Dessa forma, o nível de desgaste dos pneus é mais igualado. Além disso, quando novos pneus forem comprados, eles devem ir diretamente para a parte traseira do carro. Assim, os pneus que antes estavam atrás e que estão menos desgastados devem ir para a frente, substituindo os pneus carecas.
Qual o ideal a se fazer? Caso o motorista tenha dúvidas entre colocar seus pneus novos na frente ou atrás, o correto para ele é sempre apostar na traseira do carro, priorizando sua segurança. Por exemplo, em uma ocasião na qual a estrada se encontra molhada, a aderência dos pneus é exigida.
O senso comum nos faz acreditar que as rodas dianteiras merecem os pneus mais novos e não os mais gastos. Afinal, na maioria dos carros a tração está nas rodas dianteiras, tem o peso do motor, maior carga de frenagem. E lá atrás, a vida dos pneus é mais tranquila. Mas o correto é colocar o par novo nas rodas traseiras.
Onde colocar dois pneus novos: nas rodas dianteiras ou nas traseiras?
Porque pneus novos atrás?
Estabilidade aprimorada: colocar pneus novos na traseira melhora a estabilidade do veículo, reduzindo o risco de derrapagens. Melhor controle: torna o veículo mais previsível, reduzindo o risco de subviragem. Segurança geral: Ajudar a evitar derrapagens incontroláveis, especialmente em situações de frenagem brusca.
Por conta da sua maior utilização nas curvas e frenagens, os pneus dianteiros são os mais exigidos e desgastam com mais facilidade. Por isso, algumas pessoas optam por comprar dois pneus novos em vez de trocar todos os compostos.
É por isso que pneus novos devem ser colocados na parte de trás. Já os pneus traseiros antigos (que já estavam no carro) devem ir para a frente, já que sofreram menos desgaste do que os dianteiros antigos.
São condições mais específicas em que a troca de apenas um pneu é recomendada. Mas, no geral, a recomendação é sempre substituir pelo menos dois pneus localizados no mesmo eixo. Se tiver somente dois pneus novos, os fabricantes orientam a utilizá-los sempre no eixo traseiro, independente do tipo de tração.
É possível montar pneus de marcas, pisos ou profundidades diferentes no mesmo eixo? No geral a lei não o proíbe. Num mesmo eixo, os pneus devem ser iguais (marca, modelo, dimensão, índices de carga e código de velocidade).
De modo geral, os pneus do lado direito gastam mais que os que estão montados no lado esquerdo. A razão está no desnível existente nas vias, tanto urbanas quanto nas estradas, onde o lado direito é sempre mais baixo que o centro da via (considerando uma via de mão dupla).
Em média, pneus originais de carros de passeio devem durar de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca, porém, alguns fatores podem reduzir pela metade essa expectativa. Confira alguns exemplos de situações ou práticas que prejudicam a durabilidade do pneu: Pneus de baixa qualidade.
Esse é um ponto importante que, se não for realizado da forma correta, pode trazer problemas para o balanceamento do carro. Os dois pneus novos devem ser colocados na traseira do carro, já que, são eles os responsáveis pela estabilidade da direção e, por isso, precisam estar em boas condições.
Os carros com pneus mais largos são mais confortáveis para dirigir do que os automóveis com pneus mais estreitos. Afinal, os pneus mais largos geram uma maior estabilidade na condução. Isso faz com que o rolamento seja mais suave com menos trepidações.
Pode colocar pneu 175 70 na frente e 175 75 atrás?
Sim, é possível trocar pneus de um tamanho por outro. Ou seja, pode utilizar pneus de 1.75/75 caso preferir. No entanto, é essencial ter em mente que todos os pneus do carro devem ser do mesmo tamanho. Isso significa que tanto os pneus dianteiros quanto os traseiros precisam ser da mesma medida.
“Pneus de dimensões diferentes não devem ser montados no mesmo veículo, a não ser em casos nos quais o veículo já vêm de fábrica com medidas diferentes nos dois eixos, como ocorre com alguns modelos esportivos”, diz José Carlos Quadrelli, gerente-geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone Brasil.
Quanto tempo dura um pneu novo? Se formos levar em conta pneus novos, originais, de boa qualidade, em um veículo usado habitualmente, com manutenções em dia e todos os devidos cuidados, alguns fabricantes estimam uma média de cinco a seis anos.
Além de colocar a Citroën em um segmento novo, o Aircross, que chega às lojas no mês que vem, é o primeiro modelo da marca a trazer o estepe na tampa traseira.
Pois é: além de comprometer a dirigibilidade, o pneu careca também fica mais vulnerável a estourar em um buraco ou mesmo em uma emenda mais acentuada na pista.
Quais são os melhores pneus para consumo de combustível? Existe um pneu que atualmente se destaca em seu segmento em termos de baixa resistência ao rolamento: o pneu MICHELIN e. PRIMACY. Tecnologia inovadora também significa que este pneu é econômico (oferece um melhor km/l), além de ser um gesto mais sustentável.
O desgaste irregular dos pneus pode ser causado por: Hábitos de condução. Alinhamento incorreto das rodas. Tamanho dos pneus ou definições da pressão inadequados.
1. Pneus novos devem ser colocados na traseira. Ao contrário do que muitos pensam, os pneus novos devem ser colocados no eixo traseiro. Por um simples motivo: se ocorrer perda de aderência ou algum outro problema com um dos pneus dianteiros, o motorista tem o volante para controlar o carro.
Idealmente, substituir os quatro pneus simultaneamente é a melhor escolha para garantir a estabilidade, a segurança e o desempenho do veículo. É importante sempre optar por trocar os pneus em pares ou então, fazendo a substituição total dos quatro pneus, mas nunca de apenas uma peça.
Tem problema colocar 2 pneus de marcas diferentes?
Quando uma das rodas possui um pneu diferente dos demais, ele se comporta de forma diferente também. Os especialistas alertam que é extremamente arriscado usar marcas ou até mesmo modelos diferentes.