Deixar o seu notebook sempre na tomada pode superaquecer a bateria e causar danos a longo prazo. O principal deles é reduzir a capacidade de carga. É importante usá-lo na tomada apenas quando estiver descarregando. Dessa forma ele dura muito mais tempo do que se ficar o tempo inteiro conectado na energia elétrica.
Deixar o seu notebook conectado o tempo inteiro na energia não faz com que a bateria fique “viciada”. Esse efeito era muito comum em baterias mais antigas, geralmente feitas de níquel cádmio. As baterias de íons de lítio, utilizada nos notebooks mais novos, não possuem esse efeito.
“Se você usa seu computador múltiplas vezes por dia, é melhor deixá-lo ligado. Se você o usa por um período curto – digamos uma ou duas horas – apenas uma vez por dia, ou ainda menos, então desligue-o”, explicou Leslie.
É errado deixar o notebook ligado 24 horas por dia?
Do mesmo modo, estando ligado 24h por dia, o notebook vai demandar muita energia. Ou seja, o usuário vai precisar conectar o carregador várias vezes, o que certamente vai implicar um aumento no gasto de energia elétrica. O ideal, então, é que sejam feitas pausas ao longo do dia.
Como ponto negativo existe um único: com o uso constante sem realmente desligar o computador, ele pode acabar ficando meio lento após alguns dias. Já no modo Dormir, ainda se gasta energia para manter a sessão salva na memória.
Deixar o notebook ligado na tomada o tempo todo faz mal?
Tem que desligar o notebook todo dia?
Motivos para desligar sempre o computador
Ficar em constante atividade faz o computador acumular calor por longos períodos de tempo, com o risco de danificar o hardware na falta de ventilação adequada.
O notebook não é necessariamente danificado quando se fecha a tampa sem desligá-lo. O único problema que pode ocorrer é você perder algum download ou documento que estiver aberto quando fizer isso. Quando a tampa do notebook é fechada, o Windows pode ser encerrado ou entrar em estado de hibernação.
Hibernar: presente em alguns aparelhos e indicado para pausas mais longas, consome ainda menos energia do que a suspensão, mas leva um pouco mais de tempo para retomar arquivos e programas que estavam abertos; Desligar: corta totalmente o consumo de energia e é ideal para o encerramento do dia de trabalho, por exemplo.
um micro pode ficar ligado 24 horas desde que voce tenha refrigeracao adequada, porem o hd tera menos tempo de vida util! quanto ao monitor, na verdade a media de consumo eh de 70 a 85% do consumo do micro, dependendo da polegada.
Economia de energia: desligar o computador quando não está em uso pode ajudar a economizar energia e reduzir a conta de luz. Prolongamento da vida útil do hardware: o desligamento regular do computador pode ajudar a prolongar a vida útil do hardware, uma vez que o equipamento não fica exposto a desgaste constante.
As baterias de lítio, que são as mais comuns em notebooks, são sensíveis ao calor. Evite usar o notebook em superfícies quentes, como o colo ou o peito, e evite usá-lo em ambientes com temperaturas muito altas.
Desligar completamente o computador e o monitor (usando o comando de desligamento do computador e pressionar o botão liga/desliga do monitor) pode economizar quantidades consideráveis de eletricidade ao longo de um ano.
No caso das baterias de íon-lítio e de notebooks com proteção integrada, não há qualquer problema em usar o aparelho direto na tomada. As baterias que viciavam eram as pesadas e antigas, de níquel. Apesar de não comprometer a vida da bateria, você deve sim toma um cuidado ao usar direto o notebook conectado na tomada.
A princípio, uma computador pode ficar ligado direto por semanas ou até mesmo meses sem problema algum. Esta prática, por si só, normalmente não faz com que os componentes da máquina se desgastem mais rapidamente.
Deixar o seu notebook sempre na tomada pode superaquecer a bateria e causar danos a longo prazo. O principal deles é reduzir a capacidade de carga. É importante usá-lo na tomada apenas quando estiver descarregando. Dessa forma ele dura muito mais tempo do que se ficar o tempo inteiro conectado na energia elétrica.
Muitos usuários pensam que é necessário desligar o notebook ou PC quando o dia termina, como se o computador precisasse de uma boa noite de descanso, assim como nós. No entanto, essa prática nem sempre é necessária. Caso a sua rede de internet seja segura, não há problema em deixar o equipamento em modo de suspensão.
Deixe aberto por via das dúvidas; pra deixar um pouco mais ventilado o laptop. E também use o perfil de economia de energia do seu sistema operacional, afinal de contas, downloads não pedem muito poder de processamento da cpu.
Na verdade é recomendável não deixar o PC na tomado em caso de que você não esté utilizando. É bom desligar da tomada, porquê em dias de chuvas pode acontecer sobrecarga na rede causada por relâmpagos, e pode queimar o Pc.
O que acontece se deixar o notebook desligado por muito tempo?
Caso a máquina venha a ficar sem uso por um período prolongado (mais de quinze dias), é muito importante remover a bateria principal, para evitar que as baterias internas (alimentadas pela principal) venham a vazar, o que pode até inutilizar a placa-mãe.
Desligar um PC "à bruta" ao carregar por alguns segundos no botão ou ao desligar a corrente eléctrica (ambos fazem basicamente o mesmo) pode provocar perdas de dados (principalmente se tinhas algo a gravar/transfer quando desligas a máquina e , em alguns SO mais "picuinhas" podes até provocar corrupção do sistema de ...
Quando você fecha a tampa de seu notebook, seu computador será suspenso de forma a economizar energia. Isso significa que o computador não está exatamente desligado — ele está apenas dormindo.