Qual é correto, menos ou menas?
Não. E a explicação é bem simples, menos não deve concordar com nenhuma palavra, pois não deve sofrer variação. Com isso, menas é uma “palavra fantasma”, por isso, deve ter seu uso eliminado, pois de acordo com a norma padrão, seu uso é inadequado.Quando se usa menos e menas?
Para a dúvida acima, é melhor irmos direto ao ponto: não existe a palavra “menas” na língua portuguesa. O correto é dizer “menos”, sempre, em qualquer ocasião, ponto final.É certo falar menas?
Outra palavra usada de forma equivocada é menas. O uso correto é menos, advérbio de intensidade, que não varia no gênero, sendo acompanhado de substantivo masculino ou feminino, por exemplo: Há menos pessoas no local, entre ontem e hoje.Porque menos e não menas?
Está aí uma dúvida que vive nos rodeando: o certo é menos ou menas? Sem precisar se alongar muito, a resposta é bem clara e objetiva: o termo correto é menos. Vamos te explicar o porquê: Levando em conta que a palavra menos exerce, na maioria das vezes, a função de advérbio, ela torna-se um termo invariável.16. Menos ou menas?
Quando usar a menos?
Lembre-se de que, quando indica tempo decorrido, o verbo fazer é impessoal, portanto deve ser empregado na 3. a pessoa do singular. A locução prepositiva a menos de denota a ideia de distância/quantidade aproximada ou tempo futuro. É equivalente a “por volta de”, “perto de”.Faz cinco anos ou faz cinco anos?
Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.Qual o correto: meio dia e meia ou meio dia e meio?
A forma correta é meio-dia e meia.Meia é um adjetivo e está no género feminino porque concorda com o nome feminino hora, que não é expresso mas está implícito: – Vou almoçar ao meio-dia e meia [hora].
É proibida a entrada ou é proibido a entrada?
O certo seria: É proibida a entrada de estranhos. “Proibida”, neste caso, concorda com “entrada”. Agora observe: É proibido vender bebida alcoólica para menores de idade. Não há presença de artigo ou pronome que determine o sujeito, que, aliás, é a própria oração subordinada reduzida de infinitivo (vender bebida):Qual é o singular de menos?
A palavra correta é "menos" e ela é invariável, ou seja, não se flexiona conforme o gênero ou número do substantivo ao qual se refere.Quem não é fumante tem menas ou menos chances de ter câncer?
“Apesar de existirem métodos muito eficazes, a cessação do tabagismo ainda é o melhor método de prevenir um câncer. Pacientes ex-fumantes têm entre 20% e 90% menos chance de desenvolver um tumor. E caso desenvolvam, podem ter um resultado mais eficaz do que aqueles que seguem com o hábito”, diz o oncologista.Como usar mais e menos?
Pode-se empregar mais e menos ou maior e menor com nomes não contáveis e abstratos: «mais/menos empenho, acesso, trabalho»1; «maior/menor empenho, acesso, trabalho». Neste caso, as formas mais e menos são classificadas como pronomes adjetivos indefinidos no Brasil (cf. Nomenclatura Gramatical Brasileira de 1959 e E.Porque não existem menas?
"Em algumas palavras, a regra de concordância nominal não é aplicada. A palavra 'menos', por exemplo, é invariável. Dessa forma, a palavra 'menas' não existe".O que é mais ou menos em português?
Aproximadamente. Nem bem nem mal, podendo exprimir dúvida ou hesitação.É ela mesmo ou ela mesma?
Ela mesmo? ou Ela mesma arrumou a sala? Quando equivale a próprio, mesmo é variável: Ela mesma (própria) arrumou a sala; As vítimas mesmas reclamaram. Como advérbio, significa até, também, de fato, exatamente, e é invariável: Mesmo as amigas a deixaram; Foi mesmo uma boa notícia.Estou meio cansada ou meia cansada?
A palavra "meio" reduz a força do adjetivo "cansada". Não se trata de um adjetivo, mas de um advérbio, uma classe de palavras que é invariável (ou seja, não tem masculino e feminino). Portanto, "meia cansada" é aquela que você usou o dia inteiro no pé e que está inteiramente cansada de você.Faz anos ou faz anos?
A construção correta é faz dez anos.Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: – Faz dez anos que não viajo.