Concerteza ou com certeza como se escreve? A escrita correta é “com certeza”, sempre separado, pois trata-se de uma locução adverbial formada pela preposição “com” e o substantivo “certeza”; expressão essa que atua nas orações como um advérbio, sugerindo o sentido de convicção.
A forma correta de se escrever é “com certeza”, que tem papel de locução adverbial para indicar sentido de convicção ou afirmação. Por exemplo: “com certeza, essa é a melhor dica que eu já recebi!” Nem sempre é tão simples escrever todas as palavras do português e, de vez em quando, a ortografia nos causa dúvida.
O erro "concerteza" provavelmente ocorre devido à rapidez da fala ou à falta de atenção na escrita. Na comunicação oral, as palavras podem ser pronunciadas rapidamente, levando à confusão na escrita. No entanto, é crucial lembrar que na norma escrita formal, devemos usar "com certeza" separadamente.
A grafia “concerteza” está errada e não existe na língua portuguesa. O modo correto, portanto, é “com certeza”, escrito separado. A expressão é composta por duas palavras: “com” e “certeza”. “Com” é uma preposição.
Qual o significado de “com certeza”? A expressão “com certeza” é uma locução adverbial de afirmação e, portanto, invariável. Assim, é utilizada, principalmente, no ato de afirmar, asseverar, não deixar margens à dúvida.
“De repente” é a forma correta de escrever, não “derrepente”. O termo “derrepente” não existe na língua portuguesa. O certo é “de repente” porque a locução adverbial é composta pela preposição “de” e o substantivo masculino “repente”, garantindo características ao verbo que acompanha.
Modo indicativo: exprime certeza, precisão do falante perante o fato. Ex.: Eu gosto de chocolate. Modo subjuntivo: exprime atitude de incerteza, dúvida, imprecisão do falante perante o fato. Ex.: Espero que você esteja bem.
Qual o correto: meio-dia e meia ou meio-dia e meio?
A forma correta é meio-dia e meia.
Meia é um adjetivo e está no género feminino porque concorda com o nome feminino hora, que não é expresso mas está implícito: – Vou almoçar ao meio-dia e meia [hora].
Apenas as palavras "bem-vindo" e "Benvindo" são utilizadas na língua portuguesa. Os termos "bemvindo" e "bem vindo", estão incorretos. Como citado, "bem-vindo" é uma saudação usada para demonstrar gentileza e hospitalidade às pessoas. Já "Benvindo" consiste em um substantivo, nome ou sobrenome de alguém.
A escrita correta é “com certeza”, sempre separado, pois trata-se de uma locução adverbial formada pela preposição “com” e o substantivo “certeza”; expressão essa que atua nas orações como um advérbio, sugerindo o sentido de convicção.
“Com certeza” é utilizado nos casos em que se deseja confirmar um enunciado, como uma forma de ênfase. Já “concerteza” é um erro de ortografia. O termo “concerteza” está errado. O correto é “com certeza”.
Como se escreve "com certeza" é junto ou separado?
Embora seja um dos erros de português mais comuns que existem, não há nenhum meio termo: a única grafia correta para essa expressão é “com certeza”, separado. “Concerteza” está errado, não deve ser usado e pode render perda de pontos na hora da avaliar uma redação.
A consoante S é usada entre vogais, assumindo o som Z nas seguintes situações: Em palavras terminadas em -oso, -osa, -esa, -isa, -ose, -ise, -ase, -ese. -oso: ansioso, presunçoso. -osa: majestosa, glamourosa. -esa: francesa, burguesa.
Certamente você já ficou em dúvida sobre utilizar o “S” ou o “Z” na hora de escrever algumas palavras em que o “S” tem som de “Z”. Tem uma dica bem simples, que vai ajudar: sempre que a palavra tiver um ditongo antes, usa-se “S”. Vale esclarecer que ditongo é o encontro de duas vogais juntas na mesma sílaba.
Restam dúvidas sobre o assunto. Resta saber o que de fato ocorreu. Resta fazer a estatística dos processos. Restavam ao juiz poucos processos para concluir a inspeção.