O meio de transporte mais seguro do mundo para viajar é o avião. Estatisticamente, as viagens aéreas têm a menor taxa de acidentes fatais por quilômetro percorrido em comparação com outros meios de transporte, como carros, trens ou navios.
É mais seguro viajar de navio ou de avião? A comparação entre a segurança de viajar de navio e de avião é interessante, pois ambos os modos de transporte são considerados extremamente seguros. Estatisticamente, a probabilidade de um acidente fatal é maior em viagens de carro do que em viagens de navio ou avião.
Nos últimos 50 anos, registrou-se o afundamento de apenas 11 navios de cruzeiro oceânicos durante viagens, o que, diante de uma média de 100 travessias por ano e um total de 150 navios de cruzeiro operando neste período, apresenta uma probabilidade de afundamento de 1 em 68.000.
O avião é o meio de transporte mais seguro e os números comprovam-no. Tão seguro que a probabilidade de morrer num acidente de um avião comercial está apenas nos 0,000017%. A título de comparação, a probabilidade de morrer num acidente de automóvel é dez vezes maior.
PREVISÕES DOS SIGNOS - 20 a 26 OUTUBRO 2024 | André Mantovanni
É difícil um avião cair?
Um estudo realizado no Reino Unido diz que a probabilidade de um acidente aéreo é de um a cada 67 mil voos, e que a chance de um acidente com morte ocorrer é de um para cada 345 mil voos.
O Brasil já registrou 135 ocorrências de acidentes aéreos em 2024, é o que diz o site Rede de Segurança da Aviação (ASN), da Flight Safety Foundation, uma organização internacional dedicada à segurança da aviação.
O meio de transporte mais seguro do mundo para viajar é o avião. Estatisticamente, as viagens aéreas têm a menor taxa de acidentes fatais por quilômetro percorrido em comparação com outros meios de transporte, como carros, trens ou navios.
Os outros incidentes de vôo envolvem pouso forçado, colisão com pássaros e problemas no motor. No mundo todo, o site computou 842 ocorrências e 273 fatalidades em 2024. Segundo o painel do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), o número de acidentes é menor, foram registrados 42 em 2024.
Garantimos: é seguro viajar de navio. As empresas de cruzeiros investem continuamente para que a experiência de viagem em alto-mar seja inesquecível. Exatamente por isso, além das inovações para entreter viajantes, a tecnologia de navegação garante segurança em toda a infraestrutura do navio.
O navio não afunda por causa do equilíbrio entre a força peso e a força empuxo atuantes sobre ele e pelo fato de a densidade média do navio ser menor do que a densidade da água.
Como a água do mar tem densidade maior, o empuxo exercido sobre um navio é maior quando ele está no mar, já que o empuxo exercido depende da densidade do líquido. Para ter uma idéia, a densidade da água doce é 1 x 103 kg/m3 e a densidade da água do mar é em média 1,03 x 103 kg/m3.
Motos e carros estão entre os meios de transporte mais perigosos. Já os ônibus são a opção mais segura. Basta ver os números. Entre todos os modais, o ônibus é responsável por uma em cada 300 mortes, ou seja, 0,32% do total, o menor índice de mortes no trânsito.
Andar de motocicleta é, de longe, o meio de transporte mais perigoso, com uma taxa de mortes de 212,57 por bilhões de milhas viajadas por passageiros. Em seguida vêm carros e veículos de carga e de passageiros pequenos (vans e caminhonetes), com uma taxa de 7,28.
Aeronaves e aviões são os transportes mais seguros do mundo para viajar e estão sujeitos a rigorosas inspeções e manutenções, além de serem operados por pilotos altamente qualificados. Também possuem legislação e regulamentação de órgão que acompanha de forma criteriosa as empresas do setor.
Abrace a flutuação: Uma vez fora do avião e na água, mantenha-se calmo e abrace a flutuação. Se você estiver usando o colete salva-vidas, isso será mais fácil. Agrupe-se com outros sobreviventes: Tente se agrupar com outros sobreviventes próximos.
Esta lista cita os acidentes e incidentes aéreos ocorridos no Brasil no qual o primeiro ocorreu no dia 1 de março de 1915 e o último relatado ocorrido no dia 09 de agosto de 2024. O voo TAM 3054 foi o acidente mais letal do país, com 199 óbitos.
Há 30 anos, a probabilidade de ocorrer um acidente era uma para cada 140 milhões de milhas voadas; hoje, a cada 1,4 bilhão. O fator segurança está dez vezes melhor em três décadas. Voar é seguro? 1.
Infelizmente, o carro é um dos meios de transportes que mais causam acidentes fatais. Dentre os mais de 240 mil acidentes ocorridos em 2023, 63,3% envolvem carros. Colisão é um dos acidentes mais comuns na categoria.
Qual a probabilidade de sobreviver em uma queda de avião?
A aviação é uma das formas de transporte mais seguras do mundo, com a taxa de fatalidade reduzindo a cada ano. De 2008 a 2017, a probabilidade de morrer em um acidente aéreo era de apenas 1 em 7,9 milhões de voos. Essa taxa melhorou ainda mais de 2018 a 2022, caindo para 1 em 13,7 milhões.
Em 17 de julho de 2007, o Airbus A-320, da TAM, não conseguiu frear na pista de Congonhas. Ao todo 199 pessoas morreram no acidente, sendo que 12 estavam no solo. Naquele dia, a pista estava molhada e, por conta de uma reforma, estava sem as ranhuras que facilitam a frenagem do avião.
"A pressão cai vertiginosamente, não dá tempo de tentar pegar as máscaras do socorro. E com uma velocidade de 800 km/h, qualquer falha estrutural ou colisão pode desfazer uma aeronave em poucos minutos e os passageiros ficam sem ar", aponta.