Lembrando que a Release em cada Sprint é extremamente Ágil, e normalmente aplicado quando assumimos Sprints mais longas, de 3 a 4 semanas. Nesse modelo têm-se a capacidade de antecipar o feedback dos usuários sobre o que já está pronto, e aumentar as chances de aprimoramento do produto.
O release planning Scrum ajudará a equipe a focar nas tarefas certas no momento certo. Como o release planning têm um impacto bastante significativo no sucesso futuro de um projeto, é importante criar cronogramas e fluxos de processos bem definidos e que todas as partes interessadas possam acessar.
Um release (lançamento, em português) ocorre quando o produto potencialmente "entregável" resultante de uma interação é entregue o usuário final para uso no dia-a-dia.
O que é o release planning? Basicamente, trata-se de um mapa que reflete as principais expectativas sobre as medidas que serão implementadas em uma empresa, além de identificar quando elas são concluídas. O release planning costuma ser empregado em ambientes com metodologias ágeis ou com a implementação do Scrum.
O release padrão é um texto em formato jornalístico que visa comunicar algum acontecimento de uma empresa ou pessoa para o mercado e o público. Por isso, ele se baseia em uma estrutura de notícia, visto que você está contando ao público geral algo relevante que aconteceu ou vai acontecer.
No cotidiano de um profissional de comunicação, o release desempenha um papel fundamental na estratégia de divulgação de informações. Ele é uma ferramenta poderosa para anunciar novidades, eventos, lançamentos ou atualizações importantes.
O release é um artigo breve, em formato jornalístico, utilizado por empresas e organizações para divulgar eventos, lançamentos, produtos e novidades à imprensa. Eles são enviados para os veículos de comunicação na intenção de despertar o interesse e, assim, conseguir uma nota espontânea na mídia.
Por definição um release é um documento enviado à imprensa. Ele comunica sobre algo, como um lançamento, um evento, uma promoção, uma notícia ou qualquer outra novidade. Seu principal objetivo é comunicar aos veículos sobre algo que podem considerar relevante, gerando o que chamo de mídia espontânea.
Para aprender como fazer um release, você deve se concentrar, primeiramente, nos principais tópicos da mensagem que deseja transmitir para a imprensa (e para o seu público). Depois, deve estruturar essas ideias em um texto sucinto e entrar em contato com os veículos de imprensa que dialogam com seu público.
Geralmente, as reuniões de Release Planning duram de 2h a 4h. Mas esse tempo não é parâmetro, pois pode variar de acordo com a quantidade de histórias e Sprints que você planejará. As reuniões de Release Planning costumam ser “bem animadas” (para não dizer agitadas…
Assim sendo, deve-se inserir uma assinatura de fechamento. Dessa forma, o conteúdo pode ser citado em matérias como aspas, ou mesmo ser publicado na íntegra, como um artigo de opinião. Um dos momentos em que esse press release é enviado é quando um porta-voz precisa fazer um pronunciamento formal de sua posição.
Na informática, a liberação do programa computacional ou lançamento de software (em inglês: release) é o lançamento de nova versão oficial de produto de software.
Um exemplo de release pode ser o lançamento de um novo produto ou serviço. O comunicado deve conter informações relevantes sobre o produto ou serviço, como suas principais características, benefícios e diferenciais. Além disso, é importante incluir informações sobre a empresa, como sua história, missão e valores.
A Sprint é o ciclo de desenvolvimento, a iteração, que se repete ao longo de todo o projeto, uma atrás da outra. Objetivo: produzir valor entregável, de forma a realizar a Meta da Sprint. Quando: durante todo o desenvolvimento do produto, uma atrás da outra. Duração: fixa de uma a quatro semanas.
A sprint, além do momento da execução, é formada por outros quatro eventos: o planejamento, a reunião diária, a reunião de revisão e a retrospectiva da sprint.
O release deve destacar informações relevantes e interessantes sobre a empresa. Isso inclui sua história, missão, valores, produtos ou serviços oferecidos, diferenciais competitivos e conquistas importantes.
Um release costuma ser usado quando uma marca ou personalidade precisa anunciar um produto, serviço, evento, lançamento ou até parceria relevante para o mercado (consumidores, mídia e concorrentes).
Em geral redigido por assessores de imprensa, os releases são enviados aos veículos de comunicação com o objetivo de despertar o interesse dos jornalistas, fazendo com que o negócio obtenha mídia espontânea. Se você trabalha na área de comunicação, certamente já ouviu falar em release.
Para fechar o release, você pode incluir um “Saiba Mais”. Essa é a hora de discorrer um pouco mais sobre a empresa/instituição (quando foi fundada, como atua, onde atua, quantos colaboradores etc.). Quando o assessor entrega todas as etapas bem resolvidas para o jornalista, ele acaba ficando um pouco “devedor”.
O RELEASE TEM POR OBJETIVO CONTEXTUALIZAR OS RESULTADOS APRESENTADOS E PROVER MAIOR ENTENDIMENTO DO NEGÓCIO AO DISPONIBILIZAR COMENTÁRIOS DA ADMINISTRAÇÃO E OUTROS DADOS IMPORTANTES, PORÉM NÃO CONSTANTES NA DOCUMENTAÇÃO SOCIETÁRIA COMENTADA ACIMA.
O preço de R$ 20,00 equivale a 1 release. Envio formal do release, por um e-mail comercial. Aqui eu te proponho a criação de um, caso você ainda não tenha. Isso, mediante algumas informações suas para que o cadastro de um novo e-mail possa ser feito com sucesso.
O tamanho do release é muitas vezes discutido. Há quem defenda que o release deve ser curto, com no máximo cinco ou seis parágrafos. Afinal, o jornalista pode solicitar informações adicionais se a pauta lhe interessar. No entanto, a orientação válida para textos online se aplica perfeitamente a releases.