Contratar alguém sem o registro formal da carteira de trabalho é uma ilegalidade, e o empregador pode sofrer sanções legais caso seja identificado por fiscalizações trabalhistas.
A inscrição de dados inverídicos na Carteira pode constituir ilícito penal, mas a omissão não deve a ela ser equiparada, posto não desnaturar o documento ou inviabilizar seus efeitos jurídicos.
Já para que o trabalho sem carteira assinada seja regularizado, será preciso ingressar com uma ação na Justiça do Trabalho, comprovando que houve vínculo empregatício. Em paralelo, é preciso acionar o INSS para que haja averbação do tempo de atividade em que não houve registro nem pagamento dos direitos trabalhistas.
O trabalho sem carteira assinada é uma relação de emprego, sem a documentação na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Essa modalidade de contratação acontece de três maneiras principais: prestação de serviços, admissão de Pessoa Jurídica (PJ) e contrato sem registro, sendo o último ilegal.
TRABALHO SEM CARTEIRA ASSINADA, TENHO ALGUM DIREITO?
Qual o valor da indenização por trabalhar sem registro?
O empregado tem direito de receber o valor equivalente aos dias que trabalhou no mês do término do contrato de trabalho. Para saber quanto você terá para receber, precisa: Dividir o valor do salário por 30. Multiplicar pelo número de dias trabalhados no mês de desligamento da empresa.
O que acontece se trabalhar sem assinar a carteira?
A regra determina que a empresa pague uma multa de R$3.000,00 (três mil reais) para cada funcionário não registrado e, em caso de reincidência do problema, a multa é dobrada. Para micro e pequenas empresas, o valor da multa é de R$800,00.
O artigo 47 prevê multa fixa no valor de R$3.000,00 (três mil reais) por não assinar a carteira do empregado e se repetir esta prática, a mesma será punida com este valor em dobro. Para as empresas de pequeno porte ou microempresa, este valor é deduzido para R$800,00 (oitocentos reais).
Como fazer o acerto de um funcionário não registrado?
Para calcular o acerto de um funcionário não registrado, é fundamental comprovar o vínculo trabalhista com a empresa. Isso pode ser feito por meio de documentos como registro de ponto, contratos de trabalho, recibos de pagamento, testemunhas e até mesmo mensagens trocadas por e-mail ou aplicativos de mensagens.
O que acontece com a empresa que não regista o funcionário?
A lei determina que a empresa pague uma multa de R$ 3.000,00 (três mil reais) para cada funcionário não registrado. Em caso de reincidência, a multa é dobrada.
Quais direitos um funcionário sem carteira assinada tem?
Dessa maneira, um empregado que trabalha sem carteira assinada tem o direito de ter sua CTPS assinada, deve ter seus depósitos de FGTS efetuados, e é detentor de todos os outros direitos trabalhistas (inclusive o seguro desemprego) e previdenciários.
Qual o valor da multa por não ter carteira assinada?
§ 1º Especificamente quanto à infração a que se refere o caput deste artigo, o valor final da multa aplicada será de R$ 800,00 (oitocentos reais) por empregado não registrado, quando se tratar de microempresa ou empresa de pequeno porte.
Para isso, é preciso um início de prova material que comprove o tempo trabalhado, seja um comprovante de contra-cheque, um recibo de pagamento ou até mesmo uma foto no trabalho. Além disso, também é possível apresentar uma testemunha para complementar a prova documental e conseguir comprovar o tempo de contribuição.
Fica mantido o artigo da lei que prevê, para os empregadores em geral, multa no valor de R$ 3 mil por trabalhador não registrado, acrescido de igual valor em cada reincidência.
Quais as consequências do empregado que aceita trabalhar sem exigir o registro?
Quando o registro em carteira não é feito, o empregador deixa de fazer o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ainda, o empregado não estará protegido pelas previsões existentes em norma coletiva.
Quanto tempo posso trabalhar sem carteira assinada?
Muitos acham que podem, ou simplesmente não são devidamente orientados e só registram seus funcionários meses depois, achando ser isso um período de experiência legal. Não existe um período de experiência sem registro. O que existe é um contrato de experiência, que tem 90 dias como prazo-limite.
É conhecido como trabalho informal aquele tipo de atividade econômica em que o trabalhador não faz suas contribuições para a Previdência nem declara sua renda para a Receita Federal, nem tem nenhum tipo de contrato com quem faz os pagamentos pela atividade.
Quanto devo receber por 1 ano de trabalho sem carteira assinada?
1 ano de trabalho salário 1500 sem carteira assinada. Quanto devo receber de Seguro-Desemprego? Mesmo sem carteira assinada você teria direito também ao Seguro-Desemprego. Ele te pagaria 3 meses de salário, ou seja, R$1.500,00 x 3 meses = R$4.500,00.
Todo trabalhador tem direitos, ainda que a carteira não esteja assinada. Contratar alguém sem o registro formal da carteira de trabalho é uma ilegalidade, e o empregador pode sofrer sanções legais caso seja identificado por fiscalizações trabalhistas.
Como dar entrada em um Processo Judicial? Procure um advogado especialista e de confiança, para que o mesmo ingresse com uma reclamação trabalhista para reconhecer o vínculo empregatício existente. Como não existe registro na carteira de trabalho, você precisará comprovar que trabalhou na empresa.
Portanto, se o empregado for capaz de comprovar que efetivamente prestou o serviço e havia os requisitos acima preenchidos, ainda que sem registro na Carteira de Trabalho (CTPS), ele terá garantido por lei todos os direitos correspondentes a um contrato de trabalho formalizado.
Quem trabalha sem carteira assinada tem quais direitos?
Salário mínimo nacional ou da Categoria: Quem não tem carteira assinada tem o direito de receber o salário mínimo nacional ou o salário mínimo da categoria, ou seja, seu salário não pode ser abaixo do salário mínimo. Horas extras: Se fizer hora extra, você tem o direito de recebe-las.
O interessado terá que acessar o Canal Digital de Denúncias Trabalhistas, se identificar e inserir o maior número de informações possível para que a fiscalização do trabalho identifique corretamente o problema. Observação: Para realizar uma denúncia trabalhista não é necessário ir a uma agência do trabalho.
Qual o valor da multa por não assinar a carteira? Apesar de não ser crime deixar de registrar a carteira do empregado, é uma infração sujeita a multa de R$3.000,00, como previsto no artigo 47 da CLT: Art. 47.