Ele explica que 'vos' é um pronome da segunda pessoa do plural, que corresponde ao tratamento por 'vós'. Já 'os' é um termo da terceira pessoa, que se refere ao tratamento por 'vocês' ou 'os senhores'. Ambos os usos, no entanto, têm se misturado na linguagem informal.
Ao tentar falar “abençõe”, o som foi para o nariz e a pronúncia ficou bem engraçada, correto? Respondida sua dúvida: abençoe não leva til de maneira nenhuma! O mesmo vale para palavras similares, como “doe” (doar) e “voe” (voar).
O verbo abençoar necessita da regência direta sem preposição. E na linguagem coloquial também pode ser usado Deus te abençoe. É errado usar o pronome oblíquo lhe nesta situação, já que o pronome exerce a função de complemento indireto dos verbos.
🙏🏻Quando alguém te diz “Que Deus te abençoe”. Não está apenas desejando a você o melhor. Mas também está, assim, ajudando a atrair os favores do Criador para a sua vida. 📖A Bíblia diz em Lucas 1:48 “Que abençoado é quem abençoa”.
Quando alguém te diz: “QUE DEUS TE ABENÇOE” não está só desejando o melhor para você, mas também atuando a seu favor. Pois quando bendizes a alguém, também estás atraindo a proteção de Deus para você. O efeito de abençoar é multiplicador, já que é dado por Deus a seus filhos.
Qual a diferença entre Deus te abençoe e Deus lhe abençoe?
"Deus LHE abençoe" ou "Deus O abençoe"? Quando eu me refiro diretamente à pessoa eu tenho que dizer: Deus o(a) abençoe. Essa é a forma correta, e não 'Deus lhe abençoe'. - A forma "Deus TE abençoe" é aceita, mas coloquial em nossa linguagem.
A dúvida do ouvinte Fernando é se a palavra abençoe tem acento. Dad explica que abençoe não tem acento porque é do mesmo time das palavras perdoe, coroe e voe.
ABENÇOAR. Após o Novo Acordo Ortográfico, palavras terminadas em “oo”, como “abençoo”, perderam o acento circunflexo (Exemplo: Eu os abençoo.). É importante lembrar que, em “abençoe”, não se emprega “til” (Exemplo: Que Deus os abençoe.). Observe-se que, nos exemplos, empregou-se o termo “os”, e não “lhes” (Erros: 1.
Correto: Deus o/a abençoe. O verbo “abençoar” exige, neste caso, a regência direta, sem preposição; entretanto, em linguagem coloquial do dia a dia poderemos, também, dizer: “Deus te abençoe“.
A afirmação surgiu nas redes sociais na segunda quinzena de março de 2023 e denuncia a mais nova proibição feita pelo Ministério Público: a partir de agora – segundo o que foi espalhado – fica proibido o uso do termo “Deus te abençoe” nas escolas.
Usa-se o pronome pessoal oblíquo da terceira pessoa, “lhe” ou “o/a”, quando o interlocutor for tratado por “você”, e o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa, “te”, se ele for tratado por tu. Simples assim.