Qual o principal problema que as abelhas vem enfrentando?
Mas, infelizmente, a importância dessas polinizadoras para a produção global de alimentos não está impedindo seu risco de extinção. Nos últimos cinco anos, mais de 500 milhões de abelhas morreram só no Brasil e o principal motivo é a utilização abusiva de veneno.
Pragas – Além dos pesticidas, vírus, fungos, bactérias e outros parasitas são apontados como vilões. O principal é o ácaro Varroa destructor, que se agarra às abelhas, suga sua hemolinfa (o “sangue” dos insetos) e pode transmitir vírus aos animais.
Quais os principais problemas enfrentados pelas abelhas atualmente?
As abelhas enfrentam desafios ambientais graves, incluindo exposição a pesticidas tóxicos, perda de habitat, mudanças climáticas, parasitas e monoculturas agrícolas, ameaçando sua sobrevivência e a segurança alimentar global, destacando a necessidade urgente de ações de preservação.
Conforme destaca a professora Márcia D'avila, as abelhas estão cada vez mais ameaçadas pela ação humana, e os apicultores e meliponicultores sofrem com isso há bastante tempo. Além do desmatamento, a aplicação indiscriminada de produtos químicos também contribui para a extinção desses insetos.
Quais são as principais causas do desaparecimento das abelhas?
A fragmentação ambiental, o uso de agrotóxicos, o manejo inadequado de colmeias e as crescentes Page 8 Rosa et al. Rev. Ciênc. Agrovet., Lages, SC, Brasil (ISSN 2238-1171) 161 infestações de pragas nas colônias são considerados os principais fatores relacionados ao desaparecimento das abelhas.
FUI colher o MEL da ABELHA JATAI (OLHA QUE COISA MAGNÍFICA)
Qual é a causa do desaparecimento das abelhas?
A causa do sumiço repentino em massa também já é conhecida: a aplicação indevida e indiscriminada de defensivos agrícolas. Compostos químicos como inseticidas, fungicidas, herbicidas e acaricidas contaminam as abelhas que saem da colônia em busca de pólen e acabam atingindo toda a colmeia.
Quais são os principais fatores relacionados ao desaparecimento das abelhas?
Dentre estes, destacam-se o uso constante de agrotóxicos, o manejo incorreto de colmeias, a baixa variabilidade genética que afeta diretamente a resistência dos polinizadores ao ataque de pragas, além da poluição ambiental e do desmatamento que, atualmente é considerado o principal fator relacionado à extinção de ...
Agrotóxicos, desmatamento, queimadas, doenças, ácaros, mudanças climáticas, déficit nutricional estão entre as inúmeras causas do desaparecimento ou morte das abelhas.
As abelhas vêm desaparecendo de áreas agrícolas por causa da introdução de espécies exóticas, grandes áreas de monocultura, desmatamento para agricultura e pastagem e, principalmente, fragmentação de habitats e uso excessivo ou incorreto de pesticidas (VIANA; SILVA, 2010).
Existem diversos fatores que contribuem para essa perda na população das abelhas, como a mudança climática, aquecimento global e a poluição. No entanto, Existe uma causa para essas mortes que muitas vezes é esquecida: os pesticidas e produtos químicos que contaminam o meio ambiente.
O que podemos fazer para evitar a extinção das abelhas?
O que podemos fazer para preservar as abelhas
“Criar espécies nativas da sua região, plantar flores e árvores nativas que servem de alimento para elas e evitar o uso de pesticidas em praças e jardins são algumas opções”, relata Daniel Malusá.
Uma frase atribuída ao cientista Albert Einstein previa que: “se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana”.
Quais os possíveis problemas para a redução da população das abelhas?
Dentre os diversos fatores relacionados a esse declínio, podemos citar como sendo os principais: doenças, parasitismo, desnutrição, pesticidas, fatores antrópicos, mudanças climáticas e insuficiência da rainha devido à baixa variabilidade genética (JOHNSON et al., 2010; PIRES et al., 2016).
Quais são os principais desafios enfrentados pelos polinizadores atualmente?
Outros problemas que põe em risco abelhas e outro insetos são perda dos habitats naturais em decorrência do aumento da fronteira agrícola; desmatamentos; parasitas que atacam as colônias e mudanças climáticas.
Quando o fluxo diminui, para não morrerem de fome e não perderem a sua colônia, as abelhas abandonam a colméia e vão procurar um outro local adequado para a sua sobrevivência (Diniz, 1990). Segundo o Prof. Gonçalves (L. S.
Através da polinização, cerca de 80% das plantas se reproduzem. Sem as abelhas, a vida em geral sofreria, já que a vegetação seria completamente reduzida. Insetos de grande importância ambiental, as abelhas afetam a vida humana diariamente sem que ninguém perceba.
Entre as principais ameaças para as abelhas e outros polinizadores naturais, estão as mudanças climática (como o aquecimento global).o desmatamento e a aplicação indiscriminada de inseticidas nas lavouras.
Há algum tempo, estudos mostram o declínio na população de polinizadores, tanto em espécie, quanto em número e, dentre eles, estão as abelhas. Os principais motivos são a perda de habitat natural com o crescimento das cidades, estradas e cultivos agrícolas onde antes era mata nativa.
As espécies invasoras, como a vespa asiática, e algumas doenças são particularmente perigosas para as abelhas. As alterações climáticas, que estão a provocar o aumento das temperaturas e eventos meteorológicos extremos, também contribuem para esta problemática.
Numerosas são as enfermidades que atacam as abelhas, provocando-lhes grandes prejuízos. Entre essas citaremos as podridões da cria (americana e européia), a cria ensacada, a nosemose, a acariose, a paralisia e o mal-de-outono.
O que podemos fazer para ajudar a proteger as abelhas?
Pratique técnicas agrícolas sustentáveis; combata o desmatamento; plante corredores de flora apícola; e amplie a biodiversidade nos campos de monocultivo. Questione as autoridades sobre o problema do desaparecimento e morte das abelhas e como elas irão atuar e se posicionar a respeito.
Como consequência, o desaparecimento das abelhas pode impedir ou reduzir drasticamente a reprodução de muitas espécies de plantas, levando ao desequilíbrio dos ecossistemas e a perda da biodiversidade. A produtividade agrícola também está em risco, podendo ocasionar forte impacto à economia global.
As abelhas são importantes polinizadoras e contribuem fortemente para a produção de boa parte de nossos alimentos. Portanto sua preservação é fundamental! São animais que estão ameaçadas de extinção [43].