O verbo competir deve ser assim conjugado no presente do indicativo: eu compito, tu competes, ele compete, nós competimos, vós competis, eles competem.
1. [ Medicina ] Superabundância de humores ou sangue. 2. [Figurado] Excesso ou superabundância de alguma coisa (ex.: pletora de encargos; pletora sensual).
Por exemplo, o verbo colorir, que não apresenta a conjugação na primeira pessoa do singular do presente do indicativo (eu) e as formas dela derivadas: Ninguém fala “eu coloro o desenho”, mesmo porque essa conjugação soa estranha, pois produz um som dissonante que não respeita o aspecto da eufonia.
Podemos empregar verbos de sentido equivalente: eu “arranco”, eu “tomo à força”, eu “usurpo”. Do mesmo modo, não se pode falar ele “extorca” (e sim ele extorque). Por isso, dizemos que um verbo defectivo não tem seu radical seguido de a ou o.
Ambos substantivos, competência e competição, determinados pelo latim como competentia e competitĭo respectivamente, tem referência no verbo competir, visto na forma latina competĕre, configurando-se a partir do prefixo com-, atuando como união ou encontro, e do verbo petĕre, indicando a iniciativa de realizar algo, no ...
Nesse grupo, entram verbos como: falir, florir, reaver, precaver e adequar. Significa que formas como “eu abolo”, “eu fedo”, “eu coloro” ou “eu explodo”, embora algumas sejam usuais na linguagem coloquial, não são aceitas pela gramática normativa.
Português. Por que o verbo colorir não admite a forma "eu coloro"? Esse é um dos verbos da Língua Portuguesa que são classificados como defectivos, pois não têm a conjugação completa.
A competição pode surgir entre entidades como organismos, indivíduos, grupos econômicos, sociais, ou até entre uma pessoa e uma máquina - no caso de jogos ou esportes eletrônicos, por exemplo. A rivalidade pode ser sobre a obtenção de qualquer objetivo exclusivo, incluindo reconhecimento: (p.
A competição é elemento fundamental do esporte, que dá sentido a sua existência, e é nela que a manifestação do esporte se realiza em sua plenitude. Portanto, qualquer ação orientada para o ensino e aprendizagem do esporte não está desvinculada da necessidade de se aprender a competir.