É correto dizer "cheguei em casa"?
“Cheguei a casa” é uma construção natural, sim – em Portugal. Assim mesmo, sem crase, com a ausência do artigo indicando que se trata da própria casa do sujeito. No Brasil, como se sabe, os falantes mantêm o artigo ausente, mas preferem há muitas gerações uma outra preposição: “Cheguei em casa”.Quando eu chegar em casa ou a casa?
A forma correta seria com a preposição «a»: "cheguei à casa".Como se escreve a palavra chegou em casa?
Na língua culta, o complemento do verbo “chegar” é regido pela preposição “a”, mas, coloquialmente, ainda é comum o emprego de “em”.Estou em casa é correto?
Diz-se «estou na cantina, no cinema, no trabalho, em casa». Contudo, quando nos referimos à casa de outrem, há contracção da preposição em com o artigo a? Ambas as expressões — «em casa do Pedro» e «na casa do Pedro» — estão correctas.“Cheguei em casa” ou “cheguei a casa”? Com Professor Noslen
Está em casa ou na casa?
Obrigada pela atenção. Na casa usa-se para certa casa, determinada casa, por exemplo, na casa dele, na minha casa. Em casa é a locução que exprime o facto de não se estar noutro sítio (p. ex., na rua, na cidade, etc.).Estou em loja ou estou na loja?
O verbo comparecer não é normalmente acompanhado da preposição a. A preposição mais frequente é em. E, por isso, seria natural ouvir: «Compareça em frente da loja».Quem chega chega em ou a algum lugar?
Erro: Chegamos em São Paulo, ontem. Forma correta: Chegamos a São Paulo, ontem. Explicação: o verbo exige a preposição a. Quem chega, chega a algum lugar, ou a alguma coisa.Estou indo à rua ou na rua?
Se você quer saber com mais rapidez se deve IR À ou A algum lugar (com ou sem o acento da crase), use o seguinte “macete”: Antes de IR, VOLTE. Se você volta “DA”, significa que há artigo: você vai “À”; Se você volta “DE”, significa que não há artigo: você vai “A”.Como é que se escreve "já está em casa"?
Já está em casa.É chegar ou chega?
A forma chegapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de chegar] , [terceira pessoa singular do presente do indicativo de chegar] , [interjeição] ou [nome feminino] .Como é que se fala cheguei?
A forma chegueié [primeira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de chegar] . Conjugação:regular.Como se escreve cheguei corretamente?
Mas, segundo as regras gramaticais de regência verbal, o verbo chegar, ao indicar destino, não admite a preposição em.Qual é o certo: cheguei em casa ou cheguei a casa?
O modo com que o português brasileiro se desenvolveu permite que as frases “cheguei em casa”, “chegamos em Belo Horizonte”, ou “ela chegou em Londres na noite passada” sejam consideradas corretas, porque a linguística moderna entende que o idioma se transforma de acordo com os falantes.Qual o correto: chegou as férias ou chegaram as férias?
Férias é um substantivo que deve ser usado sempre no plural. Pode reparar: nunca falamos “a féria”. Sendo assim, para fazer a concordância, devemos flexionar o complemento da frase para o plural. Fica assim: “As férias começaram ontem” (tudo no plural).Estou há 2 anos ou estou há 2 anos?
O a indicará sempre tempo futuro: Daqui a pouco, começaremos a prova. Ou distância: O carro ficou a menos de três metros do precipício. Já o há, forma do verbo haver, indica tempo passado: Ele foi embora há alguns dias. Se essa dificuldade povoava nossa cabeça, agora não mais.Foi a academia ou foi na academia?
Simplificando: só ocorre crase, se existe a + a.Se há duas vezes a mesma letra (a), vamos usar só uma e a outra será representada pelo acento grave. E se você não tem mais dúvidas na crase, também não fique em dúvida na hora de escolher a sua faculdade.