“A gente” é uma locução pronominal, com verbos conjugados na 3ª pessoa do singular, e não é indicada para linguagem formal, sendo mais usada na linguagem informal. “Nós” é um pronome, com verbos conjugados na 1ª pessoa do plural, e é indicado tanto para linguagem formal quanto informal.
A expressão “a gente” não é indicada para a linguagem formal, mas é muito usada na linguagem informal. Já o pronome “nós” é muito usado tanto na linguagem formal quanto na informal, sendo o mais indicado para situações que exigem maior formalidade.
Por exemplo, comunidades controladas pelo Comando Vermelho usam gírias como “é nós” e o Terceiro Comando, por sua vez, usa “é a gente”. São frases parecidas que reforçam simultaneamente o sentimento de comunidade íntima e a divisão territorial na comunidade.
Como a gramática tradicional considera apenas a existência dos pronomes pessoais eu, tu, ele, nós, vós e eles, quando fazemos o uso da norma culta, é exigido o “nós”. Já na comunicação informal, o “a gente” é perfeitamente aceitável.
COISAS BOBAS QUE VOCÊ NÃO PODE FAZER NO RIO DE JANEIRO ! 😮 RISCO DE MORTE ! 💀
O que é nós e a gente?
“A gente” é uma locução pronominal, com verbos conjugados na 3ª pessoa do singular, e não é indicada para linguagem formal, sendo mais usada na linguagem informal. “Nós” é um pronome, com verbos conjugados na 1ª pessoa do plural, e é indicado tanto para linguagem formal quanto informal.
Expressão comum da sociedade contemporânea, utilizada normalmente pelos jovens, o mesmo que "tamo junto" ou "estamos juntos", que significa estar de acordo com o pensamento de alguém ou de um grupo. Pode indicar também uma simples resposta positiva a uma indagação ou convite.
Por isso, quando fazemos o uso da norma culta, é exigido o “nós”. O pronome também é recomendado para situações formais de uso da língua - como um seminário acadêmico. Já na comunicação informal, “a gente” é perfeitamente aceitável.
Durante as investigações, a polícia encontrou termos como “escama de peixe” e “azeite” em conversas sobre a qualidade da cocaína. “Escama de peixe” refere-se a cocaína de alta pureza, enquanto “azeite” é usada para descrever drogas de menor qualidade.
A forma correcta de dizer a frase é a gente vai ao cinema, em linguagem familiar, corrente, ou nós vamos ao cinema, em português mais cuidado. Em «a gente vamos...», o sujeito (a gente, 3ª pessoa do singular) não concorda com o predicado (vamos, 1ª pessoa do plural).
Terceiro Comando Puro, conhecido também pela sigla TCP, é uma organização criminosa carioca, surgida no Rio de Janeiro, a partir de uma dissidência do Terceiro Comando, liderada pelos traficantes Facão e Robinho Pinga. Atualmente, é a segunda maior facção do Rio de Janeiro.
“É nóis” é uma gíria empregada pelas camadas populares urbanas, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro, para designar uma concordância, significa estamos juntos, somos nós.
Portugueses têm expressões equivalentes a "É nóis" ou "Tamo junto"? "É Nóis!" e "Tamo Junto!" são gírias, brincadeiras com as palavras, inventadas pelo bom humor brasileiro.
Gíria é a palavra ou expressão de caráter informal, usada em diálogos no cotidiano, cujo uso não aplica-se à norma culta da Língua Portuguesa. Uma gíria faz parte da comunicação e, muitas vezes, contribui para o rápido entendimento entre as pessoas que pertencem a um mesmo grupo social.
"Nós" é um pronome pessoal reto, indicativo da 1ª pessoa do plural, e é sinônimo de "a gente". Já "nois" é uma gíria incorreta e não deve ser utilizada em contextos formais de comunicação. Nós: É um pronome pessoal reto que assume a função de sujeito da oração ou de objeto indireto.
→ “A gente”: A expressão 'a gente' é uma locução pronominal cujo sentido é equivalente ao pronome 'nós'. Geralmente, essa expressão é mais utilizada na fala (oralidade), já que, na modalidade escrita (como textos literários e jornalísticos), o emprego do pronome 'nós' mostra-se mais adequado.
A construção correta é a gente vai. A palavra gente designa «um conjunto de pessoas», mas é um nome singular. Por isso, o verbo deve estar na terceira pessoa do singular: – A gente vai sair logo à noite?