O nutricionista Felipe França conta que as sementes de mamão são uma boa fonte de nutrientes e incluem fibras essenciais para o bom funcionamento do intestino, além de vitaminas, minerais, magnésio e ferro em boas concentrações.
Além disso, as sementes de mamão também são ricas em fibras que ajudam a combater a prisão de ventre. Assim, é seguro comer as sementes do mamão, que podem ser consumidas na forma fresca ou desidratada e adicionadas em saladas, iogurtes ou sucos, por exemplo.
A semente do mamão possui um grande teor de fibras e, por isso, auxilia de modo especial o funcionamento do intestino, combatendo a constipação. Elas não só evitam a prisão de ventre e o inchaço estomacal, como também podem garantir a saciedade e auxiliar no controle do colesterol.
"O mamão no café da manhã é uma boa estratégia já que desde essa hora você começa a preparar seu corpo para uma digestão melhor durante o dia. O mamão tem uma enzima chamada papaína, que ajuda muito na quebra dos nutrientes no nosso estômago, principalmente proteínas.
Algumas, inclusive, possuem propriedades específicas que estimulam o metabolismo e promovem uma boa noite de sono. São elas: kiwi, abacaxi, mamão e maçã.
As fibras presentes no mamão estão relacionadas à redução da absorção de toxinas, carboidratos e gorduras no organismo. Outro efeito importante das fibras é o de estimular o crescimento das bactérias benéficas presentes no intestino, e que estão relacionadas à regulação da permeabilidade intestinal.
O que acontece com meu corpo se eu comer mamão todos os dias?
Malefícios do mamão: comer a fruta em excesso pode causar distúrbios digestivos. Embora o mamão seja uma fruta saudável e nutritiva, consumir em excesso pode ter alguns efeitos colaterais indesejados. Como a fruta tem alto teor de fibras, comer grandes quantidades pode provocar efeitos laxativos e causar diarreia.
O mamão é rico em vitaminas A, C, K, E, complexo B, cálcio, potássio, magnésio e fósforo. Sendo assim, ele possui fontes que ajudam os antioxidantes a combater radicais livres, retardar os sinais de envelhecimento, reduzir rugas e diminuir a acne.
Ele tem contraindicações? Apesar de super saudável, vale uma atenção especial às gestantes: estudos apontam que o látex presente no mamão verde pode causar contrações no útero e até mesmo provocar o aborto. Por isso, grávidas devem consumir apenas o fruto bem maduro para evitar qualquer complicação.
De acordo com a nutricionista, pode-se comer as sementes do mamão, e elas possuem os mesmos nutrientes da fruta. "Não só a semente, mas também casca pode ser utilizada (quando higienizada) na alimentação, evitando desperdícios", afirma Julia Marques.
As sementes do mamão possuem propriedades antiparasitárias, digestivas e anti-inflamatórias, podendo ser consumidas frescas, secas ou trituradas. Elas podem ser adicionadas a smoothies, saladas, iogurtes ou outras receitas.
Acima de tudo, o mamão é muito rico em fibras. E também, em água e magnésio, um mineral que mexe com a flora intestinal de forma boa. Por ser rico em magnésio, deve-se comer meio mamão por dia.
O nutricionista Felipe França conta que as sementes de mamão são uma boa fonte de nutrientes e incluem fibras essenciais para o bom funcionamento do intestino, além de vitaminas, minerais, magnésio e ferro em boas concentrações.
Embora o mamão tenha carga glicêmica um pouco elevada e médio índice glicêmico, é uma fruta que pode ser consumida por diabéticos. Mas com moderações! O ideal é consumir o mamão papaia pela riqueza de nutrientes.
Os dois têm papel importante no combate à prisão de ventre. Em relação a outros benefícios, o papaia carrega uma leve vantagem em relação ao licopeno, uma substância antioxidante ligada à prevenção de doenças do envelhecimento que é mais presente nessa variedade. Os valores são referentes a 100 gramas do alimento.
Devido ao fato do mamão ter ácido fólico (derivado da vitamina B), que ajuda a prevenir fratura de ossos e osteoporose. 2- Ajuda a reduzir o colesterol: É uma excelente fonte de fibras e, se for associado a uma alimentação saudável e a pratica de exercícios, pode contribuir para a redução do colesterol.
Assim como existem as melhores frutas para comer à noite, também existem aquelas que não são recomendadas para a ingestão no período noturno. “O ideal é evitar frutas que carregam muita frutose, como o mamão e a manga, por exemplo”, sugere a nutricionista.
Pode comer mamão todos os dias? Sim, o mamão pode ser consumido todos os dias dentro de uma alimentação equilibrada. Vale lembrar que variar os alimentos que compõem suas refeições é importante para que você consiga obter diferentes nutrientes.
“As fibras auxiliam no funcionamento do intestino e também colaboram para a sensação de saciedade, o que ajuda na perda de peso”, explica a profissional. Com 45 calorias a cada 100 gramas, o mamão também se destaca pelo baixo teor calórico e, por isso, é uma boa escolha para quem está em uma dieta de emagrecimento.
Você sabia que as sementes do mamão podem ser usadas como pimenta? 🌶️ Venha com o Rick Lion (@ricklion) aprender essa dica e transformá-las em um ótimo tempero para carne, frango, peixe e salada! Além disso, as sementes são ricas em nutrientes e fibras, ajudando no bom funcionamento do seu intestino.
Quem está com intestino inflamado pode comer mamão?
O mamão pode ser um grande aliado para pessoas que sentem desconforto abdominal e refluxo após as refeições. "Esta fruta contêm uma enzima chamada papaína, que pode tornar a proteína mais fácil de digerir", explica a nutricionista.