Daniel é considerado uma figura muito importante no Cristianismo, principalmente porque alguns elementos de seu livro assumiram um significado cristológico muito forte, como a Profecia das Setenta Semanas que anunciaria, segundo alguns teólogos, o nascimento e morte de Jesus Cristo.
Foi o primeiro a pregar a proximidade do Reino dos Céus, ao qual levou e converteu muitíssimos pecadores (cf. Mc 1, 5); Foi comparado pelo profeta Malaquias a um anjo (cf. Mt 11, 10; Ml 3, 1) e representado, como em seus tipos, pelos profetas que o precederam, especialmente por Elias (cf.
Os profetas maiores são Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. Considera-se o Livro das Lamentações como um prolongamento do livro de Jeremias, assim como o livro profético de Baruc. Os profetas menores são Oseias, Amós, Miqueias, Ageu, Zacarias, Joel, Abdias, Naum, Habacuc, Sofonias e Malaquias.
Quem foi considerado por Jesus como o maior profeta?
Veremos a seguir como a vinda do Messias foi percebida pelos padres da Igreja, os primeiros escritores cristãos. O profeta João Batista. Sendo considerado como o último e o maior profeta do AT, João Batista apareceu em alguns afrescos dos cemitérios, da Igreja antiga, em relação ao batismo de Jesus[1].
Os escritos do Novo Testamento referentes a João, o Amado, apresentam-no como professor e modelo para nosso próprio discipulado. Depois de Pedro, João é talvez o mais conhecido dos Doze Apóstolos originais de Jesus.
Quem foi o primeiro profeta a pregar a palavra de Deus?
Isaías é o primeiro grande profeta, não só porque viveu em um momento anterior aos demais, mas por sua grande relevância, inclusive, sendo o livro do Antigo Testamento mais citado no Novo Testamento.
Os Profetas Maiores da Bíblia, compreendendo Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel e Lamentações, desempenharam papéis cruciais na transmissão das mensagens divinas e na proclamação das palavras de Deus ao povo. São chamados “maiores” não porque sejam mais importantes, mas porque seus livros são mais extensos.
Ele veio fazer a ligação do Antigo ao Novo Testamento iniciado com a vinda de Jesus Cristo. O perfil de João é marcado pela humildade. Não quis ser confundido com o Messias Jesus.
Em primeiro lugar, João e Elias não tiveram o mesmo ser — eles tiveram a mesma função. Jesus não estava ensinando que João Batista fosse literalmente Elias, mas apenas que ele veio “no espírito e virtude de Elias” (Lucas 1.17), com o fim de dar continuidade ao ministério profético de Elias.
Na Bíblia aparecem os profetas maiores que são quatro: Isaías, Jeremias (que também escreveu Lamentações), Ezequiel, Daniel. Os menores são doze: Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
O mais famoso dos falsos profetas do Novo Testamento é o "Falso Profeta" do livro de Apocalipse, cujo nome é repetido por três vezes. Este Falso Profeta seria um aliado do Anticristo e da Besta. A figura do Falso Profeta é um dos maiores mistérios da escatologia.
No relato bíblico, Samuel aparece o fundador do reino e o legítimo ofertante de sacrifícios nos altares. De fato, I Crônica 6:28 faz dele um descendente levíta. De acordo com I Samuel 9:9, os profetas que precederam Samuel foram chamados videntes, enquanto parece que ele foi o primeiro a ser conhecido como profeta.
Cronologicamente temos a seguinte ordem: profetas do século 8º a.C.: Amós, Oseias, 1º Isaías (1-39), Miqueias; profetas do século 7º e início do 6º a.C.: Sofonias, Naum, Habacuc, Jeremias; profetas do cativeiro: Ezequiel, 2º Isaías (40-55); profetas do século 6º a.C.: 3º Isaías (56-66), Ageu, 1º Zacarias (1-8); ...
As 12 esculturas em pedra sabão e tamanho natural retratam os apóstolos Amós, Abdias, Jonas, Baruque, Isaías, Daniel, Jeremias, Oseias, Ezequiel, Joel, Habacuque e Naum.
Russell M. Nelson é o presidente e profeta atual da Igreja. Os membros acreditam que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a Restauração da Igreja originalmente estabelecida por Jesus Cristo durante sua vida mortal. Parte dessa restauração inclui profetas e apóstolos vivos.
Pela fé, Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó, porque preferiu ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar o prazer transitório do pecado.
Abraão. O primeiro a ser mencionado pela Bíblia como profeta. Curiosamente, foi Deus quem disse a Abimeleque que Abraão era profeta e que intercederia por ele (Gênesis 20:7).
Num dos episódios de The Chosen, pergunta-se a Tiago por que Jesus não o curou de sua deficiência. Ross disse que a cena mostra “a luta de seu personagem pela propria aceitação e contra suas inseguranças”, o que o levaria a “se dar conta de que nem todo mundo precisa ser curado.”
Desde que o Discípulo Amado não aparece em nenhuma outra parte dos evangelhos do Novo Testamento, viu-se tradicionalmente como uma auto-referência a João, o Evangelista, e esta permanece como sua identificação principal.