É preciso chapiscar antes de rebocar? Sim, é preciso chapiscar antes de rebocar. O chapisco é uma técnica que deve vir antes de todas as outras, sendo fundamental para a aplicação subsequente das demais. Isso porque ele prepara a parede para receber as próximas aplicações que resultam no revestimento.
O chapisco é a principal base de suporte para o reboco. Isso porque quando o reboco é diretamente aplicado, sem a preparação com chapisco, ele pode não ter aderência. Quando o material é previamente aplicado, o muro ou parede recebe uma consistência áspera, que ajuda a segurar o reboco em uma aplicação posterior.
O fundo preparador de paredes é ideal para o reboco que tenha partículas soltas. Assim, é necessário primeiro lixar e depois passar o produto. Esse produto é um aglutinador, ou seja, ele aglutina, junta as partículas, para que na hora da pintura elas não se soltem.
REBOCO, COM OU SEM CHAPISCO? TESTE NA PRÁTICA, VEJA!
Tem que chapiscar antes de embolsar?
Depois da aplicação do chapisco, segue-se para a etapa de emboço. O emboço é um revestimento mais fino e nivelado, que tem como objetivo corrigir as irregularidades da parede, proporcionando uma superfície uniforme.
Chapisco, emboço e reboco são três camadas de argamassa aplicadas, nessa ordem, sobre os blocos cerâmicos que formam uma parede. Cada uma delas tem sua própria composição e forma de colocação.
Você sabia que é possível usar o Drywall como revestimento colado? Isso mesmo. Ao invés de revestir uma parede de alvenaria com todas aquelas etapas que incluem chapisco, emboço e reboco, opte pela colocação da placa direto na parede já pronta. Optando pelas placas de drywall, sua obra só terá benefícios.
As soluções industrializadas também podem ser utilizadas para aplicação do chapisco, emboço e reboco em obras que buscam racionalização, redução de materiais e economia de mão de obra.
Normalmente, as argamassas de reboco são compostas por areia, cimento, cal, água e eventualmente aditivos. Contudo, caso você não queira ter esse tipo de trabalho é possível encontrar no mercado argamassa pronta, a qual exige apenas a adição de água em sua composição para uso.
Aqui nós vamos te explicar do que se trata cada um desses elementos e a sua importância na hora de realizar a construção da sua alvenaria. Iremos explicar cada um deles por ordem de aplicação, ou seja, primeiro o Chapisco, depois o Emboço e por último o Reboco.
O período de cura recomendado entre o final da aplicação de chapisco e o início da realização da argamassa é de 3 dias. O tempo insuficiente de cura, em especial em chapiscos confeccionados com cimentos com adições, pode contribuir com o aparecimento de manifestações patológicas.
Quando for chapiscar a parede, é preciso ficar atento aos cuidados que devem ser tomados para evitar problemas e acidentes. Vamos entender melhor: Cura: Como já dissemos, são necessários, no mínimo, 3 dias após a aplicação do chapisco para iniciar o reboco.
Sim, é preciso molhar o chapisco. E se você não sabia, o chapisco também é item obrigatório em uma parede. O chapisco tem por finalidade fazer com que o reboco "cole" no tijolo com maior facilidade. A sua ausência pode no futuro fazer com que o reboco arranque ou fique "lascando" da parede.
A cura corresponde a secagem completa do material, estando assim pronto para receber o reboco posterior. O período recomendado como tempo de cura do chapisco é de 72 horas, ou seja, 3 dias para que se inicie a aplicação da argamassa na parede.
Existem diversas situações que podem deixar a parede descascando. Porém, na maioria dos casos, o reboco de má qualidade é o principal motivo. Se ele estiver pulverulento ou “fraco”, pode prejudicar a pintura. Em situações mais graves, ele pode provocar até o desplacameto da superfície, quando partes maiores se soltam.
O tijolo ecológico é uma opção sustentável, indicado principalmente para quem alinha esse ideal à construção e à arquitetura. Ele é feito com mistura do solo, cimento e água, com a diferença que não passa pelo processo de queima.
Que tal dispensar uma etapa que pesa no orçamento da obra e consome tempo para a definição do acabamento? O assunto em questão é o reboco de paredes internas, que agora pode ser substituído por tintas especiais. Aplicadas com rolo ou desempenadeiras, elas cumprem a função da argamassa.
Como visto, o traço para reboco é composto pela proporção de 1:1:6 de cimento, cal, areia fina e água. Alguns profissionais também usam aditivos no reboco para potencializar a massa, colocando impermeabilizantes, por exemplo, que ajudam a prevenir problemas de infiltração.
Para chapisco usa-se areia fina ou média. 6 • A preparação do concreto requer um cuidado especial quanto à umidade da areia. Isto porque o fator água-cimento é de suma importância na determinação da resistência do concreto.
Selador. O selador é uma das etapas da construção de alvenaria que é muito esquecida. Esse produto tem como principal objetivo preparar as paredes recém-rebocadas ou que estão com irregularidades.