É preciso observar, também, se o comprimido deve ser ingerido, pois há os comprimidos sublinguais – que devem ser colocados sob a língua e dissolvidos completamente na boca –; e os mastigáveis, que precisam ser bem mastigados antes de serem engolidos.
“Deve-se mastigar e daí engolir, essa é a recomendação. O efeito desses remédios começa já na boca”, informa o farmacêutico. Ao engolir sem mastigar, o medicamento só começará a ser aproveitado pelo organismo no intestino. No entanto, a ação não tende a ser reduzida.
Um dos principais erros é triturar comprimidos ou abrir cápsulas para facilitar a deglutição. Uma cápsula pode ser desenvolvida para não se degradar no estômago - se retirarmos o seu conteúdo, ela pode perder o efeito. O omeprazol, por exemplo, tem seu efeito reduzido se sofrer trituração.
O certo é um por vez com um pouco de líquido. Isso porque não é recomendado ingerir comprimidos sem nenhum líquido, ou seja, apenas com a saliva. O comprimido foi feito para ser absorvido e metabolizado no estômago, e quando fica parado pode causar ulcerações no esôfago, órgão que vai da boca até o estômago.
Os Comprimidos Mastigáveis são produtos diferenciados que possibilitam a absorção mais rápida no organismo. Além disso, auxilia a deglutição do nutracêutico em pessoas que possui alguma dificuldade para ingerir cápsulas.
DICA PRÁTICA: Médico te ensina como engolir comprimido com facilidade - Dr. Paulo Mendes Jr Otorrino
Quando o comprimido é mastigável pode ser engolido?
É preciso observar, também, se o comprimido deve ser ingerido, pois há os comprimidos sublinguais – que devem ser colocados sob a língua e dissolvidos completamente na boca –; e os mastigáveis, que precisam ser bem mastigados antes de serem engolidos.
Embora esmagar o comprimido para que fique mais fácil de engolir seja uma prática comum, o CRF-SP (Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo) alerta que dividir, triturar ou dissolver medicamentos pode comprometer, sim, sua eficácia, principalmente os revestidos.
O que fazer quando não consegue engolir comprimido?
O primeiro passo é cortar uma rodela não muito grossa da banana, pois ela vai servir para ajudar o comprimido a escorregar mais facilmente dentro da garganta. Por fim é só esmagar essa rodela com um garfinho e enrolar no medicamento de maneira que ele fique escondidinho, tal qual o recheio de uma mini coxinha.
A maioria das pílulas de remédio só começa a funcionar até que o estômago ejete o conteúdo no intestino, portanto, quanto mais perto do antro — última parte do estômago — a pílula estiver, mais rápido começa a se dissolver. A postura é fundamental para conseguir mirar nesta parte do corpo.
Isso porque, a pílula é uma substância seca que, se não dada de maneira adequada, causa o engasgo. Por isso, pais devem se atentar à forma correta de oferecer a pílula.
Sintomas. Os sintomas típicos são dor na garganta ou no peito, um nódulo na garganta ou no peito e dificuldade em engolir. Outros sintomas mais comuns podem ser sangue na saliva, recusa a se alimentar, engasgos, náusea ou vômitos.
Conceito: comprimido formulado para que possa ser mastigado, produzindo um sabor residual agradável na cavidade oral. Abreviação: COM MAST Para fins de certificação em BPF: Comprimido e/ou Comprimido revestido.
O mesmo vale para medicamentos em cápsulas: não abra e dissolva o pó em água, a menos que seu médico tenha instruído para que tome dessa forma. E também, nada de deixar os remédios dissolvendo na boca. Isso só pode ser feito caso eles sejam desenhados para esse uso.
Em casos mais raros, como tomar o anticoncepcional sem água, também existe a possibilidade de o comprimido não ser empurrado até o estômago, acabando por ir para uma das vias respiratórias e terminando no pulmão.
Quando a esofagite resulta da ingestão de medicamentos, o recurso a um copo cheio de água depois de tomar o comprimido pode ser útil. De facto, é importante saber que todos os fármacos de venda livre ou sujeitos a prescrição médica devem ser tomados com o indivíduo de pé ou sentado e ser engolidos com água.
O primeiro passo é lavar as mãos, já que, ao manusear comprimidos e cápsulas, há risco de contaminação por bactérias, vírus ou microrganismos que transmitem doenças. Outra dica importante é ingerir medicamentos preferencialmente com água. Segundo especialistas, ela não altera o efeito das substâncias.
Quanto tempo leva para o comprimido dissolver no estômago?
Na maioria dos casos, 30 minuto são suficientes para o medicamento ser absorvido, principalmente se ele tiver sido tomado com o estômago vazio. Porém, é possível que em algumas situações essa dose seja realmente perdida.
- Comprimidos revestidos, medicamentos com liberação controlada, cápsulas, drágeas e pílulas não devem ser partidos. Na dúvida, procure a seguinte advertência na bula do medicamento: "Este medicamento não pode ser partido ou mastigado"; - Normalmente, é possível partir comprimidos sulcados.
Na hora de engolir, faça um bico com a boca, isso evita a entrada de ar nos lábios e facilita a ingestão do comprimido. Beba bastante água: o líquido ajuda o comprimido a viajar pelo sistema digestivo. Assim, facilitando sua chegada no fundo do estômago, próximo ao intestino, onde a dissolução gera mais efeito.
Sem necessidade de água ou preocupação com engasgos, o comprimido mastigável pode ser tomado em qualquer lugar e a qualquer hora. A absorção começa na boca, o que pode levar a uma digestão mais eficaz dos ingredientes ativos.
A dificuldade de engolir substâncias líquidas ou sólidas é chamada de disfagia. Se você tem esse problema, pode ser uma questão psicológica. Mesmo que o considere algo simples, é melhor ir ao médico, pois a condição pode ser um alerta de algo mais sério.
Se o objeto estiver causando um bloqueio importante nas vias aéreas, estes sintomas ocorrem de repente e requerem tratamento imediato em um departamento de emergência. Se o objeto ficou nas vias aéreas durante algum tempo, causou uma infecção pulmonar, pode haver febre, um pulso rápido, e, possivelmente, desmaio.
Sabe aquela sensação de alguma coisa trancada na garganta quando engole? Essa sensação de que parece que engolimos um comprimido que não desceu é chamada de globus faríngeo. Existem diversas causas para ela. A mais comum é por doença do refluxo.