Usar água pura no sistema de arrefecimento pode provocar a criação de impurezas nas galerias e componentes do sistema de arrefecimento, além de provocar o aparecimento de corrosão e acelerar o desgaste das mangueiras.
Dessa forma, o uso de água de origem tradicional a longo prazo danifica o rolamento da bomba d'água, o radiador, a válvula termostática e o motor. Por isso, o ideal é que se utilize água dessalinizada (não contém sais minerais, nem cloro e flúor).
Baixar um pouco o nível do líquido de arrefecimento, a “água do radiador”, é normal. O que ée rrado comum é você completar com água. Dizem alguns: “mas eu só completo com água desmineralizada, aí eu fico tranquilo”. Não fique não!
O prazo de validade pode variar entre 10 a 30 mil km, ou de um ano a cinco anos de duração! As condições de tráfego também afetam o desempenho. Enfim, o recomendado pelos fabricantes é utilizar o aditivo, mas se você pode sim usar água desde que ela seja deionizada como falamos antes.
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Qual a água indicada para radiador?
O correto é utilizar Água desmineralizada (ou água desionizada), pois ela não possui os sais minerais, sendo própria para utilização no sistema de arrefecimento. A proporção de água e aditivo dever ser aquela indicada pelo fabricante no manual do veículo, podendo variar de 40% a 60% de cada um.
A troca do líquido de arrefecimento só pode ser feita depois de uma limpeza completa do sistema. Há a necessidade também de ser realizada a “sangria” deste, já que não se pode ter bolhas de ar dentro do circuito, que deve ser preenchido somente com água desmineralizada e aditivo.
Alguns indicam a primeira substituição ao atingir 30 mil quilômetros ou um ano. Outros dizem que a troca deve ser realizada aos 120 mil quilômetros ou 5 anos. Mas a maioria recomenda a substituição a cada dois anos.
As causas da água do radiador baixar: Vazamentos: Vazamentos podem ocorrer em mangueiras rachadas ou frouxas, vedações e juntas desgastadas, rachaduras no radiador ou reservatório, caixa d'água do radiador danificada ou até mesmo a bomba d'água com defeito.
Desgaste prematuro das peças: O superaquecimento frequente do motor devido à falta de água no radiador pode levar ao desgaste prematuro de peças. Como, por exemplo, juntas, selantes e mangueiras do sistema de arrefecimento. Esses danos podem levar a vazamentos e falhas no sistema.
Com o motor do automóvel frio (ou seja, não faça logo após desligá-lo), abra o capô do carro. Localize o reservatório de água do radiador, que geralmente fica à direita. Observe o nível de água e, se necessário, complete até o limite indicado usando um funil. Para isso, desenrosque a tampa e coloque a água aditivada.
Existem vários métodos para obter água desmineralizada. O mais comum é a osmose reversa, que utiliza uma membrana semipermeável para remover impurezas e minerais da água. Outro método é a troca iônica, onde íons indesejados são substituídos por íons inofensivos, como hidrogênio ou hidroxila.
O que acontece se encher demais o reservatório de água do radiador?
Assim, quando ela está alta, pode causar queimaduras nas partes do motor. Por isso, é importante usar um fluido de arrefecimento composto por água desmineralizada e aditivo.
Vale destacar que nunca se deve abrir o reservatório, também conhecido como vaso de expansão, com o motor ainda quente - o líquido e os gases aquecidos e sob pressão podem causar queimaduras graves.
Nessa situação recomenda manter o motor ligado, pra que a bomba d'água continue mantendo o líquido em circulação, e vai se completando devagarzinho com água fria, pra evitar um choque térmico.
“O normal seria não baixar nunca. Mas há sistemas que tem pequena perda por evaporação, o que podemos considerar comum completar o líquido entre as marcas mínimo e máximo em até 200 ml em uma semana”, diz.
É normal que o fluido do sistema de arrefecimento fique baixo. No entanto, é importante diferenciar a perda normal de vazamento, já que na maior parte dos carros é tolerada uma pequena baixa do nível, pois existem alguns sistemas que possuem perda por evaporação.
É importante frisar que, de acordo com os fabricantes, em média 200 ml por semana são perdidos dos sistemas de refrigeração líquida dos carros, devendo-se sempre completar quando o nível estiver abaixo do mínimo.
Por isso, não é possível pedir para completar com água, pois isso dilui o aditivo radiador e faz com que ele perca sua eficiência. O ideal é aguardar o tempo certo para fazer a troca.
Após entender ser preciso usar água mais o fluido, o motorista deve considerar a quilometragem rodada ou os meses e se atentar a troca. Recomendamos a substituição do fluído a cada 30 mil km para sistemas comprometidos ou sempre a cada 6 meses, conforme as condições que se encontra o sistema.
O que acontece se colocar água normal no radiador?
Se você usar água comum da torneira, o que pode acontecer é que você estará acelerando o processo de corrosão, além de entupir os canais do radiador com depósitos minerais, podendo reduzir a eficiência do resfriamento do seu carro.
Muitas pessoas também ficam em dúvida quanto a cor do aditivo. No mercado, é comum encontrar aditivos rosa e verde, normalmente em cores bem fortes. A cor não muda a composição, sua principal função é facilitar a identificação de vazamentos e definir a base do aditivo, que pode ser orgânico ou sintético, por exemplo.
Quando você inicia o motor, a luz de baixo nível de refrigerante deve acender durante 1 ou 2 segundos e depois se apagar. Se não desligar, significa que o nível de líquido do radiador está muito baixo, insuficiente para resfriar o compartimento do motor quando for necessário.