Se você instalar a versão errada, ou se o processo for interrompido por uma queda de energia ou uma falha do sistema, você pode acabar com um sistema corrompido ou inutilizável. Portanto, você só deve atualizar os drivers do BIOS e do chipset quando necessário e siga as instruções cuidadosamente.
Se existem drivers atualizados do chipset no site do fabricante da sua placa mãe ou até mesmo no site do fabricante do chipset, é aconselhável a instalação, já que drivers atualizados tendem a funcionar melhor, evitando falhas ou bugs no SO.
Abra o Gerenciador de Dispositivos e clique em Iniciar > Painel de Controle > Gerenciador de Dispositivos. Selecione Exibir > Dispositivos por Tipo. Expanda os dispositivos do sistema. Clique duas vezes no dispositivo de chipset Intel da lista.
O que é um Chipset? Já o chipset é um conjunto de chips que atua como um sistema de suporte ao processador. Ele é responsável por estabelecer a comunicação entre o processador, a memória, os dispositivos de armazenamento e outros componentes do sistema.
Os drivers são programas que rodam em segundo plano no sistema e fazem com que as partes e peças da máquina funcionem corretamente. Por isso, é muito importante mantê-los atualizados, já que é possível, inclusive, perder performance pelo falta de update nestes softwares.
🟢 RYZEN 5 5600GT | QUAL PLACA-MÃE VEM COM BIOS ATUALIZADA PARA ELE? Saiba como descobrir!
Quais drivers devo atualizar?
Quais drivers devo atualizar regularmente? Você deve atualizar regularmente os drivers principais que seu computador usa todos os dias. Isso inclui drivers do Windows, de áudio, de vídeo e de rede.
Quando os drivers não são atualizados, eles podem se tornar obsoletos e parar de se comunicar efetivamente com o sistema operacional e o hardware do dispositivo. Isso pode resultar em problemas de desempenho, como lentidão, congelamentos e até mesmo falhas completas do sistema.
A atualização do BIOS e dos drivers do chipset pode melhorar a compatibilidade, a segurança e a eficiência do sistema. Por exemplo, uma nova versão do BIOS pode suportar um modelo de CPU mais recente, corrigir um bug ou melhorar a velocidade de inicialização.
"O chipset é o guarda de trânsito da placa-mãe. Ele vai servir para controlar o fluxo de dados da mainboard, principalmente de onde esse dado está vindo e para onde ele precisa ir", explica o engenheiro da Intel.
O chipset Z790 é o mais poderoso da Intel em 2023. Placas-mãe com essa nomenclatura têm amplo suporte para overclock e são indicadas para usuários entusiastas, que planejam montar máquinas com processadores de alto desempenho, como os Core i7 e Core i9.
se o sistema estiver funcionando normalmente é normal esquentar, não há nada para se preucupar, caso queira reduzir a temperatura, basta comprar um cooler para k6 e retirar o fan pequeno e adapta-lo a placa mãe que certamente reduzirá a temperatura.
Chipset é o nome dado ao conjunto de chips (ou circuitos integrados) que compõem a placa-mãe e cujo emprego é realizar diversas funções que envolvem o hardware da máquina, como controle dos barramentos (PCI, AGP e o antigo ISA), controle e acesso à memória, controle da interface SATA e USB, Timer, controle dos sinais ...
Pressione Win + X e escolha Gerenciador de dispositivos. No Gerenciador de dispositivos, expanda "Dispositivos do sistema". Encontre seu chipset (ele pode estar listado como um SMBus ou controlador do System Management Bus).
Compatibilidade Aprimorada: Manter os drivers atualizados garante que os dispositivos sejam compatíveis com os softwares mais recentes, permitindo que as empresas adotem novas tecnologias e permaneçam competitivas.
O driver do chipset ajuda a instalar os arquivos INF no sistema. Os arquivos INF são usados pelo sistema operacional para a instalação de software e drivers.
O sistema operacional Windows inclui drivers para a maioria dos dispositivos. No entanto, é necessário fazer download e instalar drivers específicos do dispositivo do site do fabricante do dispositivo. Sem os drivers, os dispositivos que você conecta ao computador podem não funcionar adequadamente.
Em resumo, toda placa-mãe possui dois chipset, ponte norte e ponte sul, estes são responsáveis por realizar todo controle dos diversos componente existentes e determinar certos padrões, como a frequência máxima da memória e do processador e o tipo de HD a ser utilizado, por exemplo.
O chipset determina quantos componentes de alta velocidade ou dispositivos USB sua placa-mãe pode suportar. Os chipsets geralmente são compostos de um a quatro chips e controladores de recursos para periféricos comumente usados, como teclado , mouse ou monitor .
Overclocking é o processo de aumentar intencionalmente a frequência desses ciclos além do padrão de fábrica. Fazer isso pode melhorar significativamente a capacidade do processador de lidar com cargas de trabalho exigentes, como aquelas geradas por jogos.
Por que instalar os Chipset Drivers? Tanto AMD como Intel precisam de drivers de chipsets para o correto funcionamento de seus sistemas. Esses drivers fazem a “ligação” de todas as funcionalidades da plataforma, sendo altamente recomendado a instalação.
Atualizar os drivers da placa de vídeo geralmente ajuda a resolver problemas relacionados a vídeo ou gráficos, como cintilação, imagem difusa, imagem borrada, baixo desempenho gráfico durante jogos, vídeo tremido, vídeo instável durante jogos e assim por diante.
Você pode verificar o Windows Update a qualquer momento para ver se ele encontrou drivers atualizados para seu hardware, especialmente se você instalou um novo dispositivo recentemente. Depois, pode instalar os drivers atualizados.
Precisa reiniciar o PC depois de atualizar os drivers?
Na maioria dos casos, a atualização é simples, basta executar o programa. Vamos passar pelo processo de instalação usando uma placa de vídeo AMD Radeon 460 Pro. Você precisa apenas clicar nos botões Avançar, Sim e Instalar. Na maioria dos casos, você precisa reiniciar o computador após a instalação.
Se você estiver conectado à internet, tente instalar manualmente as atualizações. Selecione Iniciar > Configurações > Atualizar & Segurança >Windows Update e selecione Verificar se há atualizações.