É correto afirmar que a Amazônia é o pulmão do mundo?
Tão importante quanto a floresta é o fitoplâncton, algas microscópicas que produzem oxigênio nos oceanos. O avanço da destruição da Floresta Amazônica é uma ameaça à biodiversidade do planeta. Agrava ainda mais o aquecimento global. Mas os cientistas afirmam que é um erro dizer que a Amazônia é um pulmão do mundo.
É sabido que a Amazônia corresponde a cerca de 7% da superfície total do planeta e possui aproximadamente 50% da biodiversidade mundial. Em razão, sobretudo, de sua rica cobertura florestal e de sua consequente capacidade de filtragem do ar atmosférico, já chegou a ser considerada como uma espécie de "pulmão do mundo".
Por que não é correto dizer que a Amazônia é o pulmão do mundo?
A Amazônia não é o pulmão do mundo. Joseph Priestley foi o primeiro cientista a explicar que, no processo de respiração, a vegetação da floresta consome quase todo o oxigênio produzido. A Amazônia não possui o tipo de vegetação que produz oxigênio para o mundo.
Porque a Floresta Amazônica foi apelidada de pulmão do mundo?
A Amazônia apresenta uma taxa muito grande de fotossíntese e, por conta disso, foi durante algumas décadas comparada a um grande pulmão "invertido", o "pulmão do mundo".
A Amazônia é realmente o PULMÃO do mundo? | Geografia | #Amazonia #SalveaAmazonia
O que significa pulmão do mundo?
Portanto, o título de "pulmão do mundo" pertence aos oceanos, mais especificamente ao fitoplâncton, pois eles disponibilizam muito mais gás oxigênio para a atmosfera do que as florestas tropicais e plantas terrestres.
Os responsáveis pela produção de oxigênio são as algas - seres aquáticos que podem ser microscópicos ou macroscópicos – e que, juntos, formam o chamado fitoplâncton. Acredita-se que o fitoplâncton produza cerca de 98% do oxigênio atmosférico.
Por que é incorreto afirmar que as florestas tropicais são o pulmão do mundo?
O pulmão transforma oxigênio em gás carbônico, ao contrário da Amazônia que por meio da fotossíntese de sua vegetação, captura gás carbônico da atmosfera e transforma em oxigênio. Apesar da Amazônia não ser considerada o pulmão do mundo, ela é de extrema importância para a humanidade.
Por que a informação sobre a Amazônia se o pulmão do mundo é considerada fake news?
Segundo Dan Nepstad, um dos principais especialistas do mundo na Amazônia, não há ciência por trás do rótulo da floresta de “pulmão do mundo”, uma vez que ela produz e utiliza a mesma quantidade de oxigênio.
A biodiversidade da Amazônia também é fundamental para os sistemas globais, pois influencia o ciclo global do carbono (e, portanto, a mudança climática) e os sistemas hidrológicos hemisféricos, servindo como uma importante âncora para o clima e para as chuvas na América do Sul.
A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo, que ao longo da bacia hidrográfica do rio Amazonas, se estende por oito países, por cerca de 6,74 milhões de km²: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Venezuela e Suriname. Também passa por parte do território da Guiana Francesa.
A floresta garante as chuvas para boa parte da América do Sul e tem papel central no combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas. Abriga imensa biodiversidade, com milhares de espécies de plantas e animais, algumas ainda desconhecidas ou pouco estudadas.
A importância da floresta amazônica para o planeta é imensa e multifacetada. Conhecida como o “pulmão do mundo”, a Amazônia é essencial para o ciclo de carbono global. Isso ocorre porque ela absorve grandes quantidades de dióxido de carbono e libera oxigênio, o que é fundamental para a vida na Terra.
Por muito tempo, a região amazônica foi chamada de “inferno verde”. Um local que não permitiria o desenvolvimento de civilizações com grandes populações e tecnologias avançadas.
As plantas são as que geram oxigênio na terra. No oceano, os responsáveis habitam a zona iluminada da coluna de água e consistem em algas e cianobactérias (bactérias fotossintéticas), explica o especialista chileno.
A Floresta Amazônica é a maior floresta equatorial (ou pluvial) do mundo. Localiza-se na América do Sul, com área de 6,7 milhões de km², distribuídos por nove países. Sua maior parcela, quase 62% de sua extensão, fica no Brasil.
Assim, sem as florestas tropicais úmidas e todas as suas plantas fazendo fotossíntese durante o todo o dia, o efeito estufa provavelmente seria mais pronunciado, e as mudanças climáticas podem vir a ser ainda mais graves. O que as florestas retiram do ar elas podem devolver.
A floresta está muito triste no momento, está muito seca. Levantamento do Inpe aponta que pouco mais de 36% do território brasileiro não tem mais sua cobertura original.
O que aconteceria se a Amazônia deixasse de existir?
“A perda da floresta amazônica implicaria no desaparecimento dos enormes rios e biodiversidade da região, além de acabar com a regulação climática exercida pela floresta.
Por que a Amazônia não pode ser considerada o pulmão do mundo?
Floresta consome quase todo o oxigênio que produz. Tão importante quanto a floresta é o fitoplâncton, algas microscópicas que produzem oxigênio nos oceanos. O avanço da destruição da Floresta Amazônica é uma ameaça à biodiversidade do planeta. Agrava ainda mais o aquecimento global.
Por que é falso afirmar que a Amazônia é o pulmão do mundo?
A Amazônia é o pulmão do mundo? Mito. O erro, comumente repetido nas últimas décadas, partiu de um cálculo sobre a alta produção de oxigênio no processo de fotossíntese das grandes árvores da Amazônia.
Somadas, as espécies de algas marinhas e de água doce produzem 55% do oxigênio do planeta. É claro que as florestas dão uma grande ajuda, mas boa parte do gás é consumida por lá mesmo, na respiração e na decomposição de animais e plantas. Já as algas, para nossa sorte, fabricam muito mais oxigênio do que precisam.
Babosa. Muito conhecida na indústria de cosméticos, a babosa, ou aloe vera, também é outra planta muito benéfica para os ambientes onde são cultivadas. De acordo com a NASA, essa é uma das espécies que mais produzem oxigênio e melhoram a qualidade do ar.
Isso significaria que ela gera cerca de 16 por cento do oxigênio produzido em terra, explica Malhi, que detalhou seus cálculos em um recente post em seu blog . Essa porcentagem cai para 9 por cento quando se considera o oxigênio produzido pelo fitoplâncton nos oceanos.
A foto do lado D mostra um pulmão de baleia totalmente colapsado e depois insuflado, o que ocorre quando esses mamíferos aquáticos mergulham a grandes profundidades e depois retornam à superfície. ➡️O pulmão da Blue Whale tem a incrível capacidade de 5000 litros de gás! Quase 1000x mais que o de um ser humano.