A boa notícia é que, ao contrário do que muitos pensam, a época mais fria do ano é também a mais propícia para a perda de peso, pois nosso organismo acelera o ritmo de trabalho e aumenta a queima calórica para manter o corpo aquecido.
Uma média de 200 quilocalorias a mais são perdidas do que em períodos quentes. A temperatura baixa é uma boa época para quem quer perder as indesejadas gordurinhas, mas o frio sozinho não muda nada.
Quando o tempo está mais frio, as necessidades energéticas do organismo aumentam, porque é preciso produzir mais calor para manter uma temperatura corpórea adequada. Isto, na prática, significa uma maior queima de calorias (até 10% maior), o que contribui para o emagrecimento.
Para o médico Dr Yago Fernandes, atuante em endocrinologia da equipe Nutrindo Ideais e especialista em emagrecimento e hipertrofia, o inverno pode ser a melhor época do ano para emagrecer pois o corpo gasta muitas calorias para equilibrar a temperatura corporal, e isso consome gordura.
Quando a temperatura abaixa, o corpo precisa de mais calor para se manter aquecido e, por isso, o metabolismo acelera. Ou seja, o gasto calórico é maior. Segundo o nutrólogo João Gustavo Gaspar, o frio engorda aqueles que optam por alimentos calóricos e que cedem à preguiça na hora de praticar exercícios.
Veja como o frio pode ajudar quem quer perder peso
É normal perder peso no calor?
As temperaturas baixas do ambiente forçam nosso corpo a gastar mais energia para produzir calor, sendo assim, consumimos cerca de 10% a mais de calorias. Apesar disso, o verão é uma estação mais favorável para a perda de peso em função de outros fatores que vão além da temperatura externa.
A boa notícia é que, ao contrário do que muitos pensam, a época mais fria do ano é também a mais propícia para a perda de peso, pois nosso organismo acelera o ritmo de trabalho e aumenta a queima calórica para manter o corpo aquecido.
Quando alguém perde peso de maneira geral, é possível notar que a gordura armazenada no rosto diminui, contribuindo para um rosto mais esculpido e angular. No entanto, é importante ter em mente que o emagrecimento facial pode variar de pessoa para pessoa.
O tipo de gordura do corpo mais fácil de perder é a gordura visceral branca, também conhecida como gordura da barriga profunda prejudicial. Normalmente, esta é a primeira a ir embora no processo de emagrecimento. Quando você come menos calorias do que queima, você perde primeiro a gordura visceral.
Por isso, pode ser uma boa oportunidade para quem busca emagrecer. "No frio, nosso corpo aumenta até 10% o metabolismo, lógico que depende da temperatura. Para manter a temperatura corporal, ele aumenta o gasto [calórico]. Então, aproveita essa época do frio para construir o seu corpo do verão", diz o nutrólogo.
Esse mecanismo é importante para manter a temperatura corporal ideal para o nosso organismo, ou seja, 36,5°C. Se esse termômetro passar dos 38° C, há algo errado. Mas, além de perder sais minerais, suar pode ajudar a perder gordura e eliminar alguns quilos? A resposta é não.
As baixas temperaturas do inverno são grandes parceiras da boa forma. Segundo especialistas, para se manter aquecido, o corpo aumenta o gasto calórico em até 10%: esta condição, aliada a uma dieta balanceada e exercícios físicos, é um empurrão para quem quer chegar ao verão com o corpo em dia.
Agnnes Baliero, médica atuante em medicina do esporte e nutrologia esportiva do Instituto Nutrindo Ideais, conta que a queima de calorias pode ser maior no inverno do que no verão e isso ocorre principalmente devido à termogênese, o processo pelo qual o corpo gera calor para manter a temperatura corporal estável em ...
Quando usamos o calor fazemos o contrário: promovemos uma vasodilatação no local, com um aumento no volume de sangue nos tecidos, trazendo mais nutrientes e oxigênio. A temperatura alta traz mais nutrientes e oxigênio para a região.
Você sabia que, no inverno, nosso corpo trabalha mais para manter a temperatura, acelerando o metabolismo e queimando mais calorias que no verão? Essa pode ser uma boa notícia para você!
Tomar apenas um banho gelado não vai resultar em grandes benefícios, é necessário que vire uma rotina para surtir efeitos. “No momento do banho, apenas cerca de 10-20 calorias são gastas a mais.
Normalmente, a primeira parte do corpo a mostrar sinais de emagrecimento varia de pessoa para pessoa, dependendo de fatores genéticos, hormonais e de distribuição de gordura. Para alguns, a perda inicial de peso pode ser notada na face e no pescoço, enquanto para outros pode ser na região abdominal.
Em realidade, a maior parte da gordura corporal é eliminada pela respiração. Segundo o estudo, a cada 10 kg de gordura, 8,4 kg se transformam em dióxido de carbono, que é expirado.
Qual é a primeira parte do corpo que emagrece? Cada corpo reage de maneiras diferentes quando está no processo de emagrecimento, dependendo de diversos fatores. Porém, de modo geral, os homens têm tendência de emagrecer primeiro na barriga e no tronco, enquanto as mulheres perdem peso dos quadris.
Durante o emagrecimento, por vezes a flacidez do rosto pode se tornar uma consequência bem desagradável do processo. Assim como o corpo, a face fica mais fina, e a pele ganha um aspecto mais abatido e envelhecido.
"Quando alguém perde 10 kg de gordura, 8,4 kg são exalados como CO2. Os pulmões são, portanto, o principal órgão excretor da perda de peso", dizem os especialistas no artigo, ponderando que uma porcentagem menor de gordura é eliminada por outas formas como, por exemplo, ureia e suor.
Em dias gelados, o corpo faz um esforço maior para regular o termômetro interno e evitar a hipotermia, o que acaba auxiliando também no emagrecimento. Ou seja, a ideia de que as pessoas têm mais fome nesse período é baseada muito mais em fatores psicológicos do que físicos, pois a teoria não tem explicação metabólica.
A taxa saudável de perda de peso deve ser lenta: cerca de 0,5 kg a 1 kg por semana —chegando até perto de 2 kg, em caso de obesidade grau 1 ou mais, de acordo com a Abeso (Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica).
A perda de peso saudável aconselhada é entre 0,5 a 1 kg por semana, o que significa emagrecer de 2 a 4 kg por mês. Assim, uma pessoa que precisa perder 8 kg para alcançar o IMC adequado, leva cerca de 2 meses para emagrecer, por exemplo.