Normalmente, a finalidade em contextualizar algo é argumentar sobre as características e motivos de algo acontecer. Em suma, contextualização refere-se a viabilizar entendimento e compreensão sobre um determinado tema, com o intuito de permitir a melhor forma de explicá-lo no texto.
Em seu sentido simples, a contextualização significar apresentar as circunstâncias de um fato ou tema. Em outras palavras, é o que o próprio nome sugere: inserir em um contexto. Isso significa que a contextualização compreende as características e os motivos para alguma coisa acontecer.
De forma geral, contextualização é o ato de vincular o conhecimento à sua origem e à sua aplicação. A ideia de contextualização entrou em pauta com a reforma do ensino médio, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB nº 9.394/96), que acredita na compreensão dos conhecimentos para uso cotidiano.
A contextualização são os elementos que ajudam a decodificar a mensagem que se deseja transmitir com o texto. Já a intencionalidade é o modo pelo qual os emissores usam os textos para perseguir e realizar suas intenções, produzindo, para tanto, textos adequados à obtenção dos efeitos desejados.
Trata-se do processo de fornecer informações adicionais ou de estabelecer conexões entre diferentes elementos para que um determinado conteúdo seja compreendido de maneira mais completa e precisa. Através da contextualização, é possível atribuir significado e sentido a palavras, expressões, frases e até mesmo ações.
Contextualizar é construir significados, incorporando valores que explicitem o cotidiano, com uma abordagem social e cultural, que facilitem o processo da descoberta. É levar o aluno a entender a importância do conhecimento e aplicá-lo na compreensão dos fatos que o cercam.
A contextualização na redação nada mais é do que apresentar ao leitor as circunstâncias que rodeiam determinado fato. Em outras palavras, a contextualização pode ser definida como a relação entre uma temática e seu ponto de início, origem e aplicação.
Ao contextualizar o tema você pode falar do marketing, a importância do mesmo, a importância do processo de seleção e como o marketing influencia neste processo e afins. Você vai falar um pouco sobre o tema, introduzir este, explicar e contextualizar ele e sua delimitação.
A contextualização também compreende a justificativa da escolha do tema. Ou seja: por que você escolheu esse tema em seu trabalho? Em outras palavras, a contextualização apresenta o tema e a justificativa do trabalho.
A realidade na qual o autor está inserido, assim como a realidade no leitor, o lugar aonde o texto foi produzido e onde o texto será lido, são alguns aspectos que definem o contexto de produção.
Os fatores de contextualização delimitam o texto em uma situação comunicativa determinada. Não são fatores pertencentes ao texto, mas “(...) elementos que contribuem para equacionar alternativas de compreensão” (MARCUSCHI, 1983, p. 16).
Na Língua Portuguesa muitas palavras e frases possuem diferentes significados de acordo com o contexto em que são usadas, o que significa que o mesmo termo pode ter interpretações completamente diferentes a depender da situação enquadrada.
O princípio da contextualização na reforma do ensino médio no Brasil: em busca de uma leitura ontológica. Resumo: Contextualização é um dos princípios pedagógicos centrais da reforma do ensino médio implantada no Brasil nos anos de 1990.
Contextualizar o conteúdo que se quer aprendido significa, em primeiro lugar, assumir que todo conhecimento envolve uma relação entre sujeito e objeto (...). O tratamento contextualizado do conhecimento é o recurso que a escola tem para retirar o aluno da condição de espectador passivo (Brasil, 1998).
Em que consiste o processo de contextualização no currículo escolar?
[...] a contextualização consiste em atribuir sentido e significado ao que é vivido e uma oportunidade para o professor tornar o aluno capaz de assumir posições dian- te de situações e problemas reais e de ampliar seu nível de conhecimento científico e tecnológico, de modo a utilizá-lo como instrumento para compreender ...