O toque vaginal faz parte dos exames ginecológicos que podem ser feitos por qualquer generalista. No toque vaginal simples, deve-se antecipar o exame à paciente, explicando a ela o que será realizado.
O toque vaginal faz parte do exame físico da mulher, assim como o exame especular. Ele pode ser realizado com um dígito ou dois, e tem o objetivo de avaliar a posição e mobilidade uterina, presença de nódulos no colo,útero e vagina e presença ou não de cistos no ovário.
Quando fazer o exame de toque retal? Na maioria dos casos, o exame é indicado e solicitado por um profissional da saúde quando há suspeita de alguma doença ou inflamação no ânus, reto e próstata. Já como exame preventivo para o câncer de próstata, é recomendado que seja feito periodicamente a partir dos 50 anos.
O médico utiliza um espéculo (um instrumento de metal ou de plástico) para afastar as paredes da vagina. Depois disso, o médico insere uma pequena escova de plástico para coletar uma amostra do colo do útero (a parte inferior do útero) para enviar para exame.
Como mencionamos, o exame de toque tem a finalidade de identificar alterações na próstata, especialmente o aumento do seu tamanho ou a presença de nódulos. Por isso, é um exame importante para o diagnóstico precoce do câncer nessa região.
O toque retal possibilita identificar sinais de doenças na próstata, como prostatite (inflamação da próstata), hiperplasia (aumento da próstata) e câncer de próstata, mas são necessários outros exames para confirmar o diagnóstico, como de urina e sangue (PSA).
O exame de toque é completamente indolor e é feito com todo cuidado possível. Além disso, o exame é muito rápido e pode levar no máximo 20 segundos. Muitos questionam esse método, porém ele é o mais rápido e eficiente meio de investigar qualquer alteração que possa ocorrer na próstata.
É indicado que o exame do toque retal seja realizado pelo menos uma vez por ano, como forma preventiva e de diagnóstico precoce, em todos os homens a partir dos 50 anos. No entanto, dependendo do risco do paciente de desenvolver a doença, essa frequência pode se alterar.
O Papanicolau é um exame extremamente importante para a prevenção e diagnóstico de doenças e tem como objetivo principal identificar infecções e câncer no colo uterino.
O ultrassom ginecológico é o exame responsável por avaliar útero e ovários, assim como a presença de outras estruturas como massas pélvicas, tumores, cistos e miomas na região. Essa categoria de exame é dividida em 3 tipos: ultrassom transvaginal, ultrassom pélvico e ultrassom para avaliação de endometriose.
É normal sentir cólicas após o exame? Por se utilizar de uma escovinha endocervical, a paciente pode sentir um leve incômodo, porém nada muito forte. Se a dor persistir é necessário buscar auxílio médico.
Gostaria de uma consulta com este profissional? O ginecologista normalmente não sabe quando a mulher perdeu a virgindade. Isso somente é possível caso o exame ginecológico seja feito imediatamente antes e depois de uma relação sexual, por exemplo, o que geralmente não acontece.
Apesar da sua realização ser discutida, o exame de toque na gravidez é feito com o objetivo de identificar alterações no colo do útero que possam levar a complicações, principalmente relacionados ao parto prematuro.
Independente das diretrizes do Ministério da Saúde, a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com mais de 45 façam o exame de toque retal e a análise dos níveis e PSA uma vez por ano, de acordo com o Dr.
Afinal, durante o toque avalia-se a parte posterior da próstata, conhecida como zona periférica, onde geralmente se desenvolvem os tumores malignos. Em casos positivos, o Toque Rectal permite também: Definir o estadiamento da doença - é o que dita a abordagem terapêutica; Avaliar o sucesso do tratamento.
O exame de toque da próstata não deve ser feito em casa. É importante esclarecer que, embora a preocupação com a saúde da próstata seja válida, a realização do exame de toque retal deve ser feita por um profissional de saúde treinado.
É muito comum principalmente no final da gravidez após um exame médico de toque vaginal mesmo com cuidado, poder haver um pequeno sangramento após no dia sendo que no dia seguinte esta saída de sangue será de coloração mais escura tipo borra de café ou final de menstruação, em menor quantidade.
O exame de toque retal é muito simples: o médico urologista introduz o dedo indicador no canal anal do paciente e toca a próstata, que fica localizada na região à frente do reto. O procedimento dura apenas alguns minutos e o paciente sente apenas um leve desconforto.
Durante a ovulação, dá para notar que o colo do útero está aberto devido à saída de muco. "Como há a eliminação dessa secreção, é possível saber", diz a médica. "Algumas mulheres mais sensíveis têm ainda um leve desconforto na região do pé da barriga.
O “exame de próstata”, também chamado toque retal, tem como objetivo analisar a presença de alterações no formato e consistência da próstata. A avaliação das alterações precisa ser complementada, a fim de definir se é compatível com hiperplasia, infecções, inflamações ou câncer.
Pode-se avaliar lesão de nervo digital testando a discriminação entre dois pontos na ponta dos dedos. Usar um compasso ou um clipe de papel dobrado. O teste é primeiramente demonstrado para o paciente e a seguir feito com o paciente mantendo seus olhos fechados.