Algumas pessoas conseguem viver normalmente com uma pressão de 10x6, por exemplo, mas outras, não. Por isso, cada caso deve ser avaliado por um médico. Quando ela acontece em momentos de mudança de postura, como ao se levantar rapidamente, é chamada de hipotensão ortostática.
A partir de 9 por 6 é pressão baixa (9 mmHg x 6 mmHg). Porém, geralmente, só faz mal à saúde a pressão abaixo de 4 mmHg. Nessas condições, é necessário ir a uma emergência e fazer acompanhamento médico, pois pode ser sinal de outras doenças. A queda abrupta de pressão, também, pode provocar problemas graves de saúde.
O que fazer quando a pressão arterial está 10 por 5?
O mais importante é avaliar se a pressão nesse nível (10x55) está causando algum sintoma (Tonteira, mal estar, palpitações, falta de ar ) e procurar um cardiologista.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia classifica dessa forma os níveis da pressão arterial: Pressão normal: 100x60 mmHg à 129x84mmHg. Pressão normal limítrofe: 130x85 mmHg à 139x89 mmHg. Pressão alta: 140x90 mmHg ou maior.
O que é pressão baixa? A pressão arterial baixa, ou hipotensão, é quando esta fica abaixo de 9 mmHg x 6 mmHg, ou seja, 9 por 6, quando os valores ideias seriam, segundo a referência internacional, ao redor de 12 por 8. Nem sempre a pressão baixa é considerada uma doença.
A pressão 10x7 é considerada normal. Porém, algumas pessoas são mais sensíveis a níveis pressóricos mais baixos e podem ter sintomas como tontura, fraqueza ou sonolência. Neste caso, procure um cardiologista para que ele avalie se este valor é normal para você!
Em geral, consideramos uma pressão arterial entre 100/60 mmHg e 120/80 mmHg. Chamamos de hipertensão arterial quando a pressão arterial sanguínea está acima do necessário para uma normal perfusão tecidual, podendo, inclusive, causar danos aos vasos e órgãos a longo prazo.
No que se refere aos valores de referência, considera-se que a pressão arterial abaixo de 9 por 6 é baixa, 12 por 8 é normal e acima de 14 por 9 é alta. As pessoas se perguntam se pressão baixa é perigoso ou não, mas essa dúvida já não existe quando se trata da pressão alta.
Para os médicos, o ideal é que ela seja em torno de 12 por 8. A pressão baixa, também conhecida como hipotensão, é quando ela está abaixo de 9 por 6. O que pode ser considerado pressão baixa para umas pessoas, pode não ser para outras. Os sintomas, muitas vezes, sequer são sentidos na maioria dos adultos saudáveis.
Se a pressão estiver muito baixa, há uma diminuição do fluxo sanguíneo para o cérebro, o que pode provocar danos cerebrais, um AVC (acidente vascular cerebral), problemas cardíacos e renais, além de má circulação.
Deitar a pessoa, de preferência num local fresco e arejado; Afrouxar as roupas, especialmente em volta do pescoço; Levantar as pernas acima do nível do coração, mais ou menos a 45º do chão; Oferecer líquidos como água, café ou suco de fruta, quando a pessoa está recuperada, para ajudar a estabilizar a pressão.
As principais causas da pressão baixa incluem desidratação, problemas cardíacos, hemorragia, infecções graves, alterações hormonais e uso de alguns medicamentos. A insuficiência renal também pode ser uma causa relevante.
Algumas pessoas conseguem viver normalmente com uma pressão de 10x6, por exemplo, mas outras, não. Por isso, cada caso deve ser avaliado por um médico. Quando ela acontece em momentos de mudança de postura, como ao se levantar rapidamente, é chamada de hipotensão ortostática.
Para algumas pessoas ter uma pressão abaixo de 12/8, como, por exemplo, 10/6, é normal. Já valores iguais ou superiores a 14 (máxima) e/ou 9 (mínima) são considerados como hipertensão para todo mundo.
De acordo com os critérios internacionais estabelecidos, os valores de referência desejáveis da pressão arterial estão ao redor de 120 mmHg x 80 mmHg, ou 12 por 8. Considera-se que uma pessoa está com pressão baixa ou hipotensão arterial quando esses níveis são menores que 9 por 6.
A pressão 11x6 é considerada normal. Mas quando apresenta sintomas como cansaço, sonolência ou tontura, ela é considerada baixa. Quando a pressão baixa causa sintomas e é recorrente, é necessário consultar um médico de família ou cardiologista para saber qual é a causa e evitar problemas como quedas ou desmaios.
Níveis pressoricos de 10 × 9 (ou 100 x 90 mmHg) são limítrofes pois apesar da pressão sistólica estar normal a pressão diastólica de 90 mmHg está no limite superior do que é considerado normal. Sugiro que procure um cardiologista para avaliar melhor o seu caso.
No caso da pressão diastólica, a normalidade é de 80 mmHg e não é bom que ultrapasse os 90 mmHg. Se ultrapassadas essas médias, o coração acaba se esforçando mais para que o sangue chegue até todo o corpo, provocado a doença.
Quando fica abaixo de 100 por 70 mmHg (ou milímetros de mercúrio), ou 10 por 7 (como dito em linguagem corrente) ela é considerada baixa. Entre os principais sintomas estão o cansaço e a sensação de vista escura quando a pessoa se levanta rápido.