Tinha chego é errado?
Tinha chego ou tinha chegado atrasado? Chego é forma inepta do particípio de chegar, que só tem a forma regular (chegado), e não a forma irregular (como aceito, de aceitar). Portanto, o correto é: Tinha chegado atrasado; Dê uma chegada (não um chego) aqui.Quando usar a palavra "chego"?
A conjugação “chego”, segundo a gramática normativa, é usada exclusivamente para a 1ª pessoa do singular (eu) no tempo presente do indicativo, ainda que assuma sentido de frequência ou de futuro próximo. Observe: Eu chego cedo ao meu trabalho. Eu chego à minha casa sempre às 18 horas.Tem chegado ou tem chego?
“Chego” ou “chegado”? A resposta é “chegado”. Afinal, não existe particípio irregular para o verbo “chegar”. Portanto, usar o vocábulo “chego” em locuções verbais formadas pelos verbos “ter” ou “haver”, como em “tinha chego”, só se justifica em linguagem coloquial.Tinha chegado forma verbal?
Para resolvermos essa questão, precisamos nos atentar à apresentação do particípio na formação das locuções verbais. Já que “chegar” é um verbo não abundante, a forma “tinha chegado” é a única correta.CHEGO ou CHEGADO? Qual é o CORRETO? Quando Usar? (Aprenda com Exemplos)
Qual oração está correta como sempre eu tinha chegado chego atrasado?
Correta: Como sempre eu tinha chegado atrasado. OBS: Não existe particípio para verbo irregular.Como fica o verbo chegar no passado?
As únicas formas do particípio passado desses verbos são: chegado, trazido e aberto.O que significa a palavra chegado?
verbo transitivoAproximar, mover para perto.
É correto utilizar na qual?
Então, para usar o artigo adequado, você precisa identificar o substantivo que está sendo substituído por qual. Essa contração também pode ser feita com os artigos femininos “a” e “as”. Dessa forma, teremos: “na qual”, “da qual”, “nas quais” e “das quais”.O que é particípio passado?
PARTICÍPIO PASSADO O particípio passado é usado nos tempos verbais compostos e na voz passiva. O particípio passado é formado a partir do infinitivo, retirando-se a terminação -ar, -er ou -ir e adicionando-se a terminação correspondente. Exemplo: Verbo dançar: danç(-ar) > danç(+ado).É correto falar trago ou trazido?
Onde entra nisso? Bem, o verbo TRAZER só tem UMA forma de particípio, que é a regular (trazido). Logo, a ÚNICA forma correta de se dizer é eu TINHA TRAZIDO. Ou seja, essa história de “tinha trago” é pura invenção.Tinha compro ou comprado?
Os verbos COMPRAR, CHEGAR, TRAZER e FALAR não são abundantes, o que significa que só têm um particípio, que é regular: COMPRADO, CHEGADO, TRAZIDO e FALADO. Não se deve, portanto, em tempo algum ou por qualquer razão, usar as construções TINHA COMPRO, TINHA CHEGO, TINHA TRAGO ou TINHA FALO.Tinha chego é correto?
Na norma culta da língua não existe o particípio 'chego', apenas 'chegado'. Não se trata, portanto, de um verbo considerado abundante. Assim também não admitem dois particípios os verbos 'trazer', 'abrir', 'cobrir', 'dizer' e 'escrever'.Quando usar chego e chegado?
O problema é pensar que todos os verbos têm dois particípios. O verbo CHEGAR, por exemplo, só apresenta uma forma para o particípio, que é a forma regular CHEGADO. Portanto devemos dizer sempre: “Ele tinha chegado atrasado.”Qual é a palavra certa: cheguemos ou chegamos?
A forma cheguemospode ser [primeira pessoa plural do imperativo de chegar] ou [primeira pessoa plural do presente do conjuntivo de chegar] . Conjugação:regular.Como se chama o complemento do verbo chegar?
Mas muito cuidado, pois o verbo chegar é um verbo verbo intransitivo, não pedindo complemento verbal. Ele vem acompanhado de um adjunto adverbial de lugar.Como escrever "chegar no futuro"?
- Presente (Subjuntivo) eu. chegue. tu. chegues. ...
- Pretérito Imperfeito (Subjuntivo) eu. chegasse. chegasses. chegasse. ...
- Futuro (Subjuntivo) eu. chegar. chegares. chegar. ...
- Futuro (composto) (Subjuntivo) eu. tiver chegado. tiveres chegado. tiver chegado. ...
- Pretérito Mais-Que-Perfeito (composto) (Subjuntivo) eu. tivesse chegado. tivesses chegado.