Sim, o gelo pode ajudar a secar espinha. Graças à sua baixa temperatura, quando aplicado na pele, ele provoca a contração dos vasos sanguíneos da região da espinha. Isso reduz o inchaço no local e também a vermelhidão, além da inflamação em si.
Evite que o gelo tenha contato direto com a espinha, pois isso pode causar queimaduras e pode deixar o seu rosto manchado. Embrulhe os cubos de gelo em um pano ou toalha limpa, pressione em cima da espinha por, em média, 5 minutos. Procure não deixar por muito tempo, 10 minutos é o máximo para deixar sob a pele.
Assim como a água gelada, o gelo também tem o poder de fechar os poros e deixar a pele mais uniforme. Isso faz com que ele atue quase como um primer, fazendo a maquiagem durar mais e ter um melhor acabamento. Além disso, o frio ajuda no controle da oleosidade e diminui a inflamação de espinhas.
- Compressa de água quente: De acordo com a dermatologista, compressas de água quente no local da espinha são ótimas para aliviar o incômodo e o desconforto da inflamação. - Limpeza da pele: "A orientação é de higienizar a pele duas vezes ao dia com sabonete específico para pele oleosa", disse a dermatologista.
Produtos que contém ativos como Ácido Salicílico, Ácido Mandélico, Niacinamida, entre outros, são conhecidos por ajudar a secar as espinhas rapidamente.
Compressa morna: aplicar uma compressa morna na espinha pode ajudar a reduzir a vermelhidão e aliviar a dor. ...
Séruns faciais anti-inflamatórios: O óleo de melaleuca, por exemplo, tem propriedades antibacterianas que matam as bactérias que causam espinhas internas.
O gelo pode proporcionar alívio temporário, mas não substitui os tratamentos específicos para a acne. Deve-se ter cuidado ao aplicar gelo diretamente na pele, usando um pano ou papel toalha para evitar danos.
Quando você espreme bastante uma lesão de cravo ou espinha e depois de um tempo a região manipulada fica inchada e com tonalidade arroxeada, de certa forma é como se você tivesse feito outro trauma na sua pele. Essa marca pode demorar dias para sair e se tornar mais aparente com o passar do tempo.
Quando uma espinha interna se transforma em um caroço duro, isso acontece devido uma série de fatores relacionados à inflamação formando assim o caroço duro e doloroso, devido a entupição de poros da sebáceas quando infectada inflama ocasionando a espinha interna.
Acne é uma doença de pele que ocorre quando as glândulas secretoras de óleo (glândulas sebáceas) tornam-se inflamadas ou infectadas, provocando cravos, espinhas, cistos, caroços e cicatrizes. A acne aparece na puberdade induzida pelo início da produção de hormônios femininos (estrógenos) e masculinos (andrógenos).
Gelo ajuda a secar espinha? Sim, o gelo pode ajudar a secar espinha. Graças à sua baixa temperatura, quando aplicado na pele, ele provoca a contração dos vasos sanguíneos da região da espinha. Isso reduz o inchaço no local e também a vermelhidão, além da inflamação em si.
Aplicar vapor quente próximo ao local durante alguns minutos é outra opção, podendo ser feita várias vezes por dia, utilizando aparelhos vaporizadores ou o vapor da água morna durante o banho.
Espremi a espinha, e agora? Após espremer a espinha é ideal começar lavando a área espremida, isso ajuda a desinfetar e remover as sujeiras e também a evitar inflamações.
Por que não se recomenda espremer as espinhas? “Porque pode haver piora do processo inflamatório, levando à hipercromia pós-inflamatória [manchas na pele] e cicatriz residual, além de quadros mais graves, como celulite [infecciosa]no local onde se espremeu a espinha”, explica a dra. Eliana.
Durante a inflamação, há um aumento na produção de melanina, pigmento responsável pela cor da pele. Essa hiperpigmentação ocorre tanto nas camadas superficiais quanto nas mais profundas da pele, resultando em manchas escuras, vermelhas ou marrons, que podem persistir mesmo após a espinha desaparecer.
O primeiro é uma compressa de algodão com água quente. Deixe sobre a espinha por alguns minutos e repita até que ela desapareça por completo. Outra opção é aplicar um produto que tenha ácido salicílico, porque ajuda a reduzir o inchaço. Só cuidado com o excesso para não ressecar a pele.
O gelo diminui a vermelhidão e o inchaço da espinha, ajudando também a desinflamar a acne e aliviar a dor que ela causa. Coloque um cubo de gelo dentro de uma toalha limpa e pressione pontualmente contra a espinha por 5 a 10 minutos. Pronto!
Não aplique gelo diretamente na pele. Enrole os cubos de gelo ou a bolsa de gelo em um pano limpo antes de colocar na pele. Aplique gelo em intervalos de 30 segundos a 1 minuto.
Qualquer tentativa de espremer a espinha pode inflamar e dependendo da gravidade pode até se formar uma cicatriz no rosto. O ideal é tratar a acne com um sabonete específico, e lavar o rosto três vezes ao dia com água morna. Faça uma compressa de algodão com água quente e deixe sobre a espinha por alguns minutos.
“As espinhas ficam inflamadas na nossa pele quando temos a colonização de fungos e bactérias e quando a secreção sebácea fica muito tempo sem ser jogada para fora, fica acumulada porque tem obstrução do folículo piloso. Assim vai se formando uma colônia de bactérias que acabam inflamando a espinha.
A clindamicina provou ser eficaz porque combate as bactérias da acne (Propionibacterium acnes) de forma muito eficaz e, portanto, age muito rapidamente nas formas inflamatórias da acne.