Frutas, como abacate, abacaxi, banana, caqui, laranja, maçã e morango, são indispensáveis à dieta da gestante. O abacate é a fruta que apresenta maior teor de folato quando comparado às demais frutas. Além disso, ele é rico em fibras, colina e vitaminas B, C, K.
Durante a gravidez a amamentação, a demanda por nutrientes como ácido fólico, potássio e vitamina C aumenta consideravelmente. E o abacate é uma fonte rica para essas vitaminas. Por exemplo, um abacate de cerca de 200 gramas contém 27% da recomendação de ácido fólico durante a gravidez.
Ele é uma ótima fonte de gorduras saudáveis e nutrientes essenciais como cálcio, ferro, vitamina A e E. Além disso, o abacate ajuda a regular o intestino do bebê, pois contém fibras. Outra vantagem é que ele oferece energia ao organismo infantil.
São boas fontes dessa vitamina as frutas laranja, goiaba, acerola, morango, caju, manga e mamão, e vegetais como couve-flor. Uma boa dica é tomar suco de frutas cítricas ou comer a própria fruta durante as refeições principais. Outra boa ideia é substituir o vinagre pelo suco de limão no tempero de saladas.
Há pessoas que podem ser alérgicas à fruta, mas costuma ser bastante raro. Em dietas específicas, em que se faz necessária a restrição de gordura ou calorias, o abacate deve ser evitado ou consumido esporadicamente. A orientação é consumir três vezes por semana.
Não há contraindicação no consumo do abacate, mas é uma fruta que apesar dos benefícios é bastante calórica. Por isso, deve ser apreciada com moderação. Há pessoas que podem ser alérgicas à fruta, mas costuma ser algo bastante raro.
Consumir abacate antes de dormir pode ajudar a promover um sono mais tranquilo devido às suas gorduras saudáveis, fibras e triptofano, precursor da melatonina. O abacate também fornece nutrientes como potássio, magnésio e vitaminas do complexo B, que auxiliam na regulação do sono e no relaxamento muscular.
Algumas dicas para uma alimentação saudável nessa fase são:
Proteínas: Para auxiliar na formação dos tecidos e músculos do bebê, consuma fontes de proteínas magras, como carne, frango, peixe, ovos e leguminosas.
Cálcio e ferro: Adicione ao seu prato para contribuir para um bom desenvolvimento ósseo da criança.
Pela noite, tome um copo de leite e coma algo suave precisamente antes de ir dormir. Evite os alimentos muito apimentados, gordurosos ou doces. Os alimentos suaves e fáceis de digerir como arroz, massa, macarrão, lanchinhos, fruta e pão torrado são boas alternativas.
Você sabia que o abacate previne a osteoporose? Isso porque ele é rico em minerais, como o zinco, cálcio, cobre, fósforo e selênio, que promovem a saúde dos ossos e aumentam a densidade mineral óssea. As propriedades anti-inflamatórias do abacate são um dos recursos mais valiosos dessa fruta.
O consumo regular de abacate está associado a uma alimentação mais saudável, segundo pesquisa publicada recentemente na revista científica Current Developments in Nutrition.
1 - Lave bem o abacate, corte em duas metades e descaroce. 2 - Corte ½ de uma das metades (cerca de 50g) e remova a casca. 2 - Triture o quarto de abacate, até obter um puré. Dica: As frutas deverão ser servidas imediatamente após a sua preparação, de forma a evitar a oxidação e a perda vitamínica.
A recomendação dos especialistas também é de tentar substituir esses alimentos e bebidas por versões menos cafeinadas, trocando o chá preto pelo chá de ervas, o café coado pelo solúvel ou descafeinado e o refrigerante de cola pelo guaraná ou mesmo pela água com gás.
Segundo o especialista, a lista de alimentos a evitar no último trimestre de gravidez são: uvas e derivados; chás (verde, preto, de frutas e ervas); chocolate preto; laranja e derivados; maçã vermelha com casca; morango; lima; grão de soja; ameixa preta; cebola roxa crua; hortelã; cereja; amora; couve crua; alcaparras; ...
É por isso que a banana está na lista dos alimentos essenciais que devem ser consumido na gestação. Ela tem potássio e magnésio, que evitam as temidas dores e dão ânimo para contrabalançar o cansaço comum nesta fase. E tem mais! Uma unidade por dia pode garantir um dose extra de tranquilidade para as mamães.
A partir do segundo trimestre de gravidez, o ganho de peso acelera-se, devendo ficar em torno de 0,5 kg por semana. O termo “comer por dois” durante a gravidez é um mito que não deve ser perseguido. Basta um aumento de 200 a 300 kcal por dia na dieta para que a gestante consiga atingir a meta de 0,5 kg por semana.
O iogurte, a banana, a aveia, a batata-doce e a sardinha são alimentos que ajudam no crescimento do cabelo por serem ricos em nutrientes como proteínas, vitamina A, ômega 3 ferro, zinco e selênio.
O aumento do peso é natural, provocado não só pela presença do feto em crescimento, mas também por retenção de água, aumento do volume de sangue circulante, ganho de gordura e aumento da massa muscular do útero. No primeiro trimestre de gestação, o ganho de peso é mínimo, variando entre 0,5 e 2,0 kg.
E devem comer! O cuidado deve ser com a quantidade ingerida ao dia. Uma porção recomendada de abacate equivale de 1 a 2 colheres de sopa da fruta. O mais indicado é que você varie o consumo do abacate com outras frutas ao longo do dia.
Grãos integrais, frutas e vegetais. Carne magra, aves e peixes. Gorduras saudáveis provenientes de peixe, nozes ou abacate. Laticínios, como leite desnatado e queijos.
O que tomar na gravidez para o bebê nascer saudável?
O único suplemento que é considerado vital na gravidez é o ácido fólico, que ajuda a prevenir problemas congênitos no bebê ligados ao fechamento do tubo neural, como a espinha bífida, ou mielomeningocele.
“Podemos sim consumir o abacate todos os dias. É uma fruta muito saudável. Mesmo agregando muitas calorias, elas são benéficas à saúde e promovem muita saciedade”, resume ela. O ideal, porém, é não exagerar.
Impacto na insônia: fonte de magnésio, que atua na qualidade do sono, o abacate pode ajudar a relaxar os músculos e o sistema nervoso. Isso contribui para uma melhor qualidade do sono. Digestão mais eficaz: as fibras do abacate contribuem para um digestão adequada e evitam desconfortos gastrointestinais.
A bebida ajuda na produção de colágeno, favorecendo a nossa pele, além disso é rica em agentes antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce das células, conferindo uma pele mais bonita e jovem.