Fatores como envelhecimento, gravidez, obesidade, alimentação e até mesmo o atrito de roupas íntimas ou muito justas levam ao escurecimento das partes íntimas.
O escurecimento pode ser causado por fatores como atrito de roupas, alterações hormonais, genética, práticas de depilação irritantes, obesidade e condições de saúde como diabetes.
A vagina possui secreções naturais produzidas principalmente no período de ovulação e durante relações sexuais. Nesses casos, a secreção geralmente é transparente ou esbranquiçada, com a textura viscosa e semelhante à clara de ovo. Esses fluídos naturais não apresentam odor desagradável e nem causam irritações.
As mudanças nos níveis hormonais, como durante a gravidez, uso de anticoncepcionais ou menopausa, podem levar ao aumento da produção de melanina, o pigmento responsável pela cor da pele. Isso pode resultar em manchas ou escurecimento da pele, incluindo a região íntima.
O escurecimento íntimo é um processo natural do organismo feminino. Porém, esse fenômeno desagrada muitas mulheres, que têm sua autoestima e sua qualidade sexual afetadas.
VOCÊ TEM A PIRIQUITA ESCURA? O que é isso? - DR BRUNO JACOB
Como clarear a piriquita?
Ácidos como o ácido glicólico, ácido salicílico ou ácido tricloroacético podem ser usados para clarear a pele na região genital. Dessa forma, antes de realizar o procedimento, o paciente passa por uma avaliação inicial com um dermatologista ou esteticista.
Escurecimento da pele na região íntima: O escurecimento da pele ao redor da região íntima é uma ocorrência comum, especialmente em mulheres com sobrepeso. Isso pode ser exacerbado pelo atrito constante, resultando em hiperpigmentação.
É normal a parte íntima da mulher ser mais escura?
Por que a virilha fica escura? A pele da virilha é mais sensível e propensa a ter hiperpigmentação em comparação com outras áreas do corpo. Isso ocorre por conta de uma inflamação local decorrente de alguma irritação, como no caso da depilação, atrito, entre outros..
Qual o procedimento para clarear as partes íntimas? O clareamento das partes íntimas pode ser realizado de forma mais eficaz através de tecnologias a laser, que removem a camada superficial da pele promovendo renovação celular.
Um Dermatologista poderá te ajudar a resolver esse problema. Existem tratamentos para se fazer em casa e procedimentos realizados em consultório, como peelings íntimos e laseres para melhora do quadro.
A laserterapia pode ajudar a melhorar a hiperpigmentação da região genital. O mais importante é saber a causa desse escurecimento: resistência insulinica, tinea cruris, dermatite de contato, etc. Converse com o seu médico.
Qual a diferença entre lubrificação feminina e corrimento? O corrimento, diferente da lubrificação natural ou fisiológica, geralmente tem uma quantidade maior, sem estímulos sexuais e/ou físicos. Também tem odores desagradáveis e cores diferentes da clara de ovo, dependendo da causa.
Ingredientes como camomila, óleo de coco e argila branca são excelentes opções naturais para clarear manchas antigas e evitar o surgimento de novas, além de serem facilmente encontrados em supermercados e lojas de produtos naturais.
Como é feito o clareamento íntimo? O procedimento é realizado na clínica com a aplicação do peeling em sessões periódicas. Além disso é complementado com a aplicação do creme domiciliar pela própria paciente. As sessões duram em média vinte minutos e a paciente é liberada para suas atividades logo após a aplicação.
Pode ser resultado de atrito constante, uso de roupas apertadas, depilação frequente ou excessiva na região: O atrito constante entre a pele da virilha, especialmente durante atividades físicas ou uso de roupas apertadas, pode causar irritação e hiperpigmentação.
Fatores que contribuem para o escurecimento das partes íntimas. Envelhecimento, gestação, obesidade (o excesso de peso aumenta o atrito de pele com pele), alimentação, exposição solar e até mesmo o atrito de roupas íntimas ou muito justas frequentemente resultam no escurecimento das partes íntimas.
O arroz branco conta com ácido kójico, conhecido por sua função clareadora, que ajuda a pele a manter sua cor uniforme. Bata 200g do grão no liquidificador por 3 ou 5 minutos até formar uma farinha. Em seguida, misture duas colheres de sopa do pó a 30ml de leite em temperatura ambiente, misturando até criar uma pasta.
Pimentão e gengibre são uma boa solução para lábios saudáveis. Basta esfregar ao de leve estes ingredientes nos lábios e devido ao picante, ficam ainda mais cheios e naturalmente vermelhos. De seguida, aplica um bom batom hidratante e ninguém te resistirá!
Porque os pequenos lábios crescem e ficam escuros?
Conhecida como hipertrofia ou assimetria dos lábios vaginais é que o excesso de pele nessa região. Então alterações hormonais naturais, ou produzidas pela obesidade, hipertireoidismo, problemas renais ou até pelo uso de medicamentos podem afetar essa região e causar a hipertrofia.
O escurecimento da região genital, principalmente a região de dobras, pode ser provocado por resistência insulínica (pré-diabetes). As micoses genitais como a tinea cruris pode provocar escurecimento da região genital.
Os pequenos lábios ficam logo na parte interna dos grandes lábios e rodeiam os orifícios que conduzem à vagina e à uretra. Uma grande quantidade de vasos sanguíneos dá aos pequenos lábios a cor rosada.
O vício em cigarro, a exposição prolongada ao sol e até mesmo a cafeína presente no cafezinho diário podem alterar consideravelmente o tom da boca, deixando os lábios bem mais escurecidos do que o normal. A boa notícia é que o problema tem não apenas um, mas diversos tipos de tratamento.
Os pelos púbicos têm alguma função? Teoricamente, pode assumir-se que o pelo púbico possa ter algum papel na proteção dos grandes lábios, ao diminuir o atrito, manter os níveis de humidade cutânea e a temperatura – contudo, tal nunca foi demonstrado pela investigação e a sua ausência não parece ser causa de problemas.
Laser: Os procedimentos a laser envolvem a emissão de luz ou calor na área afetada, capaz de promover o clareamento e ainda estimulam a hidratação da boca. Desse modo, Os mais indicados para clarear os lábios escurecidos são os lasers de túlio e o Q-switched.