O termo hipotonia refere-se a uma diminuição do tônus muscular, sendo considerado, na grande maioria dos casos, um sintoma de disfunção neurológica1. O tônus muscular é um estado de tensão constante a que estão submetidos os músculos em repouso. É a resistência do músculo ao estiramento.
Fala-se em hipotonia quando se verifica uma redução do tónus muscular. Trata-se de um sintoma e não de uma doença em si. Os músculos saudáveis nunca estão completamente relaxados. Existem sempre algum grau de tensão e rigidez que se traduzem numa resistência ao movimento.
Moleza, diminuição do tônus muscular e da força, perda rápida do peso, falta de controle parcial ou total da cabeça, dificuldades de respirar e deglutir são algumas das principais características da hipotonia.
Quando existe muito soluto em uma solução, dizemos que o meio é hipertônico; e quando o soluto é encontrado em pequena quantidade, dizemos que o meio é hipotônico.
A hipotonia pode levar a um atraso no desenvolvimento motor da criança, fazendo com que ela demore mais para sentar, engatinhar ou andar. A falta de tônus muscular pode levar a uma instabilidade postural, fazendo com que a criança tenha dificuldade para manter-se sentada ou em pé.
Meio Hipertônico, Hipotônico e Isotônico - Solução: Soluto e Solvente | Biologia com samuel Cunha
O que é bom para hipotonia?
Alguns casos têm um tratamento específico, mas o principal tratamento para a hipotonia de causa idiopática ou neurológica é fisioterapia, terapia ocupacional e terapia da fala.
Em outros, a hipotonia precisa ser tratada isoladamente e o paciente pode fazer sessões de fisioterapia, de terapia ocupacional ou mesmo de fortalecimento muscular para, aos poucos, ir recuperando seus movimentos e tratando a hipotonia.
Em uma solução hipotônica, a água entra na célula, fazendo com que ela se expanda ou até mesmo se rompa. Em uma solução isotônica, não há fluxo líquido de água, o que mantém a célula estável. Em uma solução hipertônica, a água sai da célula, fazendo com que ela murche.
1. [ Medicina ] Relativo a hipertonia ou ao aumento do estado normal de firmeza ou elasticidade de um órgão ou de um tecido. 2. [ Química ] Que tem osmolaridade alta; que tem a concentração do soluto maior do que a concentração do solvente (ex.: meio hipertónico ; soro hipertónico ).
Nos casos de hipotonia periférica a dosagem de creatinoquinase (CPK) deve ser solicitada, assim como outros exames, dependendo da suspeita diagnóstica.
A grande vilã é a hipotonia, ou seja, falta de tônus muscular. A fraqueza muscular causa a projeção da língua. O mal posicionamento lingual pode acarretar alterações no crescimento orofacial incluindo alterações dentárias.
A solução hipotônica é aquela que apresenta menor concentração de soluto se comparada com outro meio, sendo que os mesmos estão separados por uma membrana semipermeável. Além da concentração do soluto, a solução hipotônica possui menor pressão osmótica.
A hipotonia geralmente é diagnosticada durante o primeiro ano de vida como sintoma de uma doença aguda ou na avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor. Caso haja suspeita, a criança deve ser levada ao Pediatra para realizar as investigações necessárias. O tratamento da hipotonia varia de acordo com sua causa.
Assim: Bebida isotónica: bebida com a mesma concentração de sódio que o sangue. Bebida hipotónica: tem menor concentração de sódio que o sangue. Bebida hipertónica: tem maior concentração de sódio que o sangue.
1. [ Medicina ] Relativo à hipotonia ou à diminuição do estado normal de firmeza ou elasticidade de um órgão ou de um tecido (ex.: esfíncter anal hipotónico ). 2. [ Química ] Que tem osmolaridade baixa; que tem a concentração do soluto menor do que a concentração do solvente (ex.: meio hipotónico ).
O que impede que a célula se rompa quando colocada em solução hipotônica?
Diferente do que ocorre na célula animal, na vegetal, quando a célula é inserida em uma solução hipotônica, a água entra normalmente na célula, porém a parede celular irá impedir que ela se rompa.
Quando uma célula animal é colocada em uma solução hipotônica, observa-se um aumento da entrada de água na célula por osmose. Nesse caso, a água aumenta o volume da célula rapidamente fazendo com que ocorra seu rompimento (lise).
A adição de sal a um alimento desencadeia um processo de osmose, que faz com que a água passe de um ambiente com uma menor concentração de sal para um com maior concentração. Assim, o sal retira a água dos alimentos, inibindo o crescimento de micro-organismos.
Por que a célula vegetal não se rompe em meio hipotônico?
Quando uma célula vegetal está em meio hipotônico, absorve água e ao contrário da célula animal, ela não se rompe, pois é revestida pela parede celular, que é permeável, mas tem elasticidade limitada, restringindo o aumento do volume da célula.
A hipotonia pode ser causada por diversos problemas de saúde, incluindo fatores nutricionais – raquitismo e desnutrição -, cerebrais e até mesmo genéticos – como Síndromes de Down, Prader-Willi e atrofia muscular espinhal.
A hipotonia é dividida em dois grupos: a hipotonia primária que está relacionada ao comprometimento das estruturas que compõem a unidade motora (nervos e músculos, por exemplo) e a hipotonia secundária que ocorre devido a lesões do Sistema Nervoso, síndromes genéticas, etc.
A fisioterapia para a hipotonia geralmente consiste em exercícios direcionados que aumentam a força muscular e melhoram a coordenação. O tônus muscular se refere à quantidade de tensão que um músculo tem em repouso. Em contraste, a força muscular ajuda a realizar movimentos quando os músculos não estão em repouso.