É crime falar mal do chefe?

Se o funcionário falar mal do chefe em um site, e ele se sentir ofendido, ele pode pedir indenização. Aí cai nos crimes contra a honra, como a injúria, difamação e calúnia", afirma a advogada.
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Quando o funcionário fala mal do chefe?

“A agressão verbal a colega de trabalho ou a superior hierárquico já é motivo suficiente para a dispensa por justa causa do empregado, com amparo no art. 482, "h", da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT”, concluiu o magistrado.
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O que é injuria no trabalho?

Injúria – O crime está previsto no artigo 140 do Código Penal, e ocorre quando uma pessoa profere a outra um xingamento, contendo algo desonroso ou ofensivo, atingindo a sua dignidade, honra e moral. Ao contrário da calúnia e difamação, no crime de injúria não é necessário que terceiros tomem ciência da ofensa.
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Pode falar mal da empresa?

Como em qualquer circunstância, ofensas verbais a qualquer pessoa física ou jurídica pode acarretar a responsabilização do ofensor. Essa lógica não é diferente na relação de emprego”, comenta. A lei também vale tanto para o empregado quanto para o empregador.
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O que fazer quando o funcionário desrespeita o chefe?

O que fazer quando um funcionário não respeita hierarquia?
  1. Ouça. Por mais difícil que seja, dedique um momento para ouvir o colaborador. ...
  2. Mantenha o respeito. ...
  3. Seja sincero. ...
  4. Cuide a comunicação. ...
  5. Peça feedback. ...
  6. Tenha um plano de ação. ...
  7. Confie na equipe. ...
  8. Conheça a equipe.
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DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA | XINGAR OU AGREDIR O CHEFE OU FALAR MAL DA EMPRESA NAS REDES SOCIAIS

O que pode ser considerado humilhação no trabalho?

Sentimento de inutilidade e coisificação. Descontentamento e falta de prazer no trabalho. Aumento do absenteísmo, diminuição da produtividade. Demissão forçada e desemprego.
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O que é considerado como má conduta no trabalho?

Postura incorreta, de más intenções, baseadas em algum interesse ou em falta de ética; pessoa com conduta ilegal, que age sem respeito ou em desleixo; que conduz seu modo de agir baseado em algum interesse ou prazer peculiar, visto como uma má-conduta a outros olhos.
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O que fazer com funcionário que fala mal da empresa?

Se o funcionário fala mal da empresa, muito provavelmente ele está insatisfeito. E se ele está insatisfeito e expondo isso para o cliente... Você, dono da empresa, deve descobrir o porquê. Em outras palavras, você precisa fazer o seu dever de casa.
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O que fazer quando as pessoas falam mal de você no trabalho?

Chame a pessoa que está falando mal de você para conversar, mas não inicie o papo com acusações ou intimidações. Seja mais sutil dizendo que está querendo melhorar profissionalmente e que gostaria de ouvir um feedback sobre seus pontos positivos e negativos.
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O que diz o artigo 482?

"Art. 482 Constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador: f) embriaguez habitual ou em serviço, § 1º Constitui igualmente justa causa para a dispensa de empregado, a prática, devidamente comprovada em inquérito administrativo, de atos atentatórios à segurança nacional.
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O que é ofensa moral no trabalho?

O assédio moral é caracterizado pela exposição da pessoa a situações de humilhação ou constrangimento durante a jornada de trabalho, sendo esse um comportamento abusivo, que pode acontecer por meio de palavras ou atitudes que diminuam a integridade física e mental do outro.
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Quais são os 3 crimes contra a honra?

Trata-se dos crimes de calúnia, difamação e injúria. O mais grave é o crime de calúnia, que é imputar falsamente a alguém a prática de um ato criminoso (a pena é de detenção de seis meses a dois anos). Já a difamação consiste em atribuir a alguém fato que ofende a sua reputação (detenção de três meses a um ano).
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O que é coagir o funcionário?

Retirar cargos e funções sem motivo justo.
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Pode ser demitido por fofoca?

Sim, pode. Segundo o inciso X do artigo 5º da Constituição Federal Brasileira, as empresas precisam prezar pela não violação da intimidade, vida privada, honra e imagem de seus colaboradores. Caso contrário, condutas com este viés são caracterizadas como assédio moral no trabalho, passíveis de indenização.
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O que não falar com o chefe?

Priorizar a família em vez da carreira pode até aumentar o seu salário, mostra pesquisa
  1. 1. “ Eu não fui contratada para fazer isso” ...
  2. 2. “ Não foi isso que você disse” ...
  3. 3. “ Eu não suporto trabalhar com tal pessoa” ...
  4. 4. “ Não é minha culpa” ...
  5. 5. “ A gente não fazia as coisas desse jeito” ...
  6. 6. “ Não dá para fazer isso” ...
  7. 7. “
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O que um chefe não pode dizer ao empregado?

Porém, como chefe, você não deve dizer aos funcionários quem você gosta e quem não gosta, por exemplo, o em quem confia e em quem não confia. Constantemente estamos em busca de aperfeiçoamento e, consequentemente, cargos mais altos e salários melhores. Porém, isso não deve ser revelado à sua equipe.
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Como saber que estou sendo testado no trabalho?

Confira a seguir alguns sinais de que algo assim possa estar acontecendo com você.
  1. Você não tem espaço para crescer. ...
  2. Você sente que pode ser demitido a qualquer momento. ...
  3. Você tem chefe ou colegas tóxicos. ...
  4. Você não consegue se adaptar à cultura ou aos valores da empresa. ...
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O que fazer com uma pessoa grossa no trabalho?

Como lidar com colegas de trabalho maldosos?
  1. Verificar se há motivos para o comportamento dele. ...
  2. Não leve para o pessoal. ...
  3. Seja assertivo. ...
  4. Identifique os seus limites. ...
  5. Evite compartilhar questões pessoais. ...
  6. Seja empático. ...
  7. Ignore as provocações. ...
  8. Comunique a gestão da empresa.
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Quando o ambiente de trabalho se torna insuportável?

Um ambiente de trabalho tóxico é caracterizado por condições e dinâmicas que prejudicam o bem-estar, o desempenho e a saúde das pessoas colaboradoras. Geralmente, percebem-se comportamentos e atitudes negativas e destrutivas por parte de colegas, gestores e lideranças.
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O que acontece se o patrão humilhar o funcionário?

O patrão que humilha funcionário, além de cometer assédio moral que pode gerar indenização ao empregado, dá margem ao trabalhador requerer a rescisão indireta de seu contrato de trabalho por rigor excessivo do empregador.
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Quais são os motivos que levam a demissão por justa causa?

Circunstâncias de demissão por justa causa
  • Incontinência de conduta ou mau comportamento.
  • Ato de improbidade.
  • Condenação criminal.
  • Negociação habitual no ambiente de trabalho.
  • Embriaguez em serviço.
  • Por performance.
  • Insubordinação ou indisciplina.
  • Violação de segredos da empresa.
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O que não é permitido no ambiente de trabalho?

15 Hábitos que você deve evitar no ambiente de trabalho
  • Chegar atrasado. Pontualidade é fundamental e sinal de profissionalismo. ...
  • Fingir que está doente. ...
  • Comer certos alimentos. ...
  • Ser constantemente negativo. ...
  • Distrair-se nas reuniões. ...
  • Interromper os colegas. ...
  • Ser espertalhão. ...
  • Parecer desleixado.
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O que é ato de improbidade no trabalho?

A improbidade é toda ação ou omissão desonesta do empregado, que revelam desonestidade, abuso de confiança, fraude ou má-fé, visando a uma vantagem para si ou para outrem. Ex.: furto, adulteração de documentos pessoais ou pertencentes ao empregador, etc. São duas justas causas semelhantes, mas não são sinônimas.
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É proibido conversar no ambiente de trabalho?

É preciso esclarecer que tanto a empresa quanto o empregador não pode interferir nas escolhas pessoais da vida privada de seus funcionários. Dessa maneira, por mais que a empresa possa criar um regulamento próprio, não é permitido que o empregador proíba o relacionamento afetivo entre os seus funcionários.
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Qual o valor da indenização por humilhação no trabalho?

No caso de a ofensa ser leve, a indenização seria de até três vezes o último salário; média até cinco vezes; grave até 20 vezes e gravíssima até 50 vezes.
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