É correto usar a palavra menas?
E a explicação é bem simples, menos não deve concordar com nenhuma palavra, pois não deve sofrer variação. Com isso, menas é uma “palavra fantasma”, por isso, deve ter seu uso eliminado, pois de acordo com a norma padrão, seu uso é inadequado.É correto falar "menas gente"?
Outra palavra usada de forma equivocada é menas. O uso correto é menos, advérbio de intensidade, que não varia no gênero, sendo acompanhado de substantivo masculino ou feminino, por exemplo: Há menos pessoas no local, entre ontem e hoje.Pode falar menas?
Para a dúvida acima, é melhor irmos direto ao ponto: não existe a palavra “menas” na língua portuguesa. O correto é dizer “menos”, sempre, em qualquer ocasião, ponto final.Porque menos e não menas?
Está aí uma dúvida que vive nos rodeando: o certo é menos ou menas? Sem precisar se alongar muito, a resposta é bem clara e objetiva: o termo correto é menos. Vamos te explicar o porquê: Levando em conta que a palavra menos exerce, na maioria das vezes, a função de advérbio, ela torna-se um termo invariável.16. Menos ou menas?
É errado falar menas?
MENAS não existe. Use sempre MENOS: “Vieram MENOS pessoas que o esperado”; “Isso é de MENOS importância”.Porque não existem menas?
"Em algumas palavras, a regra de concordância nominal não é aplicada. A palavra 'menos', por exemplo, é invariável. Dessa forma, a palavra 'menas' não existe".Faz cinco anos ou faz cinco anos?
Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.Qual o correto: meio dia e meia ou meio dia e meio?
A forma correta é meio-dia e meia.Meia é um adjetivo e está no género feminino porque concorda com o nome feminino hora, que não é expresso mas está implícito: – Vou almoçar ao meio-dia e meia [hora].
Quem não é fumante tem menas ou menos chances de ter câncer?
“Apesar de existirem métodos muito eficazes, a cessação do tabagismo ainda é o melhor método de prevenir um câncer. Pacientes ex-fumantes têm entre 20% e 90% menos chance de desenvolver um tumor. E caso desenvolvam, podem ter um resultado mais eficaz do que aqueles que seguem com o hábito”, diz o oncologista.É essa mesma ou mesmo?
Ela mesmo? ou Ela mesma arrumou a sala? Quando equivale a próprio, mesmo é variável: Ela mesma (própria) arrumou a sala; As vítimas mesmas reclamaram. Como advérbio, significa até, também, de fato, exatamente, e é invariável: Mesmo as amigas a deixaram; Foi mesmo uma boa notícia.Quando usamos menos?
Quando você deseja indicar alguma coisa ou alguém em menor número, menor quantidade ou até mesmo em uma posição que seja inferior, devemos usar sempre a palavra MENOS. Lembre-se. menos é uma palavra invariável, ou seja, ela não sofre flexão, seja de gênero ou número.Qual o feminino de má?
A palavra má pode ser usada no feminino e masculino? A forma má é o feminino do adjetivo mau, pelo que poderá ser usada em associação com substantivos apenas do género feminino («mau homem», mas «má mulher»).Qual é o estilo das pessoas que empregam menas?
Resposta. Resposta: O estigma das pessoas que empregam menas é de que são pessoas ignorantes ou que não possuem um bom nível intelectual, trata-se de um preconceito linguístico.Quando se usa mal ou mau?
Antes de tudo, memorize o seguinte: a palavra mau, é escrita com a letra u significa o contrário de bom. Por outro lado, a palavra mal, escrita com a letra l significa o contrário de bem.É certo falar menas?
O termo 'menas' não existe oficialmente na língua portuguesa. Seu uso é comumente atribuído a equívocos ou influências de variantes linguísticas não padrão. Os equívocos ocorrem porque, em alguns contextos regionais ou por influência de fala, 'menas' pode ser ouvido em conversas informais.Quando se usa menas?
Na Língua Portuguesa apenas a palavra menos existe. Isso porque ela é uniforme e invariável, ou seja, não faz flexão de gênero — feminino e masculino — e nem de número — singular e plural. Quer dizer que o uso da palavra menas está sempre errado? Sim, isso mesmo.Faz 24 horas ou faz 24 horas?
Enquanto o “faz” pode ser a forma conjugada do verbo a ser usada tanto como pessoal quanto como impessoal, o “fazem”, o verbo “fazer”, conjugado na 3ª pessoa do plural no indicativo, só pode ser usado como verbo pessoal. Ou seja, o “fazem” indica uma ação que duas ou mais pessoas toma.Qual o correto: a meu ver ou ao meu ver?
Está errada a forma ao meu ver. Não use artigo em expressões com pronome possessivo: a meu ver, a seu ver, a nosso ver, a seu dispor, a meu alcance, a meu lado, a seu pedido. A meu ver, a elevada carga de tributos compromete o desenvolvimento econômico do país — afirmou o senador.Qual a forma correta para eu ou para mim?
“Para eu“ deve ser usado quando se assume a função de sujeito e sempre antes de verbos. Já “para mim”, deve ser utilizado quando se assume função de objeto indireto, geralmente no final da frase.Quando usar bastantes?
Função de pronome indefinidoDesempenhando o papel de pronome indefinido, bastante concorda com um substantivo e indica uma grande quantidade de algo, mas incerta. Quando a palavra com a qual concorda está no plural, ele também é flexionado. Como exemplificado a seguir: “Comprei bastantes presentes para meu filho.”