Esfregar álcool na pele não diminui febre e pode até causar intoxicação. Tratamento é tradicional em comunidades pobres, mas traz riscos. Crianças pequenas podem até entrar em coma com aplicação.
Baixando a febre com batata, cebola e outros alimentos
Há quem aproveite as compras do mês para tentar abaixar a febre. A "receita" do método orienta que a pessoa prenda nos pés rodelas geladas de batata, cebola, etc.
Ele pode intoxicar o organismo da criança, caso seja absorvido ou inalado, podendo causar uma tragédia. Portanto, passe longe da ideia de usar compressas com álcool para diminuir a febre do seu filho. Além de ser um mito, pois não a diminui, você pode estar colocando-o em riscos que podem ser evitados.
Esfregar álcool pode ajudar a diminuir a febre. O álcool pode arder quando colocado sobre cortes e arranhões, mas seus efeitos de resfriamento na pele intacta levaram muitos pais a usá-lo como um remédio caseiro rápido contra febre em crianças pequenas.
Beber água e boa alimentação. A hidratação é um dos fatores mais importantes quando o assunto é tratar a febre, já que a ingestão adequada de água estimula o organismo a combater o que está nos deixando doentes.
Para baixar a febre podem ser usadas medidas caseiras como retirar o excesso de roupa, colocar uma toalha molhada na testa ou tomar banhos mornos. No entanto, também pode ser indicado o uso de medicamentos como paracetamol, dipirona ou ibuprofeno.
Tome um banho morno (não frio) ou aplique toalhas húmidas na testa e pulsos. Vista roupa leve (mesmo que sinta arrepios), mantenha a temperatura ambiente fresca e diminua a quantidade de roupa de cama. Tome os medicamentos antipiréticos recomendados pelo seu médico assistente.
Umedeça um pano com água fria ou levemente morna e coloque sobre a testa do bebê. Um pano menor também pode ser utilizado nos pulsos. Parecido com as compressas, o banho morno também ajuda muito na hora de abaixar a alta temperatura corporal do bebê.
À partir dos 37,5 graus se fala propriamente em febre, mas se não há outros sintomas com mal estar generalizado, dor de cabeça, muscular ou das articulações, o melhor é deixar evoluir a febre e ver como se resolve a enfermidade. Febre alta é quando chega a 38 graus nas crianças e 38,5 graus nos adultos.
Normalmente, as pessoas se recuperam das febres comuns naturalmente, conforme o sistema imunológico age. Mas como o estado febril traz sintomas desagradáveis, muitos usam medicamentos, o que pode ser desnecessário em alguns casos.
O que fazer quando a febre não baixa de jeito nenhum?
Uma das primeiras medidas para esses casos é a hidratação. Se após 30 minutos, a febre persistir, pode-se dar um antitérmico (paracetamol ou dipirona) e observar. “O importante é observar se há outros indícios preocupantes.
Use roupas leves e cobertores finos. Banho morno: tomar um banho em água morna ou usar uma compressa morna pode ajudar a baixar a temperatura do corpo. Evite usar água muito fria, pois pode causar calafrios, o que pode aumentar a febre. Ambiente fresco: mantenha o ambiente fresco, mas não excessivamente frio.
É por isso que a literatura especializada defende que nem sempre é preciso receitar antitérmicos. Continue lendo para saber como baixar a febre e aliviar os sintomas com métodos não medicamentosos. Mas, vai uma dica: baixar febre com álcool não é uma das maneiras recomendadas.
Algumas pessoas podem até dizer: quando tive febre fiquei sonolento, dormi por horas seguidas. Mas não é um sono de boa qualidade. Porém, ainda que durante a febre o sono tenha uma qualidade inferior, dormir é parte importante do processo de cura”, explica o especialista.
Embora muitas pessoas se preocupem achando que a febre possa ser prejudicial, as elevações temporárias típicas da temperatura corporal para 38 °C a 40 °C (100,4° a 104° F) causadas pela maioria das infecções de curta duração (agudas) são bem toleradas por adultos saudáveis.
Vale a pena medir a temperatura em diferentes momentos do dia e também anotar os horários e as alterações apresentadas. Vale destacar que o estado febril passa a ser considerado a partir dos 37,8°C. A febre é considerada leve até 38,5°C e grave quando atinge ou ultrapassa os 39,5°C.
E vai se tornar mais alta de novo. Um segundo erro frequentemente cometido são os banhos com álcool. Nunca coloque compressas com álcool no seu filho quando ele estiver com febre. Ele pode inalar a substância, o que representa um risco.
No passado, quando a criança tinha febre, era comum as mães ou avós utilizarem batatas —algumas apostavam na cebola— para resolver o problema. O truque, passado de geração em geração, consistia em colocar rodelas cruas e geladas do alimento presas às solas dos pés ou à testa.
O método mais comum é colocar uma toalha molhada em água fria na testa e nos pulsos da pessoa que está com febre. A mudança de temperatura pode ocorrer alguns minutos após a colocação do tecido.
Um ótimo remédio caseiro para febre é colocar uma toalha molhada com água fria na testa e nos pulsos da pessoa. Assim que a toalha ficar numa temperatura menos fria deve-se molhar a toalha novamente em água fria.