É correto falar mais ruim?
Não fosse aquela regra de não ser possível usar o advérbio “mais” antes do adjetivo “ruim”, seria o caso de se dizer “mais ruim”. No entanto, por ser uma exceção, devemos falar “pior”: “O meu desempenho no ENEM foi pior (e não “mais ruim”) que o seu, não terei chance nenhuma de passar em medicina.”É correto falar mais bem?
Então, quando há verbetes no particípio, o uso da expressão “mais bem” é recomendado. Ainda que haja sensação de erro gramatical, os estudiosos da língua garantem que essa é a maneira mais aconselhada para elaborar uma sentença.É errado falar mais bom?
MAIS BOM? / MAIS MAU? Sim. Dependendo do contexto, o uso dessas duas formas é correto.Por que é errado falar mais melhor?
As formas "melhor" e "pior" são intensificadoras. No grau comparativo de adjetivos, elas têm plural. Assim: "Alguns textos são melhores (isto é, mais bons) ou piores (isto é, mais maus) que outros". Mas, no grau comparativo de superioridade de advérbios, essas formas se manterão invariáveis.Os 10 erros mais comuns na Língua Portuguesa [Prof. Noslen]
É correto dizer "mais mal"?
Mais uma vez, o uso das expressões está adequado, segundo a gramática normativa. O advérbio “mal” também possui a forma sintética do comparativo (pior) e, na presença de particípios adjetivos, recomenda-se o uso de “mais mal”.É correto falar muito pior?
É correcto usar «muito pior»? É correto, porque o advérbio muito modifica a noção de mais que está incorporada em pior. Com adjetivos que fazem o seu comparativo com a realização lexical de mais, verifica-se que é possível associar muito: 1 – quente → «mais quente» → «muito mais quente».É correto falar mais perfeito?
As duas formas são corretas.É errado falar muito pouco?
'Muito pouco' ou 'pouquíssimo'?O professor Pasquale destaca que é perfeitamente possível usar 'muito pouco'. Ele acrescenta que, nesse caso, o 'muito' reforça o 'pouco'. É possível usar a forma composta 'muito pouco' ou a forma sintética 'pouquíssimo'.
É certo falar menos pior?
O certo é usar o comparativo de inferioridade normalmente, com o advérbio “menos” e o adjetivo em sua forma normal.É correto dizer "muito mais"?
Muito mais, 1 - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Dei-lhe «muito mais coisas» ou dei-lhe «muitas mais coisas»? Tanto é correcto dizermos muito mais coisas, como muitas mais coisas. a) Em muito mais coisas, o elemento muito encontra-se ligado ao advérbio mais para o intensificar.É correto dizer "mais legal"?
→ “Mais” faz referência à soma e, na maioria das vezes, é utilizado como um advérbio de intensidade. Faça a troca, neste caso, por seu antônimo, “menos”. Exemplificando o sentido das palavras: Carla é a mais (menos) bonita, mas (porém) Renata é a mais legal.Quando usar mais bem ou mais mal?
Então, se diante do comparativo tivermos um particípio, ou seja, aquela forma verbal terminada em -ado ou -ido, podemos substituir os comparativos “melhor” e “pior” pelas formas “mais bem” e “mais mal”. Por exemplo: “Aquele aluno foi MAIS BEM orientado do que os outros alunos da sala.”É errado falar mais pequeno?
«Mais pequeno» usa-se com o que é mensurável metricamente ou palpável, «menor» com o que não é. Repare na diferença entre «o meu filho mais pequeno» e «o meu filho menor».É correto dizer "mais bom"?
É correto utilizar as expressões mais bom, mais mau, mais pequeno, mais grande, quando se compara duas qualidades do mesmo ser. Exemplos: Utilizar redes sociais é mais bom do que mau. (Compara-se, aqui, duas qualidades – bondade e maldade.É certo falar mais melhor?
Depende do contexto. Se se usarmos a expressão para comparar duas qualidades, o uso estará correto.É correto escrever mais bem?
Antes de particípios com função adjetiva, deve-se usar a expressão adverbial “mais bem”. Nesse caso, “escrita”, particípio do verbo “escrever”, assume o valor de um adjetivo. A expressão adverbial “mais bem” acrescenta um sentido a “escrita”.É correto dizer "mais grande"?
As expressões "mais pequeno" e "mais grande", por exemplo, correspondem, respectivamente, a "maior" e "menor". Trata-se do grau comparativo desses adjetivos. "Grande" tem como comparativo "maior", "pequeno", "menor". É o mesmo caso de "melhor", em vez de "mais bom", e "pior", em vez de "mais ruim".É certo falar "a gente vamos"?
A expressão correta é «a gente vai», com a forma verbal no singular (ou seja, «vai» – e não «vamos»).É certo falar menos ruim?
O Professor Pasquale responde a dúvida de um ouvinte. Quando se diz 'menos ruim' tudo bem. No caso, quando se fala 'menos pior' entende-se que 'pior' já é uma forma de superioridade.É correto dizer "muito maior"?
"Maior" é superlativo de superioridade sintético. Equivale a dizer, por exemplo, "mais grande", o qual é usado em casos restritos apenas. O correto mesmo é utilizar apenas "maior". .Como não falar mais errado?
Como garantir a fala correta em qualquer situação
- Pense antes de falar. ...
- Estude a norma culta portuguesa. ...
- Leia livros de diversos gêneros. ...
- Pratique o discurso na frente do espelho. ...
- Faça exercícios vocais. ...
- Treine a escrita em situações cotidianas. ...
- Ouça com atenção. ...
- Concentre-se enquanto você fala.