É errado falar mais melhor?
Sabendo que "melhor" e "pior" são comparativos ou superlativos relativos de superioridade, entendem-se por redundantes construções como "mais melhor" ou "mais pior". Mas há quem se esqueça de que "menos pior", construção que vez ou outra se insurge até em bons textos, também não se sustenta de um ponto de vista lógico.É correto dizer "mais boa"?
É correto utilizar as expressões mais bom, mais mau, mais pequeno, mais grande, quando se compara duas qualidades do mesmo ser. Exemplos: Utilizar redes sociais é mais bom do que mau.Quando pode usar mais bom?
Os exemplos acima mostram que, ao se compararem qualidades ou atributos de um mesmo ser, é possível fazer uso de “mais bom” e “mais mau”.É certo falar mais bem?
A gramática normativa recomenda que, antes dessa forma nominal do verbo, deve-se utilizar “mais bem” e “mais mal”.5 palavras que todo mundo fala errado - Brasil Escola
Quando usar a palavra "mais bem"?
Antes de particípios com função adjetiva, deve-se usar a expressão adverbial “mais bem”. Nesse caso, “escrita”, particípio do verbo “escrever”, assume o valor de um adjetivo. A expressão adverbial “mais bem” acrescenta um sentido a “escrita”.É errado falar menos pior?
“Pior”, como já dissemos, tem, no seu bojo, a noção de “mais ruim”. Logo, falar “menos pior” seria como se falássemos “menos mais ruim”, empregando-se ao mesmo tempo o comparativo de inferioridade “menos” e o comparativo de superioridade “mais”.É correto falar mais perfeito?
As duas formas são corretas.É correto falar muito melhor?
No caso em que os adjetivos têm formas sintéticas de comparativo (pior, melhor) basta juntar muito: 2 – mau → pior [e não "mais mau"] → «muito pior»; 3 – bom → melhor [e não "mais bom"] → «muito melhor»; 4 – grande → maior [e não "mais grande"] → «muito maior»*.É correto dizer "muito mais"?
Muito mais, 1 - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Dei-lhe «muito mais coisas» ou dei-lhe «muitas mais coisas»? Tanto é correcto dizermos muito mais coisas, como muitas mais coisas. a) Em muito mais coisas, o elemento muito encontra-se ligado ao advérbio mais para o intensificar.É correto dizer "mais legal"?
→ “Mais” faz referência à soma e, na maioria das vezes, é utilizado como um advérbio de intensidade. Faça a troca, neste caso, por seu antônimo, “menos”. Exemplificando o sentido das palavras: Carla é a mais (menos) bonita, mas (porém) Renata é a mais legal.É correto falar mais ruim?
Portanto você pode observar que “pior” é comparativo de superioridade de “ruim”, ou seja, se não fosse uma exceção à regra, o normal seria dizer “mais ruim” (meu resultado foi mais ruim que o seu). Mas, como se trata de exceção, o certo é dizer “meu resultado foi pior que o seu”.É errado dizer "mais grande"?
Depende do contexto. Quando se comparam qualidades ou atributos, é essa a forma: A casa é mais grande que pequena. O auditório é mais pequeno que grande.É correto dizer "mais bom"?
O comparativo regular "mais bom", ou "mais mau", pode e deve usar-se quando comparamos adjectivos diferentes (um das quais é bom ou mau) no mesmo ser ou coisa. Por exemplo: “ele é mais bom do que inteligente”.É mais tarde ou mais tarde?
“Mas” é, principalmente, uma conjunção adversativa, já “mais” é advérbio de intensidade. Utilizamos a palavra “mas” como sinônimo de “porém” e para enfatizar uma ideia. Usamos “mais” para indicar intensidade e como sinônimo de “novamente”.É correto dizer "envie-nos"?
envie você. enviemos nós. enviai vós. As duas formas enviá-lo e envia-lo estão corretas, contudo seus significados são diferentes.É errado falar mais bem?
Então, quando há verbetes no particípio, o uso da expressão “mais bem” é recomendado. Ainda que haja sensação de erro gramatical, os estudiosos da língua garantem que essa é a maneira mais aconselhada para elaborar uma sentença.É errado falar muito pouco?
'Muito pouco' ou 'pouquíssimo'?O professor Pasquale destaca que é perfeitamente possível usar 'muito pouco'. Ele acrescenta que, nesse caso, o 'muito' reforça o 'pouco'. É possível usar a forma composta 'muito pouco' ou a forma sintética 'pouquíssimo'.