Mas de maneira simples podemos dizer que a melhor opção para o armazenamento de comida que será consumida em pouco tempo é o pote de vidro. Ele preserva o gosto, não é tóxico e pode ser levado ao microondas de forma prática.
Qual o melhor tipo de pote para guardar alimentos?
Recipientes mais grossos tendem a ser mais duráveis e menos propensos a rachar ou quebrar. Além disso, verifique se os recipientes de plástico são seguros para uso no micro-ondas, no congelador e no lava-louças, caso você planeje usá-los para aquecer, congelar ou lavar os alimentos.
Quando o vidro é mantido no ambiente natural, costuma causar muito menos poluição do que o plástico. Afinal, o vidro não é tóxico — diferentemente do plástico, que se decompõe em microplásticos que podem infiltrar-se no solo e na água.
Qual melhor tipo de pote para armazenar alimentos?
Pote de aço
é uma escolha acertada. Conhecido por sua resistência e longevidade, ele não reage com alimentos, garantindo que tudo permaneça tão fresco quanto no dia em que foi guardado. A sua opacidade pode ser uma desvantagem, pois não permite ver o conteúdo sem abrir o recipiente.
O problema é que pouca gente sabe dos cuidados necessários ao usar potes desse tipo. Além de absorver mais odores e sabores por conta da porosidade, o maior dos perigos é o fato de que, por serem fabricados a partir do petróleo, quando em contato com alimentos, eles podem liberar toxinas.
1. O plástico pode levar mais de 400 anos para se decompor. Como boa parte do lixo produzido pelas pessoas demora muito para se decompor e não é destinado para reciclagem, o mundo vive hoje a falta de espaço em aterros sanitários.
Molhos e geleias: o pote hermético de vidro se torna ideal no armazenamento desses alimentos. Biscoitos, torradas, chocolates e cereais são algumas das opções mais comuns armazenadas dentro desse recipiente.
Ao mesmo tempo que é resistente e pode ser levado ao forno e a geladeira, o recipiente de vidro também é mais frágil, podendo quebrar mais facilmente e até mesmo causar possíveis acidentes.
O ideal (e melhor opção) é congelar os alimentos em um pote hermético de vidro temperado, aquele que no congelamento ou descongelamento não trinca ou racha. Além disso, vale prestar atenção sobre como é o material da tampa do pote. Normalmente, são vendidos potes de vidros com tampas de plástico.
Ao contrário do vidro, que pode se quebrar facilmente, o plástico é mais resistente e menos suscetível a danos durante a caminhada. Isso é especialmente benéfico para a indústria farmacêutica, onde a integridade do conteúdo é de extrema importância.
O vidro é mais delicado que outros materiais, sendo preciso manuseá-lo e inclusive acondicioná-lo com certo cuidado para evitar quebras; Ele é também mais pesado e volumoso que os demais, o que pode acabar encarecendo certos tipos de operações.
O ideal é guardar o arroz cru em um pote de vidro hermético. Esse tipo de recipiente garante um bom isolamento, evitando a invasão de insetos e sujeiras.
O alumínio é a opção mais indicada para embalar produtos perecíveis e que podem ser sensíveis à luz, como é o caso de óleos vegetais e do molho de tomate. Além do mais, a sua ampla utilização vai desde as latinhas de refrigerante, sucos industrializados e outras bebidas, até os alimentos em conserva.
Entre outros, a forma de conservar é bem simples: é só manter em temperatura ambiente, em um lugar arejado, em que o alimento não pegue umidade. Isso porque esses alimentos têm uma durabilidade maior do que os demais.
Como o vidro é mais resistente e mais grosso, ele demora um pouco mais gelar, então se você quer uma bebida gelada rapidinho, a melhor de todas as opções é a lata. E para uma quantidade maior, vai de PET!
De acordo com a profissional, os recipientes plásticos, de modo geral, não são os mais apropriados para guardar alimentos. Isso porque eles também favorecem o acúmulo de sujeira e restos de comida, o que pode ocasionar a proliferação de bactérias e outros microrganismos nocivos.
Os potes de plástico são verdadeiros coringas na cozinha moderna. Leves, duráveis e muitas vezes empilháveis, esses potes são perfeitos para quem busca praticidade no dia a dia. Além disso, por serem mais flexíveis, são ideais pra armazenar alimentos líquidos, como sopas e molhos.
Você pode usar potes de vidro para armazenar sobras de alimentos na geladeira. São mais higiênicos e livres de compostos tóxicos presentes nos plásticos, como os ftalatos e o bisfenol.
– Pote hermético: Se você não for usar todo o pacote de macarrão de uma vez, transfira o que sobrar para um recipiente hermético, pode ser um pote de vidro ou plástico, desde que tenha uma tampa que vede bem. Isso ajuda a manter o macarrão fresco por mais tempo e evita a entrada de insetos.
Podemos destacar que este tipo de pote é resistente ao calor, podendo ser usados para armazenar alimentos quentes ou para aquecer alimentos no micro-ondas ou no forno.
O consumo exagerado do plástico normalmente tem uma consequência direta: o aumento dos lixões. Só no Brasil existem 3 mil ocupando 1.600 municípios. Eles contaminam o solo, poluem o ar e afetam a saúde de milhões de brasileiros.
A questão do acúmulo de plástico no meio ambiente e seus impactos negativos têm sido cada vez mais discutidos. O descarte inadequado de plásticos pode resultar em poluição dos oceanos, rios e solos, afetando a fauna marinha e terrestre. Além disso, a queima de plásticos pode liberar gases tóxicos.
Por outro lado, a principal desvantagem é a fragilidade do material, que pode se quebrar durante o transporte. Além disso, o vidro é um dos materiais que mais demoram para se decompor na natureza. É bastante usado para embalar produtos em conserva, doces, pastas e nozes, por exemplo.