Dormir de Barriga para baixo A posição de bruços é a menos aconselhada por médicos e especialistas. Se por um lado, ela ajuda a aliviar o ronco, por outro, pode agravar outras condições médicas.
Quais os benefícios de dormir de barriga para baixo?
Essa posição também ajuda a manter as vias aéreas abertas, evitando o temido ronco. Para quem sofre com questões gastrointestinais, dormir sobre o lado esquerdo do corpo pode ajudar a diminuir desconfortos ao proporcionar uma melhor circulação do sangue dentro dos vasos sanguíneos e dos alimentos no tubo digestório.
Essa posição pode levar a problemas no pescoço, nas costas e dificuldades respiratórias. No entanto, para algumas pessoas, dormir de bruços pode ser benéfico em certas situações específicas, como para melhorar a respiração em casos de ronco ou apneia do sono.
É melhor dormir com a barriga para cima ou para baixo?
De barriga para cima
É a melhor posição a fim de se evitar episódios de sufocamento que podem ser fatais”, diz o dr. Bruno. Para os adultos, por sua vez, dormir de barriga para cima pode agravar o ronco e a apneia do sono ou piorar dores já existentes na coluna lombar.
O que significa quando a pessoa dorme de barriga para baixo?
Quem gosta de dormir de bruços é porque gosta de se sentir protegido, geralmente quem gosta de dormir coberto, em um casulo de segurança. Também são pessoas mais discretas ou fechadas, que preferem mais observar e guardar informações do que partir para as vias de fato.
Quando pode ser uma boa opção: Ao colocar um travesseiro fino e macio em baixo do abdômen, a coluna ficar melhor apoiada, mas não é indicado dormir toda a noite nessa posição para proteger a coluna.
Em Provérbios, capítulo 3, verso 25, lemos: “Quando te deitares, não temerás; deitar-te-ás, e o teu sono será suave”. Quando uma pessoa dorme e tem pesadelos, sonhos tumultuados, acorda mais cansada do que estava antes de dormir.
A postura correta para dormir é adotar uma posição que mantém a curvatura na região lombar e deixa a coluna em posição neutra. O recomendado é dormir de lado ou de barriga para cima, sempre mantendo a coluna, o pescoço e a cabeça alinhados.
De acordo com especialistas o ideal é dormir de lado ou de barriga para cima, com as pernas levemente flexionadas, variando entre as duas posições. “Na posição lateral a coluna fica perfeitamente alinhada, o que facilita a circulação do sangue e os estímulos elétricos enviados pelo cérebro aos demais órgãos do corpo.
Dormir para o lado direito agrava o refluxo gastroesofágico; pessoas com insuficiência cardíaca devem evitar deitar-se para o lado esquerdo. É a posição para dormir mais habitual, facilita a respiração, evita o ressonar (ou suaviza, pelo menos), mas não serve a todos.
Como perder o hábito de dormir de barriga para baixo?
Nos dias em que for preciso dormir de barriga, a dica dos especialistas é deitar sobre um travesseiro fino, o que vai ajudar a manter a curvatura natural da coluna e diminuir a sobrecarga sobre o pescoço.
De maneira geral, dormir sem travesseiro não é indicado para ninguém. Isso porque sua ausência pode tencionar os músculos da cervical e até mesmo estirar a musculatura. Ainda assim, mesmo fazendo uso de travesseiros, algumas dores podem persistir caso a altura ou a qualidade esteja equivocada.
Além disso, para dormir de bruços é preciso virar o pescoço, deixando a região torcida e tensionada durante a noite toda, o que pode causar lesões graves na área. Deitar de bruços não deve ser uma rotina.
Segundo a ciência e inúmeras pesquisas realizadas sobre o assunto, existe sim: para o lado esquerdo do corpo. Quando repousamos nesta posição, nosso corpo pode usufruir de uma série de benefícios como melhora na circulação sanguínea e na digestão, entre outras vantagens para a saúde e bem-estar.
No caso de dormir de bruços, os beneficiados são as pessoas com hérnia de disco ou doença degenerativa do disco. A posição também possibilita amenizar o ronco. Quem sofre de apneia do sono leve pode ter os sintomas amenizados ao dormir nessa posição.
Para uma qualidade de sono otimizada e padrões de respiração melhorados, considere a melhor posição para dormir com falta de ar, que é dormir de lado. Essa posição ajuda a melhorar o fluxo de ar e reduzir a pressão nas vias aéreas, promovendo uma melhor respiração e qualidade de sono geral.
Dormir sem roupa melhora a ventilação da pele, reduzindo a chance de problemas de pele como erupções cutâneas; Aumento da autoconfiança. Dormir nu pode aumentar sua autoestima e imagem corporal, pois incentiva você a abraçar seu corpo de maneira mais natural; Saúde ginecológica.
19 E não chegarás à mulher durante a imundície da sua menstruação, para descobrir a sua nudez, 20 Nem te deitarás com a mulher de teu próximo para cópula, para te contaminares com ela.
Quando dormimos de bruços, a coluna fica desalinhada nesta posição, pressionando a musculatura e terminações nervosas. A pessoa pode acordar no dia seguinte com dores, dormência e tensão muscular, dentre outros desconfortos.
Dormir de barriga cheia realmente faz mal, podendo causar insônia, má digestão, refluxo e apneia do sono. No entanto, fazer uma leve refeição antes de ir para a cama é até recomendado: uma pequena ceia pode ajudar o corpo a produzir melatonina, o hormônio do sono.
Exercício: Encontre uma posição confortável, de preferência com a barriga para cima e braços e pernas afastados e, em seguida, inspire profundamente. Ao soltar o ar, deve-se imaginar que os músculos estão se soltando e relaxando. Repita por 3 vezes.