Carro ferver não é normal! O superaquecimento do motor é um problema sério que exige atenção imediata e cuidados adequados. Ao seguir as dicas de prevenção e agir prontamente em caso de superaquecimento, você garantirá a segurança e o bom funcionamento do seu veículo.
Primeiro, é sempre importante estar atento à temperatura do carro, que é demonstrada no painel do veículo. Mas, caso você passe pela situação do motor ferver, o recomendado é parar o veículo imediatamente e desligar o carro até que ele esfrie por completo.
A pressão no circuito de arrefecimento proporciona um aumento do ponto de ebulição da água, permitindo que, mesmo em valores um pouco acima de 100 °C, a água permaneça no estado líquido.
O que faz o motor ferver? Vários podem ser os fatores, desde a falta de líquido no reservatório aliado a alta temperatura, problemas no acionamento da ventoinha do radiador, na abertura da válvula termostática, no sensor de temperatura, bomba d'água que não gira, radiador entupido, junta de cabeçote queimada...
Isso é normal? Uma possibilidade é a junta do motor danificada, isto é, um pouco da compressão de um cilindro está indo para o sistema de refrigeração do motor. Converse com quem te vendeu o veículo.
O que fazer quando o carro ferve a água do radiador (dica para chegar até um local seguro)
Quando a água começa a borbulhar?
"Quando um líquido é aquecido até seu ponto de ebulição, ele começa a sofrer essa mudança de estado físico. Partes do líquido no interior do recipiente viram gás e formam as bolhas que, por serem menos densas do que o líquido, sobem até a superfície e se desprendem para a atmosfera", esclarece ele.
Se a quantidade de água for baixa ou nenhuma, não haverá resfriamento dos componentes e eles passarão a esquentar. Portanto, a peça deve estar sempre em bom estado para que funcione de forma adequada. O líquido refrigerante também chamado de água do radiador é composto por uma mistura de água destilada e aditivo.
O que acontece se colocar água demais no reservatório do carro?
O problema é tão grave que o superaquecimento do carro pode até mesmo dar perda total no motor. Para entender melhor, o sistema de arrefecimento é responsável por manter o carro a uma temperatura ideal de 90 °C, com a água retirando o calor do motor e levando-o até o radiador.
Não, você não pode colocar qualquer água no radiador do seu veículo. A água utilizada no sistema de arrefecimento, conhecida como água do radiador, deve ser desmineralizada ou destilada.
A pressão que existe dentro do circuito de arrefecimento é um dos motivos que faz com que o ponto de ebulição da água aumente. Como resultado, mesmo em valores um pouco acima dos 100ºC – ponto de ebulição natural da água – ela continua em estado líquido para resfriar o motor.
O superaquecimento do motor é um problema sério que exige atenção imediata e cuidados adequados. Ao seguir as dicas de prevenção e agir prontamente em caso de superaquecimento, você garantirá a segurança e o bom funcionamento do seu veículo.
Um dos motivos mais óbvios para a água do radiador baixando rapidamente é um vazamento. Por mais que esse escoamento não seja visível à primeira análise, ele pode significar problemas em componentes mais internos (e escondidos) do veículo.
No processo de ebulição da água formam-se bolhas na superfície do líquido pelo fato de a pressão do vapor da água ser igual à pressão na superfície do líquido. Quando fornecemos calor às substâncias, elas têm sua temperatura elevada. Assim, elas tendem a mudar de fase, ou seja, passam de um estado para outro.
A medida em que a “pressão de vapor” dentro da bolha aumenta e se iguala à pressão externa, ocorre a ebulição. Nesse instante, é visível o desprendimento de grandes bolhas de vapor que escapam velozmente pela superfície do líquido num movimento caótico, caracterizando o que chamamos popularmente de “fervura”.
Se o motor ferveu, quais são os danos e consequências? Quando o motor ferve, pode ser que a junta do motor fique queimada, o que é um dano não tão caro. Uma consequência mais séria é o empenamento do cabeçote, se isso acontecer, deve ser feita a retífica do motor, o que fica bem caro.
O que acontece se a água do radiador estiver acima do máximo?
Caso a água esteja acima do nível máximo, o sistema de arrefecimento vai ficar sob pressão excessiva, assim a água vai vazar pelas tampas ou pelas mangueiras. Isso pode levar à corrosão dos componentes metálicos do sistema de arrefecimento, como o radiador, a bomba d'água e o termostato.
Após entender ser preciso usar água mais o fluido, o motorista deve considerar a quilometragem rodada ou os meses e se atentar a troca. Recomendamos a substituição do fluído a cada 30 mil km para sistemas comprometidos ou sempre a cada 6 meses, conforme as condições que se encontra o sistema.
Para isso, saiba alguns motivos que podem fazer com que um carro ferva: Problemas na correia da ventoinha, na bomba de água ou no termostato; Panes elétricas; Perda do líquido de arrefecimento que, geralmente, é causado por vazamentos na mangueira ou no radiador.
Porque o reservatório de água do radiador fica borbulhando?
Borbulhou a água no reservatório é a junta de cabeçote queimada! A água vaza pq escapa compressão do cilindro para dentro do sistema de arrefecimento e a tampa do reservatório (que possui uma válvula de segurança) deixa o liquido sair para aliviar a pressão do sistema e não estourar as mangueiras.
Cuidados com o funcionamento da válvula termostática; Não usar água pura no radiador; Manter a limpeza no sistema de arrefecimento; Ficar de olho na bomba d'água.
Na verdade, as bolhas nada mais são do que a água se transformando em vapor, explica Júlio Carlos Afonso, do Instituto de Química Universidade Federal do Rio de Janeiro. “O momento em que a água começa a ferver é o momento em que ela entra em ebulição, ou seja, passa do estado líquido para o gasoso”, conta.
O que acontece se tiver ar no sistema de arrefecimento?
Bolhas de ar no sistema de arrefecimento reduzem significativamente a circulação do líquido de arrefecimento e podem causar o superaquecimento do motor e danos materiais daí resultantes. Uma solução para o problema consiste no aparelho de enchimento a vácuo do radiador.
O que acontece se colocar muita água no reservatório de água?
Devo completar o líquido? Embora possa ser tentador completar o reservatório com água da torneira quando o nível do radiador está baixo, isso não é recomendado. A água da torneira pode conter minerais e outras impurezas que podem se acumular no sistema de arrefecimento, levando a problemas como entupimentos e corrosão.