Carros a diesel são mais caros de manter do que os carros a gasolina. VERDADE! Em geral, os carros a diesel tendem a ter uma manutenção um pouco mais cara do que os carros a gasolina. Isso se deve principalmente à complexidade dos motores a diesel e aos sistemas de controle de emissões mais sofisticados.
O diesel também tem emissões menores de gases de efeito estufa, se comparados com os motores a gasolina. Para o uso em carros, a maior desvantagem é o preço: são veículos mais robustos e com maior conteúdo tecnológico e, por isso, custam mais caro. Existem vários exemplos destes no Brasil.
Economia: carros a diesel normalmente consomem menos combustível por quilômetro em comparação aos carros a gasolina, proporcionando economia ao longo do tempo. Revenda: veículos a diesel tendem a manter seu valor de revenda melhor que os carros a gasolina.
Quem tem ou já teve uma picape a diesel no Brasil sabe que o seguro desses modelos é bastante alto. Isso ocorre porque elas têm maior índice de roubo no País. Por isso, é sempre bom pesquisar preços e analisar os serviços embutidos - se houver - nas apólices, como chaveiro, encanador, eletricista, guincho etc.
Cada tipo de combustível e motor possui suas características. Se você busca trajetos mais curtos a médios, sabe-se que o veículo mais indicado e que traz a suavidade no percurso é a gasolina. Mas, se você quer ser aventureiro, viajar por lugares mais distantes e ter toda a potência necessária, recomenda-se o diesel.
PL prevê o fim dos carros a diesel e a gasolina a partir de 2030. Há um Projeto de Lei (PL) mais radical e que prevê a extinção dos automóveis movidos a diesel a partir de 2030.
A durabilidade de um motor a diesel varia significativamente de acordo com vários fatores, incluindo o uso, a manutenção e a qualidade do combustível. Em condições ideais, um motor a diesel bem mantido pode durar entre 300.000 a 800.000 quilômetros antes de precisar de grandes reparos ou substituição.
A primeira vantagem do carro a diesel está exatamente na economia de combustível. Isso ocorre porque o motor movido pelo combustível funciona de forma diferente do que recebe gasolina ou etanol. Com diesel, os veículos considerados pesados chegam a fazer entre 25 a 30 quilômetros por litro.
Além disso, devido ao avanço tecnológico envolvido em seu desenvolvimento, os motores a diesel possuem uma notável durabilidade. Eles são construídos com maior robustez e apresentam uma taxa de compressão significativamente maior em comparação aos motores flex, já que não dependem de velas de ignição para a partida.
Por ser mais robusto, os motores a diesel conseguem ter uma durabilidade maior em comparação com os movidos a gasolina. Como desvantagens, os carros a diesel costumam ser bem mais caros se comparados aos outros combustíveis. Além disso, o motor é mais pesado e mais barulhento.
2. Velocidade de combustão. Como já falamos antes, nos motores diesel a combustão do motor é muito mais rápida, quase instantânea, já que a mistura ar/combustível auto-ignifica-se praticamente ao mesmo tempo em toda a câmara de combustão.
Os gases resultantes da sua combustão são quatro vezes mais poluentes do que a gasolina e, trata-se também de uma fonte não renovável de energia, com o agravante que possui ainda menor disponibilidade.
Enquanto a queima da gasolina acontece pela indução das velas, o diesel queima por compressão. Dessa forma, a tecnologia envolvida é diferente, o que eleva o custo da produção do motor. E não é só isso, além do valor dos carros a diesel ser mais caro do que os movidos a gasolina, o preço da manutenção também é maior.
E quais as principais desvantagens dos carros movidos a diesel? Na realidade, a principal desvantagem dos carros a diesel era o fato de o combustível custar mais caro do que a gasolina. Entretanto, diante de acontecimentos recentes, o preço da gasolina disparou, ultrapassando muito o preço do diesel.
Consumo: sem dúvida, essa é uma das maiores vantagens dos veículos com motor a diesel. Eles podem fazer até 25 quilômetros por litro, marca impensável em veículos do mesmo porte movidos a gasolina.
Segundo afirma o economista, consultor automotivo e CEO da Mobiauto, Sant Clair Castro Jr., a principal razão da desvalorização das caminhonetes e um SUVs a diesel está relacionada à alta do preço do óleo diesel em 2022.
Conforme relata um estudo da Mobiauto noticiado pelo AutoEsporte, carros movidos a diesel tendem a desvalorizar quase 50% a mais do que os que rodam em outro tipo de combustível.
O diesel S10 tem prazo de validade, habitualmente estraga em 60 dias parado e apodrece em 90 dias parado, atenção máxima a isso ou o que aconteceu no vídeo poderá ser sua realidade! Obs existem produtos que adicionados ao combustível prolongam a vida útil do mesmo.
A maioria dos geradores é projetada para operar por um determinado número de horas antes de precisar ser desligada para manutenção ou resfriamento. Os geradores a diesel, por exemplo, podem operar continuamente por até 2000 horas antes de precisar de manutenção.
Assim como no Etanol e Gasolina, o Diesel também não possui prazos pré-estabelecidos para a validade. Para o Diesel, segundo o Manual de Diesel 2023 (criado pela Petrobras):"... movimentado e armazenado conforme as recomendações, não são observados problemas dentro de um prazo médio de, pelo menos, 30 dias."
Considerado econômico e mais durável, o motor a diesel possui, sim, muito mais torque que o movido a gasolina. Uma das explicações é porque o motor a diesel tem um pistão mais longo, o que dá mais força para saída da inércia.
Motor a diesel é mais durável, e é por isso que vemos muitos caminhões velhos rodando sem nenhum problema pelas rodovias. Isso conta muito. Por ser mais robusto, ele consegue ter uma durabilidade maior em comparação com o movido a gasolina.
Depois de avaliar qual será o uso do veículo, outros fatores devem ser considerados antes de escolher um carro para chamar de seu. Os carros a diesel estão associados a modelos mais esportivos, e acabam sendo mais resistentes, já que o motor oferece torque e potência a baixas rotações.