As duas formas estão corretas, o que depende é a ocasião em que são empregadas. Como a gramática tradicional considera apenas a existência dos pronomes pessoais eu, tu, ele, nós, vós e eles, quando fazemos o uso da norma culta, é exigido o “nós”. Já na comunicação informal, o “a gente” é perfeitamente aceitável.
Errado: Agente vai almoçar no restaurante da esquina hoje. Correto: A gente vai almoçar no restaurante da esquina hoje. Explicação: A gente é uma locução que equivale à palavra nós e deve ser conjugada na terceira pessoa do singular, como na frase acima. Agente é um substantivo comum e se refere à profissão de alguém.
Grato! A escolha entre "vá" e "vai" depende do contexto da frase e da conjugação verbal que você precisa usar. Vá: é a forma do verbo "ir" no modo imperativo, usado para dar uma ordem ou fazer um pedido. Você usaria "vá" quando estiver direcionando alguém a fazer algo.
A GENTE VAI OU A GENTE VAMOS? ? Qual é o correto? Aprenda de VERDADE!
Vai com agente ou a gente?
Escreva: a gente faz, a gente come, a gente viaja... sempre no singular. Já a palavra AGENTE escrita junto, sem o espaço entre o A e o GENTE indica um profissional: o agente de turismo, o agente penitenciário, o agente secreto... Houve acidentes OU houveram acidentes?
A expressão “a gente” não é indicada para uma linguagem formal, mas é muito usada na linguagem informal. Já o pronome “nós” é muito usado tanto na linguagem formal quanto na informal, sendo o mais indicado para situações que exigem maior formalidade.
Como o sujeito do verbo “vamos” é “nós” – ele só não está escrito, mas está subentendido na mensagem –, o pronome adequado para se empregar aqui é “nos”, e não “se”.
A gente: locução empregada coloquialmente em substituição ao pronome nós. Agente: Substantivo que nomeia aquele que age ou exerce alguma ação. Há gente: Substituição à expressão existem pessoas.
Comumente dizemos: vou no dentista, vou no banheiro, vou na farmácia, querendo nos referir ao lugar para onde estamos indo. Mas a regência verbal anula esta convenção, pois quem vai, vai a algum lugar, e não em, na ou no algum lugar.
Entretanto, quando após o pronome houver pronomes como OUTROS, MESMOS, PRÓPRIOS, TODOS, numerais ou mesmo uma frase, devemos usar a expressão COM NÓS: “Doutor Almir jantou COM NÓS TODOS”; “Quero que você fique COM NÓS MESMOS”; “Ele quer se reunir COM NÓS TRÊS”.
O pronome também é recomendado para situações formais de uso da língua - como um seminário acadêmico. Já na comunicação informal, “a gente” é perfeitamente aceitável. Leia, abaixo, as regras de concordância para usar corretamente essa forma verbal.
explicação do é nós ou é a gente aqui no rio de janeiro. é nós significa facção do comando vermelho. quando fale a gente significa facção rival. que é o 3º comando.
(A expressão “a gente” é um substantivo singular com ideia de plural, por isso, no período seguinte, a forma verbal “fomos” está no plural. Essa construção, no entanto, é inadmissível na linguagem escrita).
A construção correta é a gente vai. A palavra gente designa «um conjunto de pessoas», mas é um nome singular. Por isso, o verbo deve estar na terceira pessoa do singular: – A gente vai sair logo à noite?
A expressão “a gente” não é indicada para a linguagem formal, mas é muito usada na linguagem informal. Já o pronome “nós” é muito usado tanto na linguagem formal quanto na informal, sendo o mais indicado para situações que exigem maior formalidade.
A realidade é uma só: temos, em terras brasileiras, um idioma que usa duas formas para designar a primeira pessoa do plural: a formal (nós) e a informal (a gente).
“A gente” escrito separado é uma maneira informal de referir-se à primeira pessoa do plural, o pronome “nós”, e deve sempre ser usado no singular. Já, “agente”, é um substantivo que trata daquele que atua.
Correctissimo! "(Nós) iremos" é muito formal. Num contexto casual, entre amigos, por exemplo, seria até um pouco "ridículo", para não dizer pernóstico, usar o futuro do presente. A estrutura ir + infinitivo permite-nos falar de ações a realizar num futuro próximo.
Enfim, escrito junto, é um advérbio de tempo sinônimo de finalmente, por último, para finalizar e em suma. Por exemplo: “enfim, a sós”. Em fim, escrito separado, é uma locução adverbial de tempo que significa no final de algo, como em: “Beto está em fim de carreira”.
A forma VEM (sem acento) é a 3ª pessoa do singular do verbo VIR (presente do indicativo). Veja o exemplo: “Ela já confirmou que VEM de metrô e vai chegar mais tarde.” Já a forma VÊM, com acento circunflexo, também é do verbo VIR, só que da 3ª pessoa do plural.