ouvir: Os trabalhadores formais têm até quinta-feira (28) para sacar o abono salarial do PIS/Pasep de 2023, referente ao ano-base 2021. Caso não seja feito o saque, o dinheiro retorna para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). De acordo com a Caixa, 84,5 mil trabalhadores não sacaram o benefício até o momento.
Antes os servidores públicos com direito ao Pasep recebiam de acordo com último dígito de seu número de inscrição, e agora receberão conforme o mês de nascimento. Os pagamentos serão feitos a partir de fevereiro, com a opção de saque do benefício até 27 de dezembro de 2024.
No entanto, o beneficiário que não sacou o benefício em anos anteriores também poderá fazê-lo em 2022. Nesse caso, os pagamentos do abono salarial PIS/PASEP poderão ser solicitados a partir de 31 de março, e a solicitação pode ser presencial, por e-mail, por telefone ou por aplicativo.
Apesar do cronograma, todos os trabalhadores que têm direito ao benefício podem sacar o dinheiro até o dia 27 de dezembro, se ainda não tiverem feito. ➡️ O abono salarial é um benefício no valor de até um salário-mínimo concedido anualmente a trabalhadores e servidores que atendem aos requisitos do programa.
PIS/PASEP: O QUE ACONTECE SE NÃO SACAR. PRAZO TERMINA EM BREVE
Quem vai receber o PIS atrasado?
É considerado o ano de 2022, por conta de um atraso no calendário do PIS/Pasep em decorrência da pandemia de Covid-19. Mas só tem direito ao benefício os trabalhadores com remuneração média de até dois salários mínimos.
Os trabalhadores que têm direito ao abono salarial e que não fizeram o saque do dinheiro devem se apressar. O prazo termina nesta quinta-feira, dia 28 de dezembro. Depois da data, o dinheiro voltará ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), conforme regras do programa.
Os trabalhadores formais têm até quinta-feira (28) para sacar o abono salarial do PIS/Pasep de 2023, referente ao ano-base 2021. Caso não seja feito o saque, o dinheiro retorna para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). De acordo com a Caixa, 84,5 mil trabalhadores não sacaram o benefício até o momento.
Como resgatar o dinheiro depois do prazo? Dentro de cinco anos, o trabalhador deve entrar em contato com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) por meio dos canais de atendimento da pasta e realizar a solicitação do dinheiro. Um dos meios é pela central Alô Trabalho, por meio do número telefônico 158.
Por isso, o trabalhador pode pedir a revisão do PIS/PASEP. Com a revisão, é possível pode multiplicar o valor desse saldo. Há casos de trabalhadores que conseguiram aumentar seu saldo em até 50 vezes!
Segundo o advogado, os saques não realizados até a data limite, serão devolvidos ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), vinculado ao Ministério do Trabalho e destinado ao custeio de programas e auxílios para o trabalhador.
Basta o trabalhador acessar o aplicativo FGTS ou ligar para os telefones 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-104-0104 (demais regiões).
Os créditos do Abono Salarial de anos anteriores também serão creditados na Poupança Social Digital? Sim. O Abono Salarial de anos anteriores disponibilizados no calendário 2024 poderá ser creditado em conta poupança social digital.
Quem tem direito ao Abono Salarial em 2024? Para ter direito ao abono salarial do PIS/Pasep, é essencial que o trabalhador tenha sido empregado de carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano de 2022, não ultrapassando dois salários mínimos de média mensal.
Se você ganha mais de dois salários mínimos, não tem direito ao abono salarial do PIS/Pasep. O benefício é destinado exclusivamente a trabalhadores de carteira assinada e servidores públicos que recebem até dois salários mínimos mensais em média.
Se não houver resolução administrativa, seu advogado poderá entrar com uma ação judicial, sob competência da Justiça do Trabalho, em que pede que a empresa pague ao funcionário afetado o valor do abono com seu valor corrigido por perda e danos.
Por lei, o trabalhador tem cinco anos para resgatar o dinheiro, contados a partir do encerramento do calendário anual, sem a necessidade de determinação judicial, conforme estabelece o artigo 4º da Resolução 838 do Codefat, de setembro de 2019.
O que acontece se eu não receber o Abono? Caso você não tenha sacado o Abono Salarial dentro do calendário anual de pagamentos, entre em contato com o MTE- Ministério do Trabalho e Emprego por meio do Alô Trabalhador no telefone 158. Como fazer o cadastramento no Pasep (Entidade e Servidor)?
O cronograma vai de 15 de fevereiro a 15 de agosto, de acordo com a data de nascimento do trabalhador (PIS) ou o número de inscrição (Pasep). Os valores ficarão disponíveis até o dia 27 de dezembro de 2024.
Trabalhadores com direito ao abono salarial PIS/Pasep que tiverem perdido o prazo para sacar o benefício em 2022 poderão solicitar o valor em 2023 por meio da abertura de um recurso administrativo no Ministério do Trabalho e Previdência.
É possível fazer consultas e tirar dúvidas sobre o PIS utilizando o app Carteira de Trabalho Digital, o Canal Alô Trabalho, no número 158, ou o atendimento Caixa ao Cidadão, no número 0800 726 0207. Através dos canais de atendimento, você poderá se informar sobre o motivo do não recebimento.
Os canais de atendimento do ministério são o aplicativo Carteira de Trabalho Digital e o telefone 158. Se o problema não for solucionado, o trabalhador pode entrar com uma ação na justiça federal, pedindo a condenação da União no pagamento dos valores que foram retidos indevidamente pelo Estado.
O pagamento do Abono Salarial na CAIXA será realizado prioritariamente por crédito em conta CAIXA, quando o trabalhador possuir conta corrente ou conta poupança ou, ainda, em Conta Digital; por crédito pelo aplicativo CAIXA Tem, em conta poupança social digital, aberta automaticamente pela CAIXA.
Selecione a opção “Extrato CNIS” ou “Consultar extrato de pagamento de benefício”. Faça login no sistema utilizando seu CPF, senha e código de verificação. Após o login, será possível visualizar todas as informações relacionadas ao seu Cadastro Nacional de Informações Sociais, incluindo os dados referentes ao PIS.