio ambiente no seu processo produtivo, devem ser responsáveis pela higienização dos uniformes e EPI dos funcionários.
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Quem é responsável por fiscalizar os EPIs?

Além de orientar sobre as normas de segurança no trabalho, o empregador deve exigir e fiscalizar o uso do EPI - Equipamento de Proteção Individual.
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Quem fiscaliza a qualidade do EPI?

MTE - MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO.
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Quem regulariza os EPIs?

O órgão nacional competente em segurança e saúde no trabalho é responsável por: Estabelecer regulamentos para a aprovação de Equipamentos de Proteção Individual (EPI); Emitir ou renovar o Certificado de Aprovação (CA) Fiscalizar a qualidade dos EPIs.
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Sou obrigado a devolver os EPIs da empresa?

A Norma Regulamentadora 6, que dispõe a respeito de EPI, não cita que seja necessário devolver o equipamento ao término do vínculo empregatício.
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O que diz a CLT sobre uso de EPI?

A CLT estabelece que, além de fornecer os EPIs, o empregador deve orientar os trabalhadores sobre o uso correto dos equipamentos. Isso inclui instruções detalhadas sobre como usar, ajustar e manter os EPIs.
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Quem faz o controle de EPI na empresa?

O controle de EPI na empresa pode ser realizado pelo setor de segurança do trabalho ou pela equipe de Recursos Humanos. É importante que a empresa tenha um responsável pelo controle dos equipamentos de proteção individual, para garantir a efetividade da gestão.
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Como é feita a manutenção dos EPIs?

Preze pelo armazenamento correto

evitar o atrito dos equipamentos no estoque; higienizar e garantir que estão completamente secos na hora de guardá-los em armários — o que deve ser repassado aos colaboradores por meio de treinamentos; evitar que os EPIs fiquem armazenados em locais com incidência de sol.
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Quem é responsável pela higienização dos EPIs?

Sendo assim, cabe ao empregador além da responsabilidade de fornecer o EPI, fazer sua manutenção periódica e sua higienização e ao empregado o uso apenas para a finalidade que se destina, sua guarda e conservação.
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De quem é a responsabilidade do EPI?

De acordo com a Norma Regulamentadora (NR) 6, o empregador é obrigado a fornecer gratuitamente todos os equipamentos de proteção individual em perfeito estado de conservação aos empregados.
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O que diz a lei sobre EPI?

O que diz a Lei do EPI? A lei do EPI é a norma máxima sobre o uso de equipamentos de proteção individual. O uso deles passou a ser obrigatório com a Lei 6.514/77 da CLT e é regulamentado pela NR6, que versa sobre quais equipamentos são EPIs.
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Quem é responsável por executar a manutenção da qualidade do EPI?

Dentre eles, as responsabilidades do empregador, empregado e também do fabricante de EPIs, nacional ou um EPI importado. Neste último caso, o importador também deverá seguir as NR 6, cumprindo e respeitando as normas de segurança para garantir a eficiência do equipamento de proteção e proteger o usuário.
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Qual a obrigação do empregador sobre os EPIs?

Obrigações do empregador

Adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade. Exigir o uso correto do EPI. Fornecer ao trabalhador somente o EPI aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho. Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação do EPI.
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O que a NR 06 diz sobre o uso de EPIs?

A Norma Regulamentadora nº 6 (NR-06), conforme classificação estabelecida na Portaria SIT n° 787, de 29 de novembro de 2018, é norma especial, posto que regulamenta a execução do trabalho com uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), sem estar condicionada a setores ou atividades econômicas específicas.
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Qual é a responsabilidade do MTE quanto ao uso dos EPIs?

São encargos do trabalhador utilizar os equipamentos somente para a finalidade que se destinam, atendendo as instruções e orientações de uso, ficando responsável por sua guarda e conservação, bem como, da comunicação ao empregador quando os equipamentos se tornarem impróprios para o uso.
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O que fazer quando seu equipamento de proteção individual foi danificado?

- substituir o EPI imediatamente quando este estiver danificado ou for extraviado; e comunicar ao órgão de âmbito nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho qualquer irregularidade observada.
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Qual o prazo para troca de EPIs?

E vale ressaltar que não há nenhuma norma ou regulamentação que determine o prazo de troca ou de validade no EPI. No entanto, para você ter uma noção a média de prazo de alguns equipamentos de proteção individual, as botas ou calçados de segurança são de, no mínimo seis meses.
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