A forma correta é vendesse. Vendesse e vende-se, formas do verbo vender, pronunciam-se de forma diferente. Vendesse é uma forma do pretérito imperfeito do conjuntivo.
Para saber o jeito certo de escrever, é importante entender que a concordância correta está na identificação do sujeito. Ou seja, de quem sofre ação expressa pelo verbo. Portanto, a norma gramatical determina que o correto é “Vendem-se imóveis” e não “Vende-se imóveis”.
Em frases como essa, é possível fazer uma alteração para “casas são vendidas”. Percebe como, na finalidade, “casas” é o sujeito? Por isso, a concordância verbal é no plural. Agora, se o sujeito estiver no singular, “casa”, o correto seria “vende-se casa”.
VENDE-SE OU VENDEM-SE?USO CORRETO DA PARTÍCULA "SE"- SE ERREI, NÃO LEMBRO
Como escrever Vende-se ou Aluga-se?
Surgem, muitas vezes, escritas as expressões "vende-se casas", "arrenda-se casas", "dá-se explicações". Ora, a expressão correta deve conjugar-se com o verbo no plural, sendo equivalente a "casas são vendidas", "casas são arrendadas" ou "explicações são dadas".
Aluga-se apartamentos: o que é alugado? Apartamentos. Então, a oração está errada, pois o sujeito “apartamentos” está no plural e, consequentemente, o verbo também estará: Apartamentos são alugados ou Alugam-se apartamentos!
É por isso que a resposta correta à pergunta do título é "vendem-se casas". Como não há preposição depois do se e a palavra seguinte está no plural, o verbo também deve ficar no plural. Aqui estão alguns exemplos em que não há preposição: Aluga-se apartamento.
Vende-se é a forma verbal do verbo vender conjugado na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo com a partícula se, que atua como um pronome indefinido, assumindo a função de sujeito indeterminado: alguém vende. Nesta situação, o verbo vender permanece sempre no singular. Vende-se casa.
Em "VENDE-SE este carro", o verbo fica no singular porque o sujeito (=o carro) está no singular; em "VENDEM-SE carros usados", o verbo vai para o plural porque o sujeito (=carros usados) está no plural.
Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos; Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.
Vende-se é a terceira pessoa do singular do presente do indicativo, seguido do pronome se. Vende é uma palavra grave, isto é, a sílaba tónica é a penúltima (ven-). Usa-se esta construção em frases como, por exemplo: Vende-se moradia bem localizada.
ATENÇÃO: Nesse caso, o verbo, acompanhado da partícula SE, nunca vai para o plural, já que não se identifica o sujeito da oração. E essa é uma das pegadinhas do uso da partícula, que discutiremos a seguir. Veja os exemplos: Precisa-se de auxiliar de enfermagem que possa dormir no trabalho.
As duas formas estas corretas de acordo com a norma ortográfica. A diferença principal entre as formas "Vendo" e "Vende-se" é que o segundo destaca o objeto/carro/produto/imóvel/etc a ser vendido, na posição de sujeito simples e determinado.
🏠 Quando você tiver essa dúvida, pode alterar a frase para: casas são vendidas. Percebeu que a palavra CASAS é o sujeito? Então a concordância é no plural: ➡️VENDEM-SE CASAS😉 Agora, e se o verbo fosse ALUGAR, a concordância seria a mesma ou não?
Este se refere ao tempo presente: esta semana, este mês, este ano. Esse e aquele indicam tempo passado: esse é usado para um passado próximo e aquele, para um passado mais distante.
Primeiramente é preciso compreender que a inclusão de placas de vende-se em apartamentos, janelas, sacadas e outros é caracterizada, ainda que temporariamente, uma alteração de fachada. E por esse motivo, é vedada a utilização de acordo com o artigo 1.333 e artigo 10 do Código Civil.