Mimésis é um termo oriundo do grego e significa a faculdade do homem de reproduzir, imitar. Na filosofia aristotélica, a mimésis representa os fundamentos da arte e Platão, por sua vez, cria ser tudo imitação, até mesmo que o universo é oriundo de uma imitação verdadeira, o mundo das ideias.
Resumo. A Poética de Aristóteles tem importância capital na história do pensamento humano e da crítica literária. O termo mimese é constantemente utilizado para designar o processo estético de composição do mito que não é cópia ou reprodução de acontecimentos ou coisas pré-determinadas.
Em oposição ao seu mestre Platão, Aristóteles vê a imitação (mímesis) de modo positivo. Para ele, trata-se de um processo que é compartilhado tanto pela natureza, como pela arte; é dessa forma que interpretamos a famosa afirmação de que “a arte imita a natureza”.
Introdução ao conceito de Mimesis /Mimese de Platão e de Aristóteles
Quem criou o conceito de mímesis?
Neste módulo, a professora Lara nos apresenta as diferentes visões do conceito de mímesis, criado por Platão e Aristóteles para explicar a criação artística.
Aristóteles - Filosofia. Segundo Aristóteles, a filosofia é essencialmente teorética: deve decifrar o enigma do universo, em face do qual a atitude inicial do espírito é o assombro do mistério. O seu problema fundamental é o problema do ser, não o problema da vida.
A arte como imitação (mimesis) é a teoria criada para definir as obras produzidas pelo Homem em que são imitadas perspectivas da Natureza e a ação do Homem. A palavra mimesis é grega e é traduzida por imitação. Esta é uma das mais antigas teorias relacionadas com a arte.
A tese platônica relativa à arte, é de que a mimesis está na origem da perversão da alma intelectiva e racional capaz de estabelecer a verdade a partir da rememoração da Forma transcendente.
O mimetismo traz consigo a rivalidade e a competição. Os seres humanos imitam uns aos outros em tudo, inclusive no desejo. O resultado é que escolhem os mesmos objetos e competem por eles. Paradoxalmente, portanto, a mesma força imitativa que une as pessoas também as afasta.
Aristóteles, por volta de 350 a.C., na Grécia Antiga, defendia a ideia de que a Terra era o centro do universo e que nove esferas giravam em torno dela, sendo a primeira a Lua. Depois vinha Mercúrio, seguido de Vênus. Só então aparecia a quarta esfera: oo Sol.
75-93) afirma que a percepção é simplesmente uma alteração dos órgãos sen- síveis, reduzindo assim a atividade da alma a este poder que os órgãos possuem de sofrer alteração; em oposição, (II) Burnyeat1 acredita não haver qualquer aspecto físico ou fisiológico na percepção, tratando-se, portanto, apenas de uma ...
Para Aristóteles “a arte imita a vida”, sendo a arte uma técnica estratégica usada para vencer os empecilhos que sozinha a natureza tem dificuldades para superar, demonstrando com isso que o homem ético e político age com prudência, enquanto o técnico/artista age com habilidade através da licença poética que lhe é ...
Relativo a mimese ou a mimetismo. 2. Que imita (ex.: receia-se que os recentes casos de vandalismo possam ter um efeito mimético). Origem etimológica:grego mimétikos, -ê, -ón, capaz de imitar.
Costuma-se chamar “teoria das Formas” de Platão a crença difusa nos diálogos platônicos de que para determinado conjunto de objetos tangíveis que compartilham de uma mesma qualidade, essa qualidade comum tem existência real configurando-se como uma Forma Inteligível da qual participando estes objetos recebem as ...
Distanciamento físico coincidiu com diferenças nas ideias dos dois pensadores. Discípulo de Platão, Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.) estudou e deu aula na Academia de Platão. À medida que foi se afastando fisicamente de seu mentor, Aristóteles foi, também, se distanciando no modo de pensar.
Platão defendia o Inatismo, nascemos como principios racionais e idèias inatas. A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligivel, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes.
Oriundo do grego, o termo mimesis significa imitar. Para Aristóteles, a mimesis não é apenas uma imitação da realidade, e sim, a imitação das ações dos homens. Dessa forma, pode-se dizer que a Literatura é mimética, pois nela, as ações da realidade são representas em diversos gêneros, dentre eles, o conto.
Platão e Aristóteles são semelhantes em relação a existência do homem contemplado no mundo e o significado dessa existência, pois Platão acreditava que a realidade última não está presente em experiências cotidianas e Aristóteles pensava que o mundo de todos os dias é mais autêntico do que o mundo das ideias de Platão, ...
A principal diferença entre os conceitos de mimésis e catarse esta na consideração de que o esporte possui necessariamente um caráter mimético, mas nem toda experiência esportiva leva a catarse.
Já Aristóteles considera que Deus é o "primeiro motor" ao qual necessariamente se filiava a cadeia de todos os movimentos, pois tudo o que se move é movido por outra coisa. Não pode existir efeito sem causa. No entanto, para Aristóteles, além de causa primeira, Deus é também a causa final que cria a ordem do universo.