Além disso, as bebidas esportivas, como o Gatorade, também devem ser evitadas, pois contêm açúcares que podem piorar a diarreia, assim como as bebidas alcoólicas.
1)Orientar a ingestão de mais líquidos que o habitual para prevenir a desidratação: a) O paciente deve tomar líquidos caseiros (água de arroz, soro caseiro, chá, suco e sopas) ou Solução de Reidratação Oral (SRO) após cada evacuação diarreica; b) Não utilizar refrigerantes e não adoçar o chá ou suco.
“Para evitar esse quadro, é essencial a ingestão de líquidos como água, chás, água de coco e sucos naturais. Além disso, nessa lista, pode-se incluir também o soro caseiro. Ele atua na reidratação e contribui para o organismo se recompor.
Estou com infecção intestinal posso tomar Gatorade?
Os seguintes passos podem ajudar a aliviar os sintomas e prevenir a desidratação em adultos com gastroenterite aguda: beber uma porção de líquidos tais como suco de frutas, bebidas esportivas (gatorade, p. ex.), refrigerantes decafeinados e caldos de carne, para repor líquidos e eletrólitos.
O que é melhor para diarreia Gatorade ou água de coco?
A água de coco é recomendada para ajudar a tratar a diarreia, porque ajuda a repor o potássio e o sódio, que são nutrientes fundamentais para manter as funções do organismo e que são eliminados em grandes quantidades durante as crises de diarreia.
“Por se tratar de uma bebida rica em carboidratos, pode levar ao ganho de peso e não deve ser consumida por diabéticos. Pessoas hipertensas e com doenças renais também não devem consumir por causa da presença de sódio”, orienta.
Loperamida (Diasec, Imosec ou Kaosec): reduz os movimentos do intestino, fazendo com que as fezes fiquem mais tempo no intestino, promovendo a absorção de água e tornando-as mais duras.
Muitas vezes, a diarreia é autolimitada, ou seja, se cura sozinha depois de alguns dias. Nesses casos, basta ingerir bastante líquido e bebidas que ajudam a repor os sais minerais perdidos, como soro caseiro e preparações líquidas vendidas em farmácias. Além de se alimentar bem até que o organismo se recupere.
A água com limão é capaz de melhorar a atividade intestinal, assim tornando mais eficaz a eliminação de resíduos e substâncias inúteis ao organismo. Além disso, ajuda na absorção e na reabsorção de nutrientes e na produção de algumas vitaminas do complexo B.
A diarreia persistente pode ter inúmeras causas. As mais comuns são as intolerâncias alimentares, o uso prolongado de certos tipos de medicamentos e a ocorrência de infecções por bactérias ou vírus. Entretanto, essa condição também pode estar relacionada a algumas alterações intestinais.
Fezes com coloração esverdeada podem indicar que os alimentos estão passando muito rápido pelo intestino, sem tempo suficiente para serem totalmente digeridos. Isso pode ser causado por problemas como diarreia de diversas causas e doenças inflamatórias intestinais (como doença de Crohn e colite ulcerativa).
casei é outra cepa probiótica que foi estudada por seus benefícios antidiarreicos. Alguns estudos sugerem que ele trata diarreia infecciosa e associada a antibióticos em crianças e adultos. Esses são os lactobacillus presentes no famoso Yakult, ou seja, a bebida pode ser usada para tratar casos de diarreia.
O que não se deve comer quando se está com diarreia?
Mas, em geral, especialistas não recomendam alguns tipos de comidas que costumam agravar quadros de diarreia na população em geral. A exemplo de alimentos gordurosos, apimentados, fritos e doces, além de sucos, bebidas alcóolicas e alimentos integrais ou com fibras dietéticas insolúveis (como feijão e trigo integral).
Ao repor eficazmente os líquidos perdidos e manter o equilíbrio eletrolítico, o Gatorade oferece suporte fundamental para atletas e indivíduos ativos, garantindo que eles permaneçam hidratados e mantenham o foco no desempenho máximo. Além disso, as bebidas isotônicas têm seu papel mesmo após a atividade física.
A diarreia aquosa pode ser causada por infecções por gastroenterite viral, infecções por bactérias ou parasitas, ou intolerância à lactose, mas também devido a condições de saúde, como doença celíaca ou síndrome do intestino irritável, por exemplo.
A diarréia é um desarranjo do intestino com aumento do número de evacuações e fezes amolecidas ou líquidas. Causas: Os germes causadores da diarréia costumam chegar ao ser humano através da boca, podendo estar na água ou alimentos contaminados. A maioria das diarréias é causada por vírus, bactérias ou parasitas.
Os casos de diarreia apresentam, em geral, duração curta e são autolimitados. “Este período costuma variar entre cinco e sete dias”, afirma o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos. Contudo, há quadros de diarreia mais prolongados, que exigem uma investigação mais profunda.
No tratamento da diarreia aguda, a substituição de SRO com glicose por solução com alto teor de amilase de amido de milho reduziu a duração da diarreia em 55% e reduziu significativamente o peso fecal após 12h.
Dentre todos os medicamentos para diarreia, Imosec 2 mg continua se apresentando como o melhor e mais eficaz remédio para cortar diarréia do mercado. A fórmula deste remédio para diarreia aguda age diretamente no intestino, tornando as fezes mais concentradas e sólidas, combatendo a evacuação constante.
Explicamos o soro caseiro e a soluções de hidratação oral com mais detalhes no seguinte artigo: Soro caseiro: como fazer e para que serve? Chás, refrigerantes, isotônicos (ex. Gatorade) e sucos de fruta não são as melhores opções, mas podem até ser usados nos casos de diarreia leve, com pouca ou nenhuma desidratação.
Quando seu filho está doente, o soro é a melhor opção para repor os eletrólitos perdidos durante a diarreia e vômitos. Não se engane: Gatorade não é a mesma coisa que soro, e oferecer essa bebida pode até piorar a situação.
Qual quantidade de Gatorade devemos tomar? Deve-se ingerir de 250 a 600 ml de Gatorade, pelo menos duas horas antes do exercício físico. Durante o exercício, consuma Gatorade a cada 15-20 minutos, e a quantidade ideal deve ser calculada pela perda individual de suor.