“De fato, se vocês perdoarem aos homens os males que eles fizeram, o Pai de vocês que está no céu também perdoará a vocês” (Mateus 6, 14). “Quando vocês estiverem rezando, perdoem tudo o que tiverem contra alguém, para que o Pai de vocês que está no céu também perdoe os pecados de vocês” (Marcos 11, 25).
Jesus Cristo tem poder para perdoar seus pecados. O processo de arrependimento não é complicado, mas às vezes pode ser doloroso e difícil. O Senhor declarou: “Eis que aquele que se arrependeu de seus pecados é perdoado e eu, o Senhor, deles não mais me lembro” (D&C 58:42).
“Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? (…) E o Senhor respondeu: “Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete” (Mateus 18:21–22).
A perspectiva de desculpar-se enfraquece a sensação de que somos “boas pessoas”. Assim, pedir desculpas coloca um comportamento vergonhoso em evidência. Por isso, desculpar-se é uma ameaça à nossa autoimagem. Isto é, este fato explica porque pessoas com baixa autoestima tendem a ter mais dificuldade de pedir desculpas.
Muitas vezes, temos dificuldade em pedir desculpas justamente por isso: é um movimento que nos convida a expor as nossas fragilidades e vulnerabilidades. E nem sempre estamos preparados para isso. O medo de sermos julgados ou rejeitados nos faz hesitar na hora de reconhecer as nossas falhas.
A diferença entre culpa e arrependimento - Pe. Fábio de Melo
É errado pedir desculpas?
Pedir desculpas não deve se tornar um hábito que é feito sempre que fazemos algo errado, pedir desculpas tem que ser algo verdadeiro, e simplesmente um pedido. Pode até parecer uma tarefa difícil, mas é isso que poderá ajudar a consertar e melhorar seu relacionamento com outras pessoas.
23 Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24 deixa ali a tua oferta diante do altar, e vai-te; primeiro. reconcilia-te com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta.
14 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai Celestial vos perdoará a vós; 15 Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.
Qual a diferença entre desculpa e perdão na Bíblia?
Pe. Walteir Gonçalves Magalhães explica os conceitos conforme os ensinamentos de Jesus. “Em minha opinião, desculpa é uma coisa mais simples. O perdão vem da mágoa, já é outro sentimento.
De dia e de noite, tu me castigaste, ó Deus, e as minhas forças se acabaram como o sereno que seca no calor do verão. Então eu te confessei o meu pecado e não escondi a minha maldade. Resolvi confessar tudo a ti, e tu perdoaste todos os meus pecados.
Confesso-Te todos os meus pecados, conhecidos e desconhecidos, tudo o que tenho sido, feito e falado e peço-Te perdão por todos eles. Quero agora também perdoar a todas as pessoas que me ofenderam e pecaram contra mim ……… (Dizer os nomes). Senhor Jesus, lava-me no Teu Sangue e tem piedade de mim!
Existem 3 pecados que Deus não perdoa segundo a Bíblia: ➡ 1) Blasfêmia contra o Espírito Santo: Atribuir ao diabo aquilo que o Espírito Santo está fazendo. Mateus 12:31-32 ➡ 2) Não perdoar: A falta de perdão é um pecado que não tem perdão.
Lava-me completamente da minha iniquidade, no sangue do Teu Filho Jesus, e restitui-me a alegria da Tua salvação. Cria em mim, ó Senhor meu Deus, um coração puro, e renova dentro de mim um espírito inabalável. Permita-me ficar na Tua presença, pois do contrário eu não suportarei mais a vida.
Qual é o único pecado da Bíblia que não tem perdão?
Por fim, a explicação acima em torno da passagem de Mateus se aplica igualmente bem a Lc 12,10: “Todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do Homem será perdoado, mas quem blasfemar contra o Espírito santo não será perdoado.”.
“Quando vocês estiverem rezando, perdoem tudo o que tiverem contra alguém, para que o Pai de vocês que está no céu também perdoe os pecados de vocês” (Marcos 11, 25). Podemos pensar, a partir das palavras de Jesus, que é possível vivermos uma vida liberta, sem amarras, em paz conosco e em harmonia com Deus.
Os seus discípulos chegaram perto dele, e ele começou a ensiná-los. Jesus disse: — Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas. — Felizes as pessoas que choram, pois Deus as consolará. — Felizes as pessoas humildes, pois receberão o que Deus tem prometido.
11 Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu ninguém maior do que João Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele. 12 E desde os dias de João Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e os violentos se apoderam dele.
20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
38 E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; 39 Porque a promessa vos pertence, a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.
13 Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei-o vós também.
justificação: Isso não passa de desculpas. 19 sinônimos de desculpa para 4 sentidos da palavra desculpa: Perdão: 1 indulto, perdão, clemência, indulgência, vênia, absolvição. Arrependimento: 2 pesar, arrependimento, contrição, lamentação.
Segundo psicanalista, pedir desculpas em excesso pode estar atrelado a conflitos internos acumulados ao longo da vida; saiba mais. Pedir desculpas é um dos hábitos mais comuns do ser humano e, ao praticá-la, estamos demonstrando respeito e afeto com o outro e com nós mesmos.