O coração de bananeira, uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional), é uma iguaria pouco conhecida no Brasil, caracterizada por sua forma em formato de coração e sabor amargo.
O xarope de coração de banana é muito usado como expectorante e para acalmar a tosse, mas também ajuda na imunidade, em alguns casos de anemia e para fortalecimento de ossos.
A eliminação do coração da bananeira proporciona aumento do peso do cacho, melhora a sua qualidade e acelera a maturação dos frutos, reduz os danos por tombamento das bananeiras, além de ser uma prática fitossanitária no controle do tripes e do moko.
A composição de minerais no coração de bananeira é bastante variada, sendo o potássio o composto presente em maior concentração, seguido pelo cálcio e magnésio (BASUMATARY; NATH, 2018).
1 Desfolhe o coração de bananeira até chegar na parte mais clara, o miolo. 2 Corte-o em rodelas. 3 Em uma panela grande, coloque água até cobrir e deixe ferver, trocando a água 3 vezes para tirar a gosma e o sabor amargo.
O palmito da bananeira não é muito diferente. Pouco consumido no Brasil, é mais difundido em países do sudeste asiático e na Índia. Inclusive, como um alimento medicinal: além das vitaminas e minerais, ajuda a prevenir cálculo renal, tratar gastrites e úlceras e reduzir os níveis de açúcar no sangue.
As folhas roxas que cobrem o umbigo de bananeira não são consideradas comestíveis. Elas servem apenas como pratos ou para armazenar comida depois de pronta. A parte da flor da banana que é comestível é o coração branco que fica no interior do pendão.
Além de fazer muito bem para a saúde do coração, a banana é considerada a fruta preferida dos atletas, podendo reduzir os riscos de derrame e também de outros problemas de saúde relacionados à pressão sanguínea. Por possuir um grande teor de Potássio, a banana faz com que a pressão arterial diminua.
Externamente, tanto a casca e a polpa do fruto como a seiva do pseudo-caule tem aplicações como anti-inflamatório e cicatrizante em casos de queimaduras, inchações, hemorroidas, feridas simples, úlceras e neuralgia.
O miolo pode ser usado passados até 4 ou 5 dias; se conservado em local fresco e arejado, sem se desmanchar o "coração da banana". Guarde-o inteiro conforme é retirado do cacho.
A desfolha da bananeira, de forma técnica, é uma prática agrícola que deve ser realizada periodicamente, objetivando eliminar aquelas cuja atividade fotossintética não atenda às exigências fisiológicas da planta, trazendo, entre outras vantagens, facilitar o controle de doenças.
É importante que o toco fique com o corte inclinado, para não acumular água. A explicação é do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural.
O primeiro passo para o xarope contra à gripe é cortar o coração da bananeira. Após isso, preencha um recipiente de vidro em duas camadas de cada um dos ingredientes na seguinte sequência: coração de bananeira, açúcar e hortelã. Leve a travessa para o forno pré-aquecido por 20 minuto.
O chá pode aliviar sintomas como constipação, inchaço e indigestão, estimulando o funcionamento saudável do sistema digestivo. Além disso, o chá de folha de bananeira pode ter um efeito calmante sobre o estômago e os intestinos, ajudando a prevenir úlceras e outras condições gastrointestinais.
Misture uma colher de chá de detergente neutro num copo de água morna, molhe a mancha. Enxágue com vinagre branco de mesa. Passe agora uma esponja novamente com detergente neutro. E enxágue com água limpa para retirar o excesso.
Rico em carboidratos, proteínas, minerais e antioxidantes, possui propriedades que ajudam a saciar a fome, melhorar o humor e combater doenças como úlceras, anemias e prisão de ventre.
Apesar de muita gente descartar essa parte da flor de bananeira, ela pode ser consumida de várias formas. Alimento é tradicional no interior de Minas Gerais.
No caso do câncer, especialistas indicam que o consumo da banana deve ser feito quando a mesma estiver madura, ou seja, quando estiver escurecendo ou tiver muitas manchas escuras.
Diz uma lenda que, ao enterrar o umbigo próximo a um pé de bananeira, a criança terá muito dinheiro no futuro. Se for aos pés de uma roseira, crescerá bonita e saudável. Ainda há quem creia que, se o umbigo for enterrado na porteira de uma fazenda, a criança será fazendeira de sucesso.
Embora não exista nenhum estudo sobre a folha ser tóxica, ela não é indicada ao orelhudo, pois é bastante fibrosa e pode fazer mal ao estômago. A folha é usada nas receitas, para embrulhar e assar alimentos, mas não é comestível.
Uma produção desse volume da fruta gera uma tonelada de resíduos. E é nessa hora que a banana mostra sua versatilidade. Caule, folha, inflorescência e outras partes servem como matéria-prima para diversas coisas. Conheça a seguir 5 exemplos de subprodutos da bananicultura.
Sim! As folhas, o palmito e o coração da bananeira podem ser consumidos. Pouca gente sabe que essas partes desconhecidas são chamadas PANC – abreviatura de Plantas Alimentícias Não Convencionais.
A fruta foi descoberta na Índia pelos exércitos de Alexandre, o Grande. Segundo uma lenda antiga, os sábios da Índia descansavam à sua sombra e comiam de seus frutos. Por conseguinte, as mudas foram plantadas em outros países também.
O “umbigo” da bananeira, também conhecido como “coração” (a parte vermelha na extremidade dos cachos de banana) é utilizado popularmente no preparo de xarope e na alimentação em forma de refogados, farofas, tortas e guisados (veja acima duas receitas feitas a partir da casca de banana e do umbigo da bananeira).