Abraão obedeceu rapidamente, pois aprendeu a confiar em Deus. E nessa relação de confiança, Deus fez uma aliança com ele, afirmando que cumpriria tudo aquilo que tinha prometido, inclusive dando a eles um filho.
Tudo o que Abraão precisou fazer foi obedecer a Deus e confiar nele e em suas promessas. É isso que você precisa fazer. Não importa a situação ou o momento que você estiver vivendo. Obedeça a Deus e confie nele, sabendo que o Senhor tem o melhor para você.
A antiga proposta vocacional de Abraão continua nos novos tempos, porque o objetivo, que ela contém, é de chegar na terra prometida, à vida em plenitude, que não deixa de ser uma construção permanente.
Se Deus sabia que Abraão iria corresponder à prova de sacrificar seu filho Isaque, por que o provou? Deus o provou para deixar claro para a raça humana que qualquer pessoa está em condições de amá-LO e crer nEle, ainda que seja levada aos limites do sentimento.
Introdução. Esta lição aborda um pecado que era predominante em meio ao povo de Sodoma e Gomorra: o comportamento homossexual. Os três mensageiros revelaram a Abraão que tinham sido enviados por Deus para destruir os habitantes das cidades de Sodoma e Gomorra devido à iniquidade deles.
Se Abraão foi justificado em razão de haver abraçado a munificência divina, mediante a fé, segue-se que ele não tem por que gloriar-se, visto que não traz nada propriamente seu exceto o reconhecimento de sua própria miséria que clama por misericórdia.
A motivação de Abraão não era confiança em Deus, tanto que, nos versos 11 a 13 lemos: “Quando estava chegando ao Egito, disse a Sarai, sua mulher: 'Bem sei que você é bonita. Quando os egípcios a virem, dirão: “Esta é a mulher dele”. E me matarão, mas deixarão você viva.
Temendo a Abimeleque, rei de Gerar, Abraão comete o mesmo erro praticado quando esteve no Egito e diz que Sara seria sua irmã. Abimeleque apaixona-se por Sara e a toma de Abraão. Deus então aparece em sonhos a Abimeleque e lhe adverte para que restitua Sara a seu esposo.
Porque Deus mandou Abraão sair do meio da tua parentela?
Na verdade Deus mandou Abraão se afastar dos pais pq eles eram péssimos exemplos e atrasavam a vida dele. Mas ele só saiu de Harã para Canaã depois que Terá morreu.
Em síntese: na vida de Abraão, a fé se torna história. “De fato, Abraão, com sua vida, com seu exemplo, ensina esse caminho, esse caminho no qual a fé se torna história. Deus não é mais visto apenas nos fenômenos cósmicos, como um Deus distante, que pode incutir terror.
Gênesis 21 contém a história de como a promessa de Deus a Abraão e Sara de que ela teria um filho foi cumprida. Os eventos de Gênesis 21 aconteceram quando Abraão tinha cem anos de idade e Sara tinha noventa. Haverá alguma dúvida de que o nascimento desse filho foi um milagre e uma bênção de Deus?
Abraão “foi abençoado grandemente com revelações divinas relativas ao sistema planetário, à criação da Terra e às atividades pré-mortais dos espíritos da humanidade. Como um dos espíritos mais valorosos da vida pré-mortal, foi escolhido para ser um líder no reino de Deus antes de nascer neste mundo (Abraão 1–5).
Abraão obedeceu rapidamente, pois aprendeu a confiar em Deus. E nessa relação de confiança, Deus fez uma aliança com ele, afirmando que cumpriria tudo aquilo que tinha prometido, inclusive dando a eles um filho.
Jesus Cristo foi o mais sublime exemplo de obediência ao Pai Celestial. Ele disse: “Eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou” (João 6:38). Sua vida inteira foi devotada à obediência ao Pai, embora isso nem sempre tenha sido fácil.
Quais são os três propósitos que Deus teve com Abraão e sua família?
Deus teve para com Abraão e sua família depois dele (ver Gl 3:29) um triplo propósito: (1) que fossem os recebedores e guardiões da verdade a respeito do reino de Deus, que havia sido perdida na história anterior da humanidade; (2) que fossem o canal por meio do qual o Redentor entraria na História; e (3) que fossem, ...
Após a morte de seu pai, Deus mais uma vez falou com Abraão e o chama para continuar sua jornada. Desta vez, a ordem é ainda mais clara: “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei” (Gênesis 12.1). Ele foi chamado a deixar tudo para trás e seguir pela fé.
Por que Deus pediu a Abraão que sacrificasse seu filho?
Gênesis 22—Por Que o Senhor Pediu a Abraão que Sacrificasse Isaque? “Por que o Senhor pediu uma coisa dessas a Abraão? Porque, sabendo qual seria seu futuro e que ele seria pai de uma posteridade incontável, Ele estava determinado a testá-lo.
Pela fé, Abraão obedeceu quando foi chamado para ir à outra terra que ele receberia como herança. Ele partiu sem saber para onde ia. E, mesmo quando chegou à terra que lhe havia sido prometida, viveu ali pela fé, pois era como estrangeiro, morando em tendas.
O esposo de Sara é chamado “o pai da fé”: foi o primeiro que acreditou num Deus uno. No meio de tantos povos politeístas, Abraão descobriu – ou melhor, recebeu a revelação do alto – que há um só Deus verdadeiro, que não há outro.
A Bíblia diz que Abraão tinha uma característica muito importante: ele obedecia a Deus. Ele confiou completamente no Altíssimo e partiu mesmo sem saber o destino.
Era normal, porque queriam assegurar que os filhos continuassem sendo cuidados por determinada família", explica. Assim como na novela, a Bíblia relata que o casal divide o mesmo pai, mas não há nenhuma menção em relação às suas mães.
E Abrão desceu ao Egito para morar ali temporariamente, pois a fome apertava a terra (Gn 12,10). A primeira experiência vivida por Abraão, depois de ter sido chamado por Iahweh e ter percorrido a terra de Canaã, foi a seca que o obrigou a ir ao Egito, onde o rio Nilo mantinha a fertilidade da região.
11 Disse-lhe também o anjo do Senhor: Eis que concebeste, e darás à luz um filho, e chamarás o seu nome Ismael, porquanto o Senhor ouviu a tua aflição. 12 E ele será homem feroz, e a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele; e habitará diante da face de todos os seus irmãos.