O inventor da tensão elétrica é o físico italiano Alessandro Volta. Por conta disso, a tensão elétrica ficou conhecida popularmente como voltagem. Apesar da merecida homenagem, vale lembrar que o termo voltagem não está correto.
Porém, sabia que, tecnicamente, esse termo não existe? A grandeza elétrica que chamamos de voltagem é, na verdade, a tensão elétrica — a qual também pode ser chamada de diferencial de potencial elétrico (DDP). A palavra voltagem nasceu porque a unidade que representa a tensão elétrica é o Volt (V).
A palavra voltagem exite pois a unidade que representa a tensão elétrica é o Volt da qual se derivou a palavra voltagem, ou seja, é errado usar esse termo pois ele é visto, na comunidade científica, como um termo “mal traduzido” do que deveria ser em inglês.
Na física, a tensão pode ser calculada usando a Lei de Ohm, que nos diz que a tensão é igual à resistência vezes a corrente. A resistência indica a dificuldade com que a eletricidade flui.
É válido citar que “amperagem” é o termo leigo quando queremos nos referir à corrente elétrica. Podemos usar amperagem ao conversar com outra pessoa de modo coloquial, mas, para respeitar o termo técnico, usamos “corrente”.
COMO CRIAMOS UM CANTO NA MINHA VARANDA. COMPOSIÇÕES COM VASOS, PLANTAS, MACRAME E UMA FONTE LINDA
Como descrever voltagem?
A voltagem é essencialmente sinônimo de tensão elétrica, mas o termo é usado de maneira mais coloquial e específica para descrever a magnitude dessa tensão em um circuito elétrico. O termo “voltagem” vem de “Volt”, a unidade de medida da tensão elétrica no Sistema Internacional de Unidades (SI).
A unidade de tensão elétrica é o volt (V) e a grandeza é representada pela letra V, em maiúsculo, para sinais contínuos e em minúsculo para sinais alternados. A tensão elétrica é calculada pela relação da energia potencial elétrica, dividida pela quantidade de carga fornecida.
Segundo a ABRADEE (Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica), a maioria dos Estados do Sudeste, Norte e parte do Centro-Oeste usa a tensão 127 V. Já no Sul, Distrito Federal, Goiás e Nordeste, a voltagem instalada é de 220 V.
Resposta Esperada: A 110 volts é menos perigosa. Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.
A unidade de medida da tensão elétrica é Volt, representado por V, em homenagem a Alessandro Volta. Podemos calcular a tensão elétrica de diversas formas, mas a fórmula mais utilizada é a da primeira lei de Ohm.
VOLTS é a tensão, ou seja a diferença de potencial. AMPERES é a corrente elétrica, ou seja a quantidade de elétrons que passa no fio em um determinado tempo. WATTS é a potência, ou seja a capacidade de pegar a energia e transformar em trabalho (iluminar, aquecer, gerar força).
Os aparelhos elétricos usados cotidianamente funcionam em 110 V ou em 220 V. Do ponto de vista técnico, não há diferença entre essas tensões. Grande parte dos equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos utilizados no cotidiano oferece a opção para ligação de 110 V (volts) ou 220 V.
Agora, se for ao contrário, e se você ligar um aparelho de 220V numa tomada 127V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência, porque a corrente elétrica não vai ser suficiente. O certo é usar sempre a voltagem indicada!
Embora seja muito comum falar 110V, no Brasil tem apenas dois tipos de tensão: a tensão 127 volts e a 220 volts. Essa confusão acontece porque existia a tensão 110 volts no país, que tá sendo extinta e dando lugar à de 127 volts, que representa uma média de tensão mais realista e eficaz do que a de 110 volts.
Portanto a tensão é a tendência que uma carga tem de ir de um ponto para o outro. Normalmente, toma-se um ponto que se considera de tensão=zero e mede-se a tensão do resto dos pontos relativamente a este.
Para verificar se seu equipamento é bivolt, basta olhar as etiquetas de identificação. Ele deve estar com a voltagem que ele aguenta, por exemplo: 100V ~ 240V. Esse número, por exemplo, significa que o aparelho aguenta qualquer voltagem dentro desse intervalo.
A explicação técnica diz que um Volt (representado sempre pelo símbolo “V”) é equivalente ao potencial de transmissão de energia (medido em Joules) dividido pela carga elétrica (medida em Coulombs) entre dois pontos distintos.
A melhor opção de voltagem para você depende de seus objetivos e necessidades. Se a segurança é sua prioridade, o sistema de 110V pode ser a melhor escolha. Se você busca economia na instalação, o sistema de 220V pode ser mais vantajoso.