"Se tiver que optar, o mel é um pouco melhor do que o açúcar em todos os sentidos, pois é rico em diversos nutrientes e fitoquímicos benéficos para o nosso organismo", afirma Maiara Capetti, nutricionista, do Hospital Sírio-Libanês.
Deixa eu te contar uma coisa: o mel é muito mais do que um simples adoçante. Ele é rico em propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, diferente do açúcar, que só eleva sua glicemia e traz calorias vazias. Sim, o mel tem carboidratos, mas nosso corpo não absorve todas as calorias dele.
Consumir mel em vez de açúcar pode contribuir para a manutenção de um ambiente intestinal saudável, promovendo o crescimento de boas bactérias no intestino.
Quando o mel é consumido em quantidades adequadas, é possível engordar menos que o açúcar, não só porque possui menos calorias, mas também porque contém um carboidrato chamado isomaltulose, que faz com que o mel tenha um índice glicêmico médio, de forma que eleva moderadamente o açúcar no sangue assim que é absorvido a ...
Pessoas com diabetes devem evitar o mel porque ele contém açúcares simples, que aumentam a glicemia do sangue. Apesar de o mel ter um índice glicêmico menor que o do açúcar, ainda assim ele pode levar a alterações na glicemia e prejudicar o controle da doença.
Consumir mel todos os dias pode ser uma boa ideia, desde que você modere na quantidade e não o use como uma solução para todos os problemas. Com um consumo responsável e moderado, o mel pode sim ser um excelente complemento à sua dieta e bem-estar, trazendo mais sabor e saúde ao seu dia a dia.
Embora o mel contenha 80% de açúcar, ele é muito mais do que isso. De acordo com os pesquisadores, o composto também é uma composição complexa de açúcares comuns e raros, proteínas, ácidos orgânicos e outros compostos bioativos produzidos pelas abelhas a partir do néctar das flores.
Esse ingrediente delicioso é capaz de fortalecer nosso sistema imunológico, colaborar com a boa digestão, e até mesmo combater a prisão de ventre. Mas seus benefícios não param por aí: o mel é anti-séptico, diurético, antioxidante, calmante, e expectorante.
Ainda assim, o mel traz menos impactos que o açúcar. Por isso, se for adoçar o café com algum ingrediente, dê prioridade ao mel. Ele faz com que o índice glicêmico se mantenha regulado e, por ser naturalmente doce, não aumenta o nível de açúcar no sangue.
“O mel não é um produto adicionado para incorporar sabor doce. O mel, nesse caso, é o produto em si, que apenas recebe um aromatizante. A única fonte de açúcar no composto é o mel, nenhum outro açúcar é adicionado à composição”, Fabricia Soriani, farmacêutica e membro da diretoria da ABEMEL.
“O mel é considerado 'mais saudável' em alguns aspectos nutricionais”, disse ela. “No entanto, o açúcar pode ser preferido com base no sabor e acessibilidade”.
Combinado com o poder metabolismo do mel, esta mistura pode ser um poderoso impulso aos seus esforços na perda de peso. Melhora a digestão: Mel também melhora a sua digestão, o que pode ajudar na redução do peso estático no seu sistema digestivo.
O Mel Sem Açúcar Mrs Taste é feito com Maltitol e Xarope de isomalto-oligossacarídeos, além de ser zero açúcares, possui inúmeros benefícios trazidos por seus ingredientes.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: O mel apresenta efeitos terapêuticos de anti-inflamatório natural, sendo uma forma uma forma de tratamento fitoterápico para prevenção de algumas infecções.
Pode melhorar na digestão e ainda manter a flora intestinal, garantindo o bom funcionamento do sistema digestivo. Buzzini explica que o mel possui médio índice glicêmico e aproximadamente 60 calorias por colher de sopa, menos que as 78 calorias por colher do açúcar.
Por outro lado, consumir mel antes de dormir pode ajudar no relaxamento e na indução de um sono tranquilo. Um cházinho com mel à noite? Pode ser seu aliado contra insônias leves!
Parar de ingerir açúcares livres (artificiais) leva à adequação do peso, melhora na disposição, no humor, no sono e diminui o risco de obesidade e doenças crônicas. Mas há ainda o açúcar que é um dos tipos de carboidratos e não podemos viver sem eles. O que acontece com o corpo quando paramos de comer açúcar?
“A adição de açúcar pode promover inflamação no corpo, e isso pode causar estresse no coração e nos vasos sanguíneos, o que pode levar ao aumento da pressão arterial”, disse o cientista comportamental Brooke Aggarwal, professor assistente de ciências médicas na divisão de cardiologia do Columbia University.
O que acontece com o corpo quando paramos de comer açúcar?
Reduzir açúcares adicionados oferece benefícios inegáveis. Diversos estudos apontam melhoras na saúde bucal, na qualidade do sono, no controle de peso e diminuição do risco de doenças crônicas, como diabetes e problemas cardiovasculares.
O mel ajuda a acalmar a dor, equilibrar os sistemas hepáticos e neutralizar as toxinas; expõe atividades antioxidantes que têm um efeito protetor potencial no fígado danificado; e pode ajudar a promover um melhor nível de açúcar no sangue, o que é útil para quem é portador da doença do fígado gorduroso (ou esteatose ...
Mel é um ótimo substituto saudável para o açúcar? Verdade. Se você gosta de doces, mas quer evitar alimentos com açúcar, trocá-lo pelo mel é uma ótima opção. Afinal, esse substituto saudável é um composto de baixo índice glicêmico.